Integrantes do Grupamento Tático Aéreo da Paraíba conhecem funcionamento do serviço aeromédico de Alagoas

Anúncio

Como o detentor da única aeronave exclusiva para resgate médico do Nordeste, o Falcão 05, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas e a Chefia Especial Aérea da Segurança Pública (CAESP), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), são referência quando o assunto é serviço aeromédico.

Fotos: Cortesia da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública
Fotos: Cortesia da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública

Por causa disso, integrantes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Estado da Paraíba vieram até Alagoas para conhecer o funcionamento do Falcão 05 e oferecer um serviço similar para a população paraibana.

Além de conhecer o serviço aeromédico, pilotos, tripulantes operacionais, profissionais que darão apoio em solo, médico e enfermeiro iniciaram um treinamento na terça-feira (26/11) junto com os profissionais que compõem a CAESP.

O Serviço Aeromédico em Alagoas foi iniciado em junho 2010, e até o mês de outubro foram feitos 1.830 atendimentos pela equipe do Falcão 05, aeronave custeada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que é composta por um médico e um enfermeiro do Samu Alagoas, por um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e por um piloto, que pode ser da Polícia Militar de Alagoas ou do CBMAL.

Para Marcos Ramalho, Supervisor do Samu Alagoas, a vinda dos integrantes do GTA da Paraíba mostra o reconhecimento que o serviço aeromédico alagoano conquistou até agora junto aos outros Estados do País.

Fotos: Cortesia da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública
Fotos: Cortesia da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública

“Nós somos o único Estado da Região Nordeste com um helicóptero exclusivo para resgate e transporte aeromédico. O serviço está à disposição dos 102 munícipios e preparado para atender todos os alagoanos, tanto fazendo resgates em rodovia, nos acidentes automobilísticos, como nas transferências interhospitalares”, ressalta o supervisor.

De acordo com o major Diego Mendonça, comandante da CAESP, estão presentes 19 no treinamento profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

“Os militares vão ficar juntos com a gente durante três dias e nesse momento vamos passar um pouco sobre o histórico e da ampliação do Serviço em Alagoas, falar sobre a atribuição de cada um dos tripulantes na aeronave, com aulas teóricas e práticas”, disse o comandante.

Os profissionais de saúde que estão acompanhado os militares do GTA da Paraíba tiveram contato com os profissionais do Samu que mostraram os equipamentos que compõem o helicóptero aeromédico. Entre os itens estão respirador, desfibrilador, medicações, materiais para imobilização de membros e da cervical e prancha rígida.

De acordo com Jardel Batista, capitão do CBMPB e piloto do GTA da Paraíba, a vinda dos integrantes foi para dar início ao serviço aeromédico na Paraíba seguindo os moldes do serviço alagoano agora no mês de dezembro durante a operação verão.

Fotos: Cortesia da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública
Fotos: Cortesia da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública

“O serviço em Alagoas já está consolidado, percebemos isso quando estivemos aqui no mês passado para uma visita e agora viemos para esse treinamento nivelar nossos conhecimentos, e nos preparar para iniciar as atividades nosso Estado. Lá nós temos um helicóptero multifunção, mas agora teremos um exclusivo para os atendimentos de saúde”, finalizou o capitão.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários