Santa Catarina – No último dia 20/07, foi marcado o marco inicial de um projeto inovador no país, até com dimensões mundiais, o transporte de bolsas de sangue para que em casos de extrema urgência possam ser realizadas transfusões de sangue nos pacientes durante o atendimento em cena ou durante o transporte aéreo nos helicópteros Arcanjos. Esta ação garantirá que os pacientes possam ser transferidos aos hospitais com maior possibilidade de sobrevida.
Divulgação CBMSC/BOA
Essa ação é uma parceria entre o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), juntamente com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).
O anúncio do início deste trabalho aconteceu hoje, na solenidade de comemoração dos 35 anos do HEMOSC, por meio da assinatura do termo de cooperação para o fornecimento de bolsas de sangue entre o HEMOSC Florianópolis e o BOA/GRAU, para o atendimento de ocorrências de urgência no serviço aéreo.
Este projeto iniciou no segundo semestre do ano de 2021, quando o HEMOSC foi procurado pelas equipes do BOA para uma possível parceria de fornecimento de sangue para uso nos atendimentos pré hospitalares realizados pelo BOA. O HEMOSC realizou pesquisas sobre o assunto para entender os requisitos deste tipo de fornecimento e julgou como viável de ser realizada.
Divulgação CBMSC/BOA
Em dezembro de 2021 houve uma palestra com o Dr. Mark Yazer, da Universidade de Pittsburgh (EUA), referência americana na área. Na oportunidade foi definido pela parceria e início dos trabalhos para concretizar o fornecimento. Após a definição da viabilidade houve várias reuniões entre os profissionais acima mencionados para orientação, alinhamento de condutas e definições de responsabilidades.
O HEMOSC fornecerá bolsas de sangue total O positivo com baixo título de hemolisina ou O negativo, conforme a disponibilidade do estoque. As bolsas serão armazenadas na sede do BOA e acondicionadas em caixas térmicas para transporte quando houver acionamento da unidade para atendimento de intercorrências.
Em caso de necessidade, o sangue total poderá ser transfundido no atendimento pré-hospitalar, mediante assinatura de termo de consentimento pelo médico do GRAU responsável pelo atendimento da ocorrência, autorizando a transfusão de emergência sem a realização dos testes pré-transfusionais.
Divulgação CBMSC/BOA
O paciente será transferido para hospital de referência, em que serão realizados os testes transfusionais obrigatórios na legislação e toda a rastreabilidade do processo será garantida, conforme o alinhamento.
As responsabilidades de cada unidade estão descritas no termo de cooperação assinado entre as instituições e as orientações técnicas referentes aos procedimentos hemoterápicos foram realizadas pelo HEMOSC, sempre levando em consideração o que indica a Portaria de Consolidação nº5 de 2017 e RDC 34 de 2014 e demais padrões de qualidade que o HEMOSC é certificado.
Esta é mais uma parceria inovadora para melhor assistir às pessoas que necessitam de suporte avançado à vida, somando-se ao serviço que já é prestado desde 20 de janeiro de 2010 entre o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (GRAU/SAMU) em que esses profissionais tripulam as aeronaves e levam uma estrutura similar a uma UTI, com equipes médicas, medicamentos e equipamentos hospitalares aos mais diversos cenários de acidentes àqueles que mais necessitam.
Referência nacional em segurança aérea, grupamento do Pará investe na ascensão técnica de oficiais para fortalecer operações policiais, de salvamento[…]
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário