SAMU e PRF completam 10 anos de parceria e 1,5 mil pessoas resgatadas
18 de agosto de 2017
2min de leitura
Pernambuco – A Base da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal (DOA/PRF) de Recife, Pernambuco, comemorou na ultima quarta-feira (16) a marca de 10 anos de atuação conjunta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Nesse período, mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas pelas equipes que chegam de helicóptero para prestar socorro – resgate e atendimento médico. A comemoração aconteceu no hangar da PRF, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife.
Mais de 1,5 mil pessoas foram resgatadas em acidentes graves pelas equipes de socorro. Foto: Julio Cesar Cândido.
Na ocasião, esteve presente a comerciante Renata Patriota, de 37 anos, que durante a enchente ocorrida em 2010, em Palmares, onde mora até hoje, foi resgatada de helicóptero. Durante horas, ela ficou com os pais sobre o telhado da casa da família esperando o resgate, que chegou pelo ar. Na época, 96 pessoas estavam na mesma situação e foram levadas pelo socorro aeromédico para um local seguro.
“O serviço é acionado geralmente sempre que ocorra acidente com vítima em estado grave, no qual o tempo resposta traga sobrevida à mesma, mas também pode ocorrer em caso de remoção de paciente para hospital de maior suporte e no transporte de órgãos para transplante”, explica o chefe da Base de Operações Aéreas da PRF, Adoniran Batista.
Denominado “Patrulha 05” a aeronave modelo Bell 407 é facilmente transformada em uma UTI aérea para as operações, contando com todos os equipamentos necessários para o resgate e transporte de pacientes graves. É equipada com aparelhos de suporte avançado, como monitor cardíaco, respirador, desfibrilador, bomba de infusão, oxigênio e outros. No helicóptero vão médico, enfermeiro, piloto e operador. O acionamento se dá pelos números 192 ou 191.
“É o médico que está na regulação que avalia a necessidade do encaminhamento do helicóptero, baseado nas informações do estado geral da vítima e também com confirmação de local seguro e acessível para a aeronave pousar”, detalha Leonardo Gomes, coordenador do SAMU Metropolitano do Recife.
Ainda na quarta-feira, no fim da tarde, a DOA foi acionada para uma ocorrência de resgate aeromédico na altura do KM78 da BR101. A vítima foi levada estável para o Hospital da Restauração, concluindo com sucesso mais uma missão do dia que marca os 10 anos do convênio entre a PRF e o SAMU.
Criada em 1999 pela Portaria de Nº 308 do Ministério da Justiça, a DOA opera 9 helicópteros e 2 aeronaves de asa fixa em bases ao redor do país, são elas: Brasília, Recife, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande e Rio de Janeiro.
Além dos serviços de voo aeromédico, a divisão realiza também operações policiais, zelando pela segurança das rodovias federais tanto usando da aeronave como instrumento médico como policial.
Julio Cesar Cândido – REC Ao Vivo e Governo de Recife.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário