Amazonas – A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), ampliou as ações aéreas e fortaleceu o apoio às forças de segurança e à saúde pública em todo o estado ao longo de 2025.

Entre os atendimentos, cerca de 61 foram de resgates aeromédicos
Fotos: Victor Levy/SSP-AM

No período, o Dioa executou cerca de 349 ações aéreas, sendo 222 missões de caráter policial e 61 atendimentos aeromédicos, além de outras atividades operacionais. As ações ocorreram tanto na capital quanto no interior, incluindo regiões de difícil acesso.

De acordo com o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, o uso estratégico das aeronaves tem sido fundamental para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança, especialmente em áreas com grande circulação de pessoas.

“O emprego estratégico das aeronaves do nosso departamento permite ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança, tanto no apoio às operações policiais quanto na prevenção. Os sobrevoos em áreas de grande movimentação reforçam o monitoramento, aumentam a sensação de segurança da população e garantem mais eficiência às ações integradas”, afirmou.

Missões policiais

As operações aéreas incluíram patrulhamento preventivo, apoio tático a operações integradas, monitoramento de áreas estratégicas e suporte direto às ações das forças de segurança estaduais. Os sobrevoos estratégicos foram intensificados em locais de grande concentração de público, contribuindo para a prevenção de crimes e o reforço da segurança.

Entre os atendimentos, cerca de 61 foram de resgates aeromédicos
Fotos: Victor Levy/SSP-AM

Resgate aeromédico

Além das ações policiais, o Dioa manteve atuação contínua nas operações aeromédicas e de remoção de pacientes, totalizando 61 atendimentos em 2025. As missões são realizadas de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), garantindo rapidez no transporte de pacientes que vivem em localidades remotas ou de difícil acesso.

“No total, o Dioa realizou 61 resgates e atendimentos aeromédicos em 2025. Esses serviços são fundamentais para assegurar agilidade no transporte de pessoas que residem em áreas distantes. Em muitos casos, as vítimas são trazidas para Manaus por meio do transporte aeromédico e, em seguida, encaminhadas a unidades hospitalares pelo Samu”, detalhou o coordenador.

Entre os atendimentos, cerca de 61 foram de resgates aeromédicos
Fotos: Victor Levy/SSP-AM

Capacitação e padronização

O ano de 2025 também foi marcado por avanços na gestão e na padronização operacional do Departamento Integrado de Operações Aéreas. O Dioa promoveu a atualização do Programa de Treinamento Operacional (PTO), com revisão de protocolos de instrução de pilotos e incorporação de novos cenários e normas internacionais de segurança, reforçando a segurança de voo.

As atividades de instrução e treinamento resultaram em 54 qualificações, voltadas à capacitação contínua de profissionais do Amazonas e de outros estados. Entre os cursos realizados estão Instrutor de Voo de Helicóptero (INVH), Familiarização para Inspeção da aeronave monomotor Schweizer 300 (HU30) e Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH), este último integrante do PTO homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Os treinamentos não contemplaram apenas profissionais do Amazonas, mas também de outros estados, fortalecendo a integração e a troca de experiências. O Dioa segue empenhado na qualificação contínua dos seus servidores, com foco na melhoria do serviço e da logística operacional”, destacou o delegado Rafael Montenegro.