Para ampliar as técnicas de salvamento na água, na segunda-feira (4) e terça (5), 20 bombeiros guarda-vidas foram treinados para operações com helicóptero. As informações foram repassadas por instrutores do Grupamento Marítimo (Gmar) e Grupamento Aéreo (Graer).
Dividido em duas etapas, o curso teve aulas teóricas e práticas. Munidos de nadadeiras, snorkel (respirador com máscara) e rescue tube (tubo de salvamento ajustado na vítima), nesta quarta-feira (6), os guarda-vidas fizeram os últimos ajustes durante testes realizados na Praia de Armação, em Salvador, onde aconteceram as aulas práticas.
Num esquema de revezamento, os 20 bombeiros, entre oficiais e praças, foram lançados e, em seguida, içados do mar com auxílio do sling (corda com alças utilizada para transportar a vítima e o socorrista da água à areia).
Confira algumas fotos do treinamento
A tenente Jamile Lutiane Mattos é a única mulher do grupo. Ela afirmou que durante o curso foram repassadas informações sobre “como entrar ao mar e como se portar dentro da aeronave, para que não sejamos vítimas em potencial, mas sim sermos os socorristas da pessoa necessitada. Me sinto competente e capacitada para, quando necessário, utilizar a aeronave para o resgate de vítimas”.
Além de botes e socorristas em pranchas, em terra, uma equipe médica na ambulância dava o respaldo aos alunos, em caso de imprevisto. Mais de 30 pessoas se envolveram no treinamento, que chamou a atenção de quem passava pelo local. Dois profissionais do Graer e um do Gmar foram os responsáveis pelo repasse dos conteúdos práticos e teóricos.
O instrutor do Graer, capitão Renato Lima, disse que a utilização de aeronave nas ações com o Gmar vai reforçar as atividades de salvamento. “O helicóptero pode potencializar a capacidade de intervenção, no que concerne à retirada de vítimas da água. Por isso fazemos instruções, capacitações, treinamentos que visam eliminar a possibilidade de erros e aumentar a qualificação do pessoal”. Segundo ele, os 20 alunos alcançaram as metas. “Os resultados têm sido os melhores possíveis”.
Assista ao vídeo
Mais proteção para os banhistas
O comandante do Gmar, tenente-coronel Osvaldo Pacheco, destacou que a melhor forma de ampliar a capacidade de atender as vítimas são as ações integradas com o Graer. “O salvamento aquático com apoio aéreo terá melhores condições de dar atendimento ao público no próximo verão, bem como nas grandes competições que virão para a Bahia. É mais proteção para os banhistas”.
A segunda edição do treinamento está prevista para 8 a 10 de novembro. Outros 20 bombeiros devem se tornar aptos para o salvamento com apoio de helicóptero. Pacheco informou que novos equipamentos, como jet ski e barco, também estão sendo adquiridos para reforçar as ações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. “Isso fecha nosso trabalho com vistas ao verão: a proteção na beira do mar e o salvamento aquático”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Bahia
O CORPO DE BOMBEIROS DA BAHIA NÃO POSSUI AERONAVE DE RESGATE PROPIA PARA SERVIÇO DE RESGATE E ATENDIMENTO MEDICO? SERIA UMA BELA INICIATIVA E INACEITAVEL NUM PAIS QUE VAI SEDIAR A COPA DO MUNDO E AS OLIMPIADAS E PARA-OLIMPIADAS BOMBEIROS NÃO TEREM AERONAVE SUA !OLHEM BELO EXEMPLO DE SANTA CATARINA , BRASILIA E RIO DE JANEIRO ETC … COM CERTEZA IRIA MUITO CONTRIBUIR PARA SALVAR VIDAS PENSEM NISSO !
Resposta: Caro Maurício, na Bahia o Corpo de Bombeiros pertence à Polícia Militar, por isso a Bahia faz esse serviço como em São Paulo, Rio Grande Do Sul….Na grande maioria do Estados brasileiros essas organizações são separadas. Entendeu?
OBRIGADO PELA RESPOSTA AMIGOS ABRAÇOS SE PERTECEM A POLICIA MILITAR ESTÃO BEM APOIADOS ABRAÇOS
Um bom treinamento deve quebrar barreiras, extraindo do potencial individual, a forma coletiva para que seja convertida em ações criativas, inovadoras, de consenso pelo próprio envolvimento! Deve-se preparar pessoas para que vençam seus desafios, melhorando e acreditando na sua capacidade, necessidade, visão e integração. Parabéns aos “Guardiões” da Bahia!!! O treinamento deve ser uma constante em nossas operações!
Farley, Cap BM
FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO AMIGO FARLEY, POIS
UM GRUPAMENTO QUE PREZE PELO PROFISSIONALISMO, SÓ TEM TRÊS MOMENTOS:
1º) TREINAR;
2º) DAR TREINAMENTO, E
3º) OPERAR.
PORTANTO, PARABÉNS AOS AMIGOS DO GRAER/PMBA, E QUE DEUS OS ILUMINE SEMPRE !!!
CAP PMPE ROMILDO – ASP92.
Obrigado pelas palavras de insentivo e pelo entendimento do compromisso em favor da vida, cada passo dado pelo GRUPAMENTO MARITIMO-GMAR revela a vontade de se prestar um serviço de excelencia á população baiana, conhecemos as dificuldades,mas seguiremos em frente, somos guerreiros e guardiões da vida. Ten cel BM PACHECO, CMT DO GMAR.
PRIMEIRAMENTE MEUS PARABÉNS!
DEIXO UMA PERGUNTA:
– PORQUE NÃO FOI UTILIZADO O GUINCHO ELÉTRICO DA AERONAVE NESTE TIPO DE OPERAÇÃO?
TAL COMO EM OUTROS PAÍSES, NAS OPERAÇÕES DE SALVAMENTO AQUÁTICO COM HELICÓPTERO VÍTMI E SOCORRISTAS SÃO IÇADOS COM O USO DO GUINCHO PARA O INTERIOR DA CABINE, QUE É O LOCAL MAIS SEGURO DA AERONAVE.
É CHEGADA A HORA DE A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA LIVRAR-SE DO COSTUME ARCÁICO DOS SALVAMENTOS COM CARGA EXTERNA APENAS!
SÃO PAULO PADECE DESSE COSTUME!
BOA SORTE!!!
Não utiliza-se o guincho de carga porque sua capacidade(em helicópteros de pequeno porte) é de 136Kg, não sendo possível portanto suportar duas pessoas mais o equipamento necessário. Faz-se necessário helicópteros de maior porte, como é o caso do EC 145 GTA-MA, que pode ser dotado de guincho com capacidade de 256KG.