Campo Grande (MS) – A participação do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (GOA/CBMMS) no exercício internacional Cooperación XI evidenciou o papel estratégico da unidade no combate a incêndios florestais, além de fortalecer a integração com forças aéreas de diferentes países em cenários de alta complexidade.

Aeronave em preparação para missão durante o exercício Cooperación XI.

Realizado entre os dias 16 e 27 de março de 2026, o exercício foi promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) e teve Mato Grosso do Sul como cenário principal das simulações, com foco em ocorrências críticas, especialmente incêndios florestais no bioma Pantanal.

Atuação operacional no combate a incêndios

O GOA/CBMMS participou ativamente das simulações operacionais, utilizando a aeronave Air Tractor para lançamentos de água em áreas de difícil acesso, replicando condições reais enfrentadas pela corporação no estado.

Aeronave Air Tractor realiza lançamento de água em simulação de incêndio florestal.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul foi convidado a participar da Cooperación pela Força Aérea Brasileira devido à operação simulada ocorrer na região do Pantanal. A Corporação já realiza combate a incêndios e resgates nessa região e possui esse conhecimento. Essa participação foi muito importante porque conseguimos colocar em prática todo o nosso aprendizado e tudo que já estamos realizando nas ocorrências no Pantanal”, destacou o Major Vinicius Barbosa Gonçalves, piloto do GOA.

A atuação direta nas operações reforça a experiência acumulada da corporação em incêndios florestais, especialmente em um dos biomas mais sensíveis do país.

Integração multinacional e fortalecimento de capacidades

Considerado o maior exercício aéreo multinacional das Américas, o Cooperación ocorre a cada três anos e reúne países integrantes do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), com o objetivo de aprimorar a coordenação de apoio mútuo, padronizar protocolos de Comando e Controle (C2) e ampliar a capacidade de resposta a desastres naturais.

Pela primeira vez realizado no Brasil, o exercício teve sua estrutura montada na Base Aérea de Campo Grande, com atividades práticas desenvolvidas em diferentes regiões do estado, promovendo a interoperabilidade entre as forças participantes.

Gestão, planejamento e tomada de decisão

Além das ações operacionais, o exercício teve forte ênfase na estrutura de gestão e no processo decisório em cenários críticos. A aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) permitiu a atuação coordenada entre as equipes, simulando situações reais de resposta a desastres.

Equipe realiza alinhamento e checagem antes das operações do exercício.

“Foi montada uma estrutura onde, diariamente, eram simulados diferentes cenários de desastres no Pantanal. Acompanhamos a parte gerencial, o planejamento e a coordenação das operações, o que contribui diretamente para o aprimoramento das nossas ações em ocorrências reais”, ressaltou o Capitão Jônatas Lira Costa e Silva de Lucena, integrante do GOA.

Capacitação para cenários reais

Durante os dez dias de exercício, foram realizadas simulações simultâneas envolvendo busca e resgate em áreas de mata, atendimento a vítimas de incêndios florestais, resgate aeromédico e o emprego de diversas aeronaves, incluindo modelos de grande porte utilizados por forças aéreas estrangeiras.

Simulações em campo reproduzem cenários reais de atuação em desastres naturais.

O encerramento do Cooperación XI ocorreu no dia 27 de março, na Base Aérea de Campo Grande, com a participação de autoridades e militares das instituições envolvidas. A próxima edição do exercício está prevista para 2029, na Bolívia.

A participação do GOA reforça sua capacidade operacional, amplia a integração interinstitucional e consolida sua preparação para atuação em desastres naturais e missões de alta complexidade.

Piloto Policial – Integração e conhecimento na Aviação de Segurança Pública.