Chile – Os Carabineros de Chile continuam avançando no emprego de tecnologia de ponta em suas operações aéreas com sistemas não tripulados. Em uma visita ao National Police Air Service (NPAS) do Reino Unido, pilotos da Prefectura Aérea da polícia chilena compartilharam sua experiência no uso do UAS VTOL Camcopter S-100, um veículo aéreo não tripulado de decolagem e pouso vertical, e conheceram de perto os testes que o serviço policial inglês realiza com a mesma plataforma.

A corporação foi a primeira força policial da América Latina a incorporar o Camcopter S-100, uma plataforma de vigilância aérea de alto desempenho adquirida em 2024 e que marca um novo patamar tecnológico nas operações policiais e de segurança pública no continente.


Tecnologia que faz a diferença em missões complexas

O Camcopter S-100 embarca o sistema multisensor TrakkaCam TC-300, desenvolvido pela Trakka Systems, que tem se destacado mundialmente em soluções de observação aérea de alta performance.

O TrakkaCam TC-300 é uma unidade de imagem multiespectral compacta e giroestabilizada projetada especialmente para plataformas menores — como aeronaves não tripuladas — e oferece:

  • Imagens de alta definição com clareza excepcional;
  • Alcance operacional estendido para vigilância em distâncias maiores;
  • Ferramentas avançadas de percepção que aprimoram a tomada de decisão em ambientes desafiadores.

Essa tecnologia aumenta significativamente a consciência situacional da equipe aérea, fundamental para missões de C4ISR (Command, Control, Communications, Computers, Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) em operações policiais que exigem monitoramento persistente, identificação de alvos e apoio a equipes em solo.


Capacitação e pioneirismo na região

Os operadores de UAS da unidade aérea dos Carabineros foram capacitados na Áustria, onde receberam treinamento intensivo teórico e prático para operar tanto a plataforma Camcopter S-100 quanto seus sensores, tornando-se os primeiros na Hispanoamérica a conduzir operações com capacidades militares avançadas de sensores aéreos integrados.

O uso do TrakkaCam TC-300 em conjunto com o Camcopter S-100 representa um salto qualitativo nas capacidades de vigilância e reconhecimento aéreo, combinando autonomia de voo prolongada com sensores que permitem observação de superfície e análise de dados em tempo real – um recurso cada vez mais essencial nas operações de segurança pública modernas.


Impacto operacional e futuro da aviação policial

A experiência compartilhada com o NPAS inglês não apenas fortalece laços internacionais, mas também permite que os Carabineros avaliem como integrar plenamente essas ferramentas com outras plataformas aéreas, como helicópteros e aviões de asa fixa, ampliando o espectro de atuação em diferentes tipos de missão — desde o apoio em grandes eventos até operações de busca e salvamento em terrenos desafiadores.

Com o avanço tecnológico aliado a uma formação especializada, a aviação policial dos Carabineros de Chile se posiciona como um exemplo de modernização e integração sensorial no contexto latino-americano, demonstrando o valor estratégico de sensores como o TrakkaCam TC-300 em missões de segurança pública e inteligência aérea.

Em uma visita ao National Police Air Service (NPAS) do Reino Unido, pilotos da Prefectura Aérea da polícia chilena compartilharam sua experiência no uso do UAS VTOL Camcopter S-100 e conheceram de perto os testes que o serviço policial inglês realiza com a mesma plataforma.

Camcopter S-100

O UAS VTOL Camcopter S-100 possui 3,11 metros de comprimento, 1,12 metro de altura e rotor principal com 3,4 metros de diâmetro. Construído em fibra de carbono e titânio, o sistema permite diversas configurações de carga útil. Seu peso máximo de decolagem é de 200 kg, com capacidade para transportar até 50 kg, autonomia de até 10 horas, teto operacional de 5.500 metros e alcance de 200 km.

Apresentado na Fidae 2024, o Camcopter S-100 não necessita de pistas preparadas nem de equipamentos de lançamento ou recuperação. Pode operar de dia ou à noite, em condições meteorológicas adversas, tanto em ambientes terrestres quanto marítimos.

A aeronave pode ser equipada com câmeras eletro-ópticas e infravermelhas, radar de abertura sintética e diversos sensores de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), além de sistemas de comunicações.

O voo pode ser totalmente automático, por meio de waypoints GPS pré-programados, ou controlado remotamente a partir de uma estação de comando. As missões são planejadas e monitoradas por meio de uma interface gráfica intuitiva, com transmissão de imagens em alta definição em tempo real para os centros de comando e controle. Graças ao sistema fly-by-wire, operado por computadores de voo redundantes, o Camcopter S-100 é capaz de cumprir missões de forma autônoma mesmo em ambientes eletromagnéticos complexos.