Sistema de Imageamento Aerotransportado é utilizado no combate a incêndio florestal da Nova Zelândia

Anúncio

Nova Zelândia – No final de agosto de 2020, um incêndio florestal de grandes proporções devastou uma área de pelo menos 3.500 hectares nos arredores do Lago Pukaki, na Nova Zelândia. Fortes ventos, com rajadas de até 130 km/h durante a noite, dificultaram as tentativas de controlar o fogo e colaboraram para a sua propagação. As chamas chegaram a atingir cerca de 70 metros de altura.

foto: RNZ / Nathan Mckinnon
foto: RNZ / Nathan Mckinnon

Em meio aos esforços conjuntos de órgãos governamentais e civis para conter o incêndio, a empresa Highland Helicopters deu a sua colaboração, fornecendo às autoridades imagens aéreas obtidas a partir do Sistema de Imageamento Trakka Systems SWE-400 QUAD. As imagens foram vitais para a atuação dos bombeiros e determinação dos pontos de atuação dos “bombardeiros aquáticos”, que operaram no local com aeronaves de asas fixas e rotativas.

O imageador térmico media as temperaturas em tempo real, enquanto a câmera ultravioleta (UV) detectava os pontos com maior temperatura, mostrando assim a parte mais quente dos incêndios. A partir da constatação dos pontos mais críticos das chamas, as imagens georefenciadas eram repassadas ao controle da operação que determinava o local de atuação das aeronaves.

Veja abaixo no vídeo o sistema sendo utilizado em pratica:

A câmera Trakka Systems SWE-400 QUAD possui um sensor de imageamento de UV de última geração que detecta emissão de UV em plena luz do dia com fontes emissoras de baixa intensidade, tanto em longas distâncias como as mais próximas.

As chamas levaram cerca de 5 dias para serem controladas, e os bombeiros tiveram uma grande ajuda da neve espessa que começou a cair na região. Segundo um bombeiro local, o incêndio começou perto do leito do rio Twizel e é possível que tenha sido causado pelo tombamento de um fogão, mas os investigadores trabalham para confirmar a causa.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários