São Paulo – O Governo de São Paulo realizou, no dia 12/09, uma operação aérea com sete helicópteros e dois aviões para o combate aos incêndios em diversas regiões no interior do estado.

Entre as aeronaves de asa rotativa estão cinco helicópteros Águia da Polícia Militar, em atuação nas cidades de Cruzeiro, Bofete, Piracicaba, Socorro e Alto Alegre, além de um helicóptero da Fundação Florestal em Cruzeiro e uma aeronave particular em Cajamar. Também participam da operação outros dois aviões: um particular, que atua em Caçapava, e outro contratado pela SEMIL, em Cajuru.

Toda a situação é acompanhada de forma permanente pela Operação São Paulo Sem Fogo e pela Sala SP Sem Fogo, criada em junho deste ano, no início da fase vermelha da Operação, inovação criada este ano para enfrentar a estiagem. A Operação reúne profissionais da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento (SAA) e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

“Nessa semana estamos enfrentando o pior período da estiagem deste ano. Tivemos os dias mais secos e quentes e isso aumentou o número de incêndios. Por isso, acionamos imediatamente o reforço aéreo para dar suporte no combate. Nosso objetivo é não permitir que os focos se alastrem e saiam do controle, por isso, vamos manter apoio permante até extinguir todos os incêndios no estado”, assegura o Coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil.