USHST divulga informativo com 12 regras para um melhor pré-voo em helicópteros

A falta de profissionalismo e a complacência pura causam acidentes e matam pilotos. Voltar ao básico pode parecer elementar, mas focar nessas tarefas básicas de pré-voo ajudará a reduzir os acidentes com helicóptero e a salvar vidas.

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As diretrizes a seguir e as práticas recomendadas para uma inspeção de pré-voo segura de um helicóptero foram desenvolvidas pela US Helicopter Safety Team dos EUA (USHST) para toda a comunidade de pilotos e de instrutores.

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Estas são as diretrizes básicas de ações que você não pode esquecer:

  • Nenhuma distração é permitida durante a inspeção de pré-voo.
  • Verifique se o rotor está livre e sem nenhuma amarração.
  • Verifique se os rotores principal e de cauda estão livres de pessoas ao girar, mesmo quando você pensa que está sozinho.
  • Sempre verifique e feche a tampa do tanque de combustível. (E verifique novamente o nível de combustível.)
  • Durante condições climáticas adversas, tome precauções extras. Realize uma inspeção completa no painel, no painel e na cabine, verificando se as portas dos passageiros estão bem fechadas.
  • Tenha cuidado ao pisar nas superfícies da aeronave, mesmo com antiderrapante. Sempre utilize dois pontos de apoio.
  • Verifique se todos os controles de voo estão na posição ou configuração correta antes de iniciar.
  • Se você for interrompido durante o seu pré-voo, inicie-o desde o início. (Sim, desde o início.)
  • Se você é o piloto em comando, realize adequadamente o briefing dos seus passageiros. Não deixe que isso seja feito apenas pelo pessoal de operação em terra.
  • Certifique-se de que os passageiros usem adequadamente o cinto de segurança. Se os mesmos usarem outro tipo de ancoragem, verifique se está seguro.
  • Sempre faça uma volta final após a conclusão da inspeção de pré-voo antes de entrar na aeronave. O piloto (ou um membro da tripulação treinado) deve sempre ser a última pessoa a entrar na aeronave.
  • Realize sempre uma inspeção pós-voo da aeronave – procurando vazamentos, painéis soltos etc.

Esta lista não é completa. Cada recomendação pode ser expandida por preferência do piloto. Para o relatório completo do USHST sobre diretrizes de inspeção e práticas recomendadas, acesse o link: http://www.ushst.org/RISK-MANAGEMENT.

A falta de profissionalismo e a complacência pura causam acidentes e matam pilotos. Voltar ao básico pode parecer elementar, mas focar nessas tarefas básicas de pré-voo ajudará a reduzir os acidentes com helicóptero e a salvar vidas.

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