Em operação de Busca e Salvamento, helicóptero Bell 407 é localizado

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São Paulo – Engajado nas buscas do helicóptero Bell 407, PR-CBB, desaparecido no dia 26/06, o Águia 06 da Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas localizou os destroços do helicóptero Bell 407, entre a cidade de Francisco Morato e Jundiaí, nas coordenadas 23°16’58.3″S – 46°50’01.7″W, próximo da rodovia dos Bandeirantes.

bell407a

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM de São Paulo foi acionado pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), cujo  órgão central é o DECEA-FAB no dia do desaparecimento do helicóptero. Foi acionado o Águia 15 para efetuar as primeiras buscas. Com o uso do imageador aéreo, o Águia permaneceu duas horas em buscas, porém em razão da má visibilidade e restrições meteorológicas elas foram interrompidas. Também participou da operação de busca o avião SC-105 da FAB – SAR 2811, projetado especificamente para missões de busca e salvamento (SAR).

Logo cedo foi reiniciada a operação de busca com as equipes de salvamento do SAR 2811 e do Águia 06 da PM (BRPAe de Campinas). Pela manhã localizaram a aeronave acidentada. A equipe do Águia 06 realizou, através de rapel, a incursão no local de mata para localizar sobreviventes. Não houve sobreviventes.

LOCAL

As informações preliminares apontam que a aeronave estava com 05 ocupantes e segundo o SALVAERO de Curitiba (ARCC-CW Curitiba) o helicóptero havia decolado de Congonhas (CGH) às 07:56 com destino a cidade de Americana. Ás 08:04h havia desaparecido do radar, 3,5 nm ao norte do NDB Perus.

Equipes do Corpo de Bombeiros, COE, Grupamento Aéreo e da Força Aérea Brasileira permaneceram no local para os procedimentos iniciais do acidente aeronáutico e retirada dos corpos.

A ABRAPHE – Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros divulgou a seguinte nota de pesar e que nós do Piloto Policial compartilhamos:

jovilde2-1É com muita dor e pesar que a ABRAPHE comunica o falecimento da Cmte Jovilde Aparecida Calisctil, membro da diretoria ABRAPHE, como Safety e suplente no Conselho Fiscal (2014-2016).

A aeronave em que pilotava, um Bell 407 prefixo PR-CBB foi encontrada esta manhã pelo SAR – Serviço Aéreo de Resgate.

Experiente e sempre atuante a frente da disseminação das normas de segurança, a Cmte Jô, como era carinhosamente chamada, transpirava sua paixão em voar e proatividade em estreitar as relações entre veteranos e alunos. Era categórica em afirmar: “Não basta o destino estar aberto para operação. É necessário voar até o destino e a rota deve estar em boas condições também”.

Com mais de 13 anos na aviação civil e mais de 4.500 horas de voo, Cmte Jovilde era habilitada em PCH – Piloto Comercial de Helicóptero, instrutora, checadora com certificação na área de Flight Safety – CENIPA 03196. Foi chefe de cabine e instrutora de voo da Gol Linhas Aéreas. Também atuou no offshore e a frente de operações de táxi aéreo para empresas de renome da aviação por asa rotativa em São Paulo.

A ABRAPHE está prestando o seu apoio aos familiares da Cmte neste momento de dor de todos nós e também se solidariza com as famílias das demais vítimas da aeronave. Estamos acompanhando os desdobramentos da investigação.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Quem não é desse meio não sabe o que alguns pilotos passam a bordo quando estão transportando patrões metidos a dar ordens e interferir na pilotagem. Se obedecer pode cometer alguma infração de tráfego aéreo e se impuser o seu direito regulamentar de Comandar pode ser despedido! A lei diz que as ações de segurança na condução do voo são exclusivas do comandante! Mas certos proprietários se esquecem ou desconhecem a lei, e acabam provocando situações que contribuem para infrações ou acidentes.Portanto, se você não é do ramo cuidado com o que diz! Essa é uma opinião de casos outros e não se refere a esse caso, especificamente

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