CBM/MG publica edital para aquisição de 3 helicópteros aeromédicos

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Minas Gerais – O Estado de Minas Gerais, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar, tornou pública a realização de licitação na modalidade pregão eletrônico, visando aquisição de helicópteros homologados para operação VFR/IFR de Emergências Médicas (EMS) e missões de Busca e Salvamento.

A licitação prevê a aquisição de 01 helicóptero monomotor e 02 helicópteros bimotores.

A Sessão Pública deste pregão eletrônico ocorrerá às 09h00min do dia 02/12/2022. Outras informações poderão ser obtidas no Batalhão de Operações Aéreas (BOA), à Rua Lider, 84, hangar 03, Aeroporto, Belo Horizonte/MG, CEP 31270-480, através do telefone (31)34948335, e no site: www.compras.mg.gov.br

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CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DAS AERONAVES

Helicóptero monomotor

O equipamento fornecido deverá possuir, no ato da entrega definitiva, homologação brasileira para voo visual diurno e noturno, e voo por instrumentos (IFR).

O layout de cabine deverá possibilitar o voo com, no mínimo, a seguinte tribulação:

a) Configuração EMS com 01 paciente em suporte avançado de vida: 1 piloto, 1 copiloto, 1 médico, 1 enfermeiro, 2 operadores aerotáticos, 1 paciente deitado em maca;

b) Configuração de transporte de passageiros: 1 piloto, 1 copiloto, 6 passageiros.

No layout da configuração EMS deve possibilitar que o assento de pelo menos 01 operador aerotático seja posicionado em uma das extremidades laterais da aeronave, entre o vão da porta de correr, de forma a possibilitar que este tripulante tenha uma ampla visão do entorno da aeronave a fim de auxiliar o piloto no posicionamento da aeronave durante as operações de pouso e decolagem em áreas restritas.

Possuir peso máximo de decolagem que permita pouso em helipontos de até 4 (quatro) toneladas.

Helicóptero bimotor

Bimotor turbo-eixo, cujo desempenho atenda os requisitos da Categoria A (Classe 1 – conforme classificação de desempenho de helicópteros nos documentos da OACI).

O layout de cabine deverá possibilitar o voo com, no mínimo, a seguinte tribulação:

a) Configuração EMS com 1 paciente em suporte avançado de vida: 1 piloto, 1 copiloto, 1 médico, 1 enfermeiro, 2 operadores aerotáticos, 1 paciente deitado em maca;

b) Configuração EMS com 2 pacientes (1 paciente em suporte avançado e 1 paciente em suporte básico): 1 piloto, 1 copiloto, 1 médico, 1 enfermeiro, 1 operador aerotático, 02 pacientes deitados em maca; I – Essa configuração deve possibilitar o transporte de um paciente em suporte avançado provido por equipamentos fixados na aeronave e outro em maca na qual possam ser colocados equipamentos médicos portáteis (respirador, oxigênio e monitor/desfibrilador) em suportes próprios.

c) Configuração de transporte de passageiros: 1 piloto, 1 copiloto, 8 passageiros.

No layout das configurações EMS o assento do operador aerotático deve ser posicionado nas extremidades laterais da aeronave, entre o vão da porta de correr, de forma a possibilitar que este tripulante tenha uma ampla visão do entorno da aeronave a fim de auxiliar o piloto no posicionamento da aeronave durante as operações de pouso e decolagem em áreas restritas.

Possuir peso máximo de decolagem que permita pouso em helipontos de até 5 (cinco) toneladas.

Edital e Termo de Referência para aquisição de helicópteros aeromédicos CBMMG

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