Distrito Federal – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS) uma solicitação de apoio operacional para combate ao incêndios florestais que assolam o Estado. Tais incêndios caracterizam a pior série histórica para esse tipo de ocorrência nos últimos dez anos na região.

credito: divulgação

credito: divulgação

Em resposta à Corporação Co-Irmã, o CBMDF acionou o 1º e o 2° Esquadrão de Aviação Operacional (1ºESAV/2ºESAV), unidades subordinadas ao Grupamento de Aviação Operacional (GAvOp – CBMDF). Foram enviados seis militares, entre pilotos, mecânicos de vôo e equipe de apoio em solo, além da aeronave NIMBUS 01 (avião modelo Air Tractor 802F), um RPA – drone (aeronave remotamente pilotada) e uma viatura off road para transporte da equipe por terra.

No dia 22 de abril, terça-feira, entre as 9h e 16h30, a aeronave NIMBUS 01 efetuou oito lançamentos de carga d’água, totalizando quinze mil litros, ao longo de 3h30 de vôo.
A RPA, prefixo Zangão 02, é utilizada no monitoramento das áreas queimadas e nos locais onde o fogo já foi combatido, auxiliando nas tomadas de decisão.