Encontro Brasileiro de Aviação Pública Não Tripulada (Drone.gov) marca novo capítulo na aplicação de drones no setor público
01 de dezembro de 2025
2min de leitura
Entre os dias 25 e 28 de novembro de 2025, a capital federal sediou o Encontro Brasileiro de Aviação Pública Não Tripulada — tradicionalmente conhecido como Drone.gov — com o objetivo de reunir instituições públicas de todo o país para debater o uso de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) em atividades governamentais. O evento foi promovido por Ibama em parceria com a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Participantes do 1º Encontro Brasileiro de Aviação Pública Não Tripulada – Foto: Mayangdi Inzaulgarat
Destaques da participação e representatividade
O encontro mobilizou representantes de 113 instituições públicas de diferentes estados e esferas de governo, consolidando-se como a primeira iniciativa nacional a reunir de forma estruturada os diversos atores que utilizam drones para atividades institucionais.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes autoridades de destaque de órgãos ambientais, de segurança pública, de aviação civil e acadêmicos — evidenciando a importância institucional e o caráter multiprofissional do encontro.
Importância para o Brasil: inovação e eficiência institucional
A realização do Drone.gov representa um marco — além de unir diferentes instituições e esferas de governo, o evento simboliza um compromisso com a modernização da administração pública brasileira por meio de tecnologia de ponta.
Para órgãos ambientais, forças de segurança pública e agências regulatórias, a troca de experiências, o aprendizado e a articulação institucional promovidos pelo encontro criam um ambiente favorável para acelerar a adoção de drones de forma integrada, segura e eficaz.
Para o setor de aviação não tripulada como um todo, o evento pavimenta o caminho para uma cooperação institucional, profissionais capacitados e tecnologias aprimoradas — fatores essenciais para ampliar o uso de drones em benefício da sociedade, do meio ambiente e da segurança pública.
Conclusão
O 1º Encontro Brasileiro de Aviação Pública Não Tripulada (Drone.gov) deixa como legado a consolidação de um espaço de diálogo, troca de experiências e planejamento estratégico para o uso institucional de drones no Brasil. Com a articulação entre meio ambiente, segurança pública e academia, abre-se uma nova fase para a aviação não tripulada pública — marcada por governança, inovação, eficiência e responsabilidade.
Para instituições, profissionais e entusiastas da área, o Drone.gov sinaliza a importância da integração e da cooperação para potencializar o uso de drones como ferramentas essenciais à gestão ambiental, à fiscalização, à segurança pública e ao desenvolvimento tecnológico do país.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário