TJMG cede heliponto à Polícia Militar para apoio operacional em missões
17 de agosto de 2025
2min de leitura
Minas Gerais – No dia 29/07, o governador em exercício de Minas Gerais e presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, anunciou a disponibilização do heliponto do edifício-sede do Tribunal para a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Essa iniciativa proporcionará um novo ponto de apoio para o Comando de Aviação do Estado (Comave).
Imagem: Comave/PMMG
O heliponto foi cadastrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em junho deste ano. A utilização desse espaço estratégico, localizado na Avenida Afonso Pena, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, promete aumentar a eficiência na prestação de serviços pela PMMG, facilitando deslocamentos e operações emergenciais.
“O Tribunal de Justiça, ciente da sua importância institucional, cede, neste momento, o heliponto para a utilização pelas forças de segurança pública do Estado, em especial pelo nosso Comave”, afirmou o governador. Ele ressaltou que a disponibilização desse local de pouso pode ser um recurso valioso para as forças de segurança, contribuindo para a segurança pública em Minas Gerais.
Atualmente, a Polícia Militar de Minas Gerais opera com dez helicópteros e oito aviões, que são utilizados para diversas funções, incluindo patrulhamento aéreo, apoio às equipes em solo, transporte de tropas, ações de defesa civil, resgates, transporte de órgãos para transplantes e proteção ambiental. Além disso, a corporação conta com 200 drones distribuídos pelo Estado.
Durante a solenidade de cessão do heliponto, realizada na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, o governo também homenageou o comandante do Comave, coronel Ricardo Alexandre Faria, que recebeu uma placa em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.
“Essa homenagem é um reconhecimento da importância da Polícia Militar de Minas Gerais no contexto da segurança pública e em todas as demais ações no Estado. A Polícia Militar é um orgulho para todos os mineiros. Portanto, homenagear um policial militar simboliza a parceria do Tribunal de Justiça com todos os militares que prezam pela disponibilidade, pelo interesse público e pela solidariedade com as pessoas que mais precisam”, destacou o governador.
O coronel Ricardo Alexandre Faria expressou sua gratidão pela homenagem e ressaltou a importância de sua longa carreira dedicada ao serviço público. “Cheguei aqui em 1995, com 18 anos de idade, e passei toda a minha carreira atuando em unidades operacionais da PMMG. Tive também o privilégio de ir para a aviação, onde cumpri missões de segurança pública, humanitárias e de defesa civil. Passei por muitas experiências na polícia e, hoje, mais do que nunca, sinto grande satisfação e honra ao ser homenageado dessa forma”, concluiu o comandante.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário