SENASP apoia curso de tripulantes em MT com aeronave

Anúncio

Policiais e bombeiros de vários estados brasileiros estão se qualificando em Mato Grosso no 3º Curso de Tripulantes Operacional Multimissão. Para as aulas práticas do curso, o Ministério da Justiça liberou um helicóptero da Secretaria Nacional de Segurança Pública que, além de ferramenta importante para a qualificação, também está auxiliando diariamente nas atividades do Centro Integrado de Operações Aéreas do Governo (CIOPAER).

Na última semana, os alunos do Curso TOM-M passaram por aulas práticas de rapel, mergulho e tiro embarcado em Cuiabá, além dos exercícios realizados nas duas aeronaves – um helicóptero do Ciopaer e o outro da Senasp.

Ao todo 15 policiais e bombeiros dos estados de Mato Grosso, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Amazonas estão no curso que tem disciplinas divididas em ensino básico, aeronáutico e profissional voltadas para tripulantes operacionais. São elas: Ética e Cidadania; Direitos Humanos e Cidadania; Educação Física Aplicada; Gestão de Logística e Patrimônio; Gerenciamento de Cabine; Sobrevivência na Mata e na Água; Táticas Policiais; Armamento e Tiro; Atendimento Pré-Hospitalar; Resgate Veicular; Prevenção e Combate a Incêndio; Operações Aquáticas; Operações em Altura; Navegação Aérea, Meteorologia; Segurança de Voo; Conhecimento Técnico de Aeronave/Teoria de Voo; Regulamento de Tráfico Aéreo; Práticas de Operações Helitransportadas e Movimentação e Estacionamento de ACFT.

As aulas teóricas do 3° Curso de Tripulante Operacional Multimissão acontecem no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) no bairro Verdão, em Cuiabá. A capacitação encerra no dia 12 de junho. “A aeronave da Senasp ficará até o dia 17 de maio no hangar e virá para abrilhantar o curso e ajudar no treinamento”, disse o coordenador da capacitação e piloto do Ciopaer, capitão bombeiro Aluísio Metelo Júnior.

CIOPAER – Apenas no primeiro trimestre deste ano, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), já realizou quase 200 atendimentos de ocorrências e ações com as aeronaves, como operações de resgate, busca e salvamento pelo Corpo de Bombeiros, além das ocorrências policiais e de defesa civil.

O trabalho do Ciopaer é desenvolvido por uma equipe composta por 44 profissionais, entre policiais militares e civis e Corpo de Bombeiros.

Atualmente, o Ciopaer conta com quatro aeronaves para desenvolvimento de suas atividades, sendo dois helicópteros modelo Esquilo (um próprio e outro locado) e dois aviões de pequeno porte, um monomotor e um bimotor. Um segundo helicóptero será adquirido com recursos, já liberados, do Ministério da Justiça e Governo de Mato Grosso, e será empregado em ações na região fronteiriça do Estado.


Fonte: RAQUEL TEIXEIRA/Assessoria/Sejusp-MT

12/05/2009 13:55, www.circuitomt.com.br


1 COMENTÁRIO

  1. Olá sou policial militar do estado de Pernambuco e estou custiando o curso de piloto privado de helicoptero aqui no meu estado com muita dificuldade financeira,pois nem na unidade da SDS-PE(GTA) onde existe até o presente momento três ACFT(helicopteros)não consigo ajuda nem mesmo a minha transferência para o GTA pois não tenho nenhum incentivo das autoridades do estado.Gostaria de saber se o SENASP tem como me auxiliar?
    Diante o esposto agradeço a atenção e apreço e aguardo e-mail como resposta.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários