Piauí  – Uma turma de policiais militares em formação para atuar no Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) utilizou a estrutura dos molhes do Porto Piauí para realizar uma simulação de saltos na água. O objetivo foi simular uma situação de resgate de uma vítima que estivesse na água.

Esta etapa do treinamento começou no dia 21/07 e estendeu-se até 23/07. No período, foram realizados  treinos de adaptação, mergulhos e simulações de saltos.

Policiais militares em formação para o Batalhão de Operações Aéreas fazem treinamento no Porto Piauí (Foto: Andrê Nascimento)

O capitão William, coordenador da operação, explicou que o treinamento foi a última etapa da formação dos 19 policiais, que estarão capacitados como tripulante tático em aeronaves, capazes de atuar em diversos tipos de situações.

“Os helicópteros da Polícia Militar têm múltiplas missões: possibilitam transportar de pessoas, resgate, patrulhamento ostensivo, combate a incêndios… tudo isso nós fazemos”, comentou o capitão William.

Ainda segundo o capitão, os policiais já passaram por treinamentos de tiro embarcado, primeiros socorros, treinamento de sobrevivência e outras instruções de atividade que eles precisarão executar na função de tripulante tático de helicóptero. O treinamento é regido pelo regulamento RBAC 90 EMD 02, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Batalhão de Operações Aéreas tem 23 anos de história, sendo regido pelo lema ‘’Voando para sua segurança’’. O Bopaer tem competência para atuar nos helicópteros por todo território piauiense para missões de segurança pública.

Policiais militares em formação para o Batalhão de Operações Aéreas fazem treinamento no Porto Piauí (Foto: Andrê Nascimento)