Honeywell prevê 4.100 entregas de helicópteros civis até 2024

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São esperadas mais de 4.000 entregas de helicópteros civis nos próximos cinco anos a partir de 2020, um ligeiro aumento em relação às perspectivas anteriores do mercado de helicópteros civis preparadas anualmente pela Honeywell, embora os planos de compra para os próximos cinco anos estejam um pouco mais baixo.

A Honeywell prevê 4.100 helicópteros civis entregues até 2024 - um aumento de 14% em relação às 3.500 aeronaves civis entregues entre 2014 e 2018. Anthony Pecchi Photo
A Honeywell prevê 4.100 helicópteros civis entregues até 2024 – um aumento de 14% em relação às 3.500 aeronaves civis entregues entre 2014 e 2018. Anthony Pecchi Photo

Os dados coletados em 2019 mostram um aumento de entregas, apesar dos planos de compra um pouco menores do que no ano anterior, de acordo com a “Pesquisa de compra de helicópteros civis movidos a turbina”. A Honeywell prevê 4.100 helicópteros civis entregues até 2024.

Esse número é cerca de 14% superior às 3.500 aeronaves civis entregues entre 2014 e 2018. A taxa de crescimento anual das entregas nos próximos cinco anos é de 2,7%, ou cerca de 800 novos helicópteros por ano, acompanhando as perspectivas de crescimento econômico global.

“Comparando este ano com o ano passado, vejo resultados bastante baixos”, disse Gaetan Handfield, gerente sênior de análise de marketing da Honeywell, à Vertical em uma entrevista recente. “Quando você começa a analisar os motivos, começa a ver variações, que em alguns casos são significativas.”

As encomendas aumentaram na Europa e na América Latina – um enorme salto de 20 pontos – enquanto um pouco menor na América do Norte.

Apesar da queda nos planos de compra, as taxas de utilização relatadas aumentaram, o que significa que os operadores planejam passar mais horas em suas aeronaves durante o próximo ano. O crescimento também é suportado pela entrada em serviço e produção de vários novos modelos, incluindo o Airbus H160, o Kopter SH09 e o Bell 525, disse Handfield .

“Eu acho que é o principal motor do aumento dos cinco anos anteriores para os próximos cinco”, disse Handfield. “Até o [Leonardo AW] 169, o 189, esses helicópteros que foram introduzidos há alguns anos atrás, e agora eles estão mais no ‘controle de cruzeiro’. . . . A introdução de novos modelos é um componente essencial do crescimento. ”

A longo prazo, taxas de câmbio mais favoráveis e um aumento esperado, se modesto, nos preços do petróleo também devem ajudar, disse ele.

Uma proporção maior de compras planejadas de novos helicópteros é para modelos bimotores leves, 22% de todas as menções na pesquisa deste ano em comparação com 2019 e menor para modelos monomotores leves. No geral, 56% das compras planejadas são para modelos com dois motores, oito pontos percentuais a mais que no ano passado.

Quanto aos planos de uso, o transporte corporativo / VIP lidera o pacote com 25% de todo o uso planejado, seguido pelo EMS e busca e salvamento com 24%, os quais aumentaram em relação à pesquisa anterior. A aplicação da lei em 14 por cento e o petróleo e gás em quatro por cento do uso planejado caíram em relação aos anos anteriores.

Com uma perspectiva de cinco anos, a previsão ainda não reflete o impacto que a decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL) e a expansão da mobilidade aérea urbana (UAM) terão no mercado de aeronaves civis.

“O setor que será mais impactado com a introdução da mobilidade aérea urbana na estrada é realmente o leve, e o de cabine curta”, disse Handfield. “As cabines longas devem estar bem. Existem algumas missões que a mobilidade aérea urbana não será capaz de realizar por causa do alcance ou da falta de carga útil, talvez. O Bell 505, o Robinson [R] 44, esses segmentos que me preocupam. ”

O relatório de previsão compila dados de cerca de 1.000 operadores pesquisados entre meados de outubro e meados de dezembro. Os entrevistados operam coletivamente cerca de 3.600 helicópteros a turbina e 282 a pistão, o que representa pouco mais de 14% da frota mundial. As pesquisas foram distribuídas de acordo com o percentual da base global de instalação.

“Tivemos que garantir que, mesmo por país, todos estivessem representados na pesquisa com base na base de instalação”, disse Handfield.

Visão geral regional

América do Norte: Os planos de compra caíram seis pontos percentuais há um ano, com 12% dos entrevistados dizendo que substituiriam ou expandiriam sua frota com um novo helicóptero nos próximos cinco anos. A América do Norte abriga mais de 40% da frota mundial de helicópteros.

Quase metade das compras planejadas na América do Norte foram identificadas como modelos monomotores leves, enquanto cerca de 32% das novas compras planejadas foram para classes de produtos intermediários e médios.

Aproximadamente 38% das compras planejadas serão usadas para serviços de emergência médica (EMS), seguidas por 20% para aplicação da lei e 17% para uso corporativo / VIP.

Europa: Em comparação com os resultados de 2019, os planos de compra são maiores na pesquisa deste ano. Mais de 18% dos entrevistados disseram que substituiriam ou expandiriam sua frota por um novo helicóptero nos próximos cinco anos. O número era de 15% um ano atrás.

As classes intermediárias e médias de dois motores capturaram cerca de 41% do total dos planos de compra de novos helicópteros. Enquanto isso, 37% dos entrevistados indicaram planos de comprar helicópteros monomotores leves, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado.

Cerca de 26% das compras planejadas serão usadas para serviços aéreos / utilitários, seguidas de 23% para uso corporativo / VIP e 16% para uso de EMS / busca e resgate (SAR).

América Latina: Os resultados para 2020 mostram expectativas de crescimento e substituição de frota significativamente mais altas em comparação com 2019. Os planos de compra estão bem acima da média global de 14%, e os planos de compra da região aumentaram 20 pontos percentuais em relação ao ano passado.

A América Latina teve a maior taxa de novos planos de compra de aeronaves do mundo, com quase 29% dos entrevistados dizendo que substituiriam ou expandiriam sua frota com um novo helicóptero nos próximos cinco anos.

Os planos de compras no Brasil aumentaram para 26%, um salto de 21 pontos percentuais em relação aos resultados da pesquisa do ano passado.

Os entrevistados da América Latina favoreceram modelos leves de monomotor, que representam cerca de 50% de suas compras planejadas. Os modelos bimotores leves são o segundo com 28% de todas as compras planejadas, um aumento de 23 pontos percentuais em comparação com os resultados da pesquisa de 2019.

Oriente Médio e África: Esta região tem a menor taxa de novas aquisições do mundo, com apenas cinco por cento das frotas dos entrevistados que deverão obter uma nova substituição ou adição de helicóptero. Os planos de compra são 10 pontos percentuais mais baixos em comparação com os resultados da pesquisa de 2019.

Quase 62% das compras planejadas de novos helicópteros são para modelos leves de dois motores.

Os modelos bimotores médios são a segunda classe de produtos mais citada na pesquisa, com 23%, um declínio de 46 pontos percentuais em comparação com os resultados da pesquisa de 2019.

Ásia-Pacífico: Os planos gerais de compra caíram seis pontos percentuais em comparação com 2019. Quase sete por cento dos entrevistados disseram que substituiriam ou expandiriam sua frota com um novo helicóptero nos próximos cinco anos.

Os helicópteros intermediários / médios, bimotor e monomotor leve foram as classes mais populares, capturando 38% e 35% de todas as menções para novos helicópteros, respectivamente.

Apesar dos insumos limitados, os novos planos de compra de helicópteros são mais baixos na China, mostrando que cerca de 14% da frota seria substituída ou expandida por um novo helicóptero nos próximos cinco anos. Os planos de compra caíram cerca de sete pontos percentuais em comparação com os resultados de 2019.

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