Curso trata da utilização de VANTs para monitoramento ambiental

Anúncio

Teve início em maio o curso “Operação de Veículos Aéreos Não Tripulados”, o primeiro da América Latina a fazer uso desse tipo de tecnologia. O treinamento conta com a participação de 15 integrantes da Polícia Militar Ambiental, sendo também aberto a estudantes.

O foco do curso, com duração de um mês e meio, é a utilização de VANTs para monitoramento ambiental. Além da parte teórica, há prática de aeromodelismo e uso de simuladores, incluindo o VANT Tiriba, nas aulas finais.

O Tiriba é uma aeronave elétrica operada por um sistema autônomo de navegação que pode contar com câmeras fotográficas de alta definição, sensores e câmeras de vídeo convencionais com transmissão em tempo real de imagens e dados para uma estação de solo. De fácil operação, o VANT tem lançamento manual e permite que as atividades sejam programadas antes do voo.

De acordo com Capitão da Polícia Militar Ambiental, Luís Gustavo Biagioni, a importância do treinamento, que conta com participação de policiais de diferentes localidades do Estado de São Paulo, é que ele “pode viabilizar o uso de VANTs pela corporação, à medida que torna seu pessoal apto a testar sua funcionalidade em demandas corriqueiras como monitoramento, vigilância e reconhecimento de problemas ambientais e rurais”.

A iniciativa é uma parceria da empresa AGX Tecnologia; do Departamento de Engenharia Aeronáutica e do Centro Tecnológico Educacional para Engenharia (CETEPE), ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP); do Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos (LSEC) e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).

Os responsáveis pelo curso são os professores doutores Onofre Trindade Júnior, Kalinka R. L. J. Castelo Branco, do ICMC, e João Paulo Moretti, funcionário do CETEPE.

A Profa. Kalinka explica que o INCT-SEC teve como primeiro produto o Tiriba, feito em parceria com a AGX, e a Polícia Ambiental pretende usá-lo para monitoramento ambiental. “Como o INCT-SEC, por meio do Centro de Ensino e Treinamento, busca a formação de recursos humanos, esse curso tem o intuito de fazer com que os policiais tenham habilidade de manusear um aeromodelo e, em consequência, um veículo aéreo não tripulado”.

O curso está sendo realizado no LSEC e no Departamento de Engenharia Aeronáutica que ficam no Campus 2 da USP-São Carlos, Avenida João Dagnone, 1100.

Fonte: USP São Carlos, por Suzana Xavier.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns à Ambiental pela excelente iniciativa.

    Talvez seja o caso de trocarem experiência com os envolvidos na Polícia Federal pela implantação deste programa na referida instituição.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários