Dominar o seu ambiente: um desafio para todo piloto

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Os pilotos de helicóptero trabalham em ambientes incríveis, em constante mudança. As habilidades necessárias para realizar a tarefa exigem um alto nível de concentração, destreza e sutileza, seja voando em círculos em volta de ponto predefinido, operando em missões aeromédicas ou instruindo a próxima geração de pilotos de helicóptero. Além das habilidades de pilotagem, você deve estar totalmente envolvido em dominar o seu ambiente.

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COMO É O SEU AMBIENTE?

Não tem como você dominar algo que não conhece. O termo ambiente pode ser definido como “os arredores ou as condições nas quais uma determinada atividade é realizada.” A atividade é facilmente definida como voar, contudo, são os arredores ou as condições que podem fazer dela um sucesso ou um fracasso. Seria impossível enumerar todos os componentes que definem um determinado ambiente de voo, mas muitos são comuns a maioria das operações de voo, se não a todas operações. Estes pilares incluem: aeronaves, espaços aéreos, condições meteorológicas e regulamentos.

AERONAVE – Se você realmente quiser conhecer a sua aeronave, os seus sistemas e procedimentos de emergência, faça um plano para revisar regularmente o Manual de Voo da Aeronave.  Escolha um capítulo do manual de voo a cada mês do ano e revise-o religiosamente. Conheça o manual como a palma da sua mão.

ESPAÇO AÉREO – Eu costumava questionar o porquê dos examinadores de piloto e os instrutores serem tão rigorosos quanto ao espaço aéreo durante os voos de cheque e treinamento. Depois de alguns anos de voos operacionais e de ser aterrorizado por pessoas que não sabiam ou entendiam disso, percebi o motivo de ser um incômodo para muitos examinadores.

Não conhecer o espaço aéreo é como dirigir em um país estrangeiro com os sinais de trânsito em uma língua que você não compreende. Se já faz algum tempo desde que você usou uma carta para navegar no espaço aéreo, aqui vai uma boa maneira de humilhar a si próprio: em um dos seus próximos voos desligue o GPS. Use a boa e velha pilotagem e navegação estimada para encontrar o seu caminho.

Pergunte a si próprio onde você está na carta (mapa), de onde veio e para onde vai. Você está viajando através de qual espaço aéreo? Quais são os mínimos meteorológicos? Quais equipamentos são necessários? Receptor-transmissor? Quem você precisa consultar? Com que frequência? Bem, deu para ter uma ideia. Para dominar o seu ambiente, você precisa saber tudo sobre o espaço aéreo que você transita, tanto dentro quanto fora.

Tenho uma regra para os aviônicos e bússola que estão em qualquer aeronave que piloto. Nenhum aviônico ou bússola funciona de graça. Portanto, se você os tem, use-os! Por exemplo, se tiver dois sistemas GPS, use ambos. Use um para o seu local de destino e o outro para um aeroporto próximo, perto de sua área de partida, que tenha uma aproximação por instrumentos, caso você entre inadvertidamente em uma nuvem logo após a decolagem.

CONDIÇÃO METEOROLÓGICA – Se você pensa que tudo que precisa saber sobre as condições meteorológicas vem daquelas perguntas ridículas nas provas de conhecimento da Administração Federal de Aviação (FAA), você está enganado. A maioria das áreas passa por algum tipo de microclima regional.

Aprenda sobre os padrões do tempo da sua área e saiba quando esperar por eles. Se estiver voando em uma área pouco conhecida por você, procure por outros pilotos de helicóptero e pergunte-os o máximo que puder sobre os padrões do tempo local. As estatísticas de acidentes estão cheias de histórias sobre pilotos de helicóptero que não tinham um conhecimento prático sobre os padrões do tempo local.

REGULAMENTO – Com a tecnologia dos tempos de hoje, os regulamentos atuais podem facilmente ser colocados em formato eletrônico em todos os seus dispositivos. Conheça todos os regulamentos que se aplicam às suas operações específicas e conheça-os bem.

Se você não entender um determinado regulamento, procure esclarecimentos. Não existe margem de manobra quando a Agência está pronta para tomar uma medida coerciva contra você. Uma rápida pesquisa nos relatórios da NASA mostram vários pilotos cometendo erros que envolvem regulamentos. Assim, o Manual de Voo de Aeronaves, os regulamentos federais e suas atividades operacionais necessitam de uma revisão periódica.

COMO MANTER-SE FIRME?

Independente do que fizer, não perca o fator de reverência. Pouco tempo atrás, li uma história sobre um médico. Ele tinha os seus 80 e tantos anos e ainda ia ao seu escritório todos os dias.

Os seus amigos e a sua família tentaram convencê-lo a aposentar, mas ele simplesmente se recusou. Ele havia inventado um procedimento que tinha usado mais de 10,000 vezes.

Perguntaram-lhe em uma entrevista se ele nunca havia se sentido cansado de fazer isso e se o procedimento não havia ficado antiquado. Ele disse, “Não. O motivo é porque ajo como se toda operação fosse a minha primeira.”

Ter orgulho daquilo que você faz e fazê-lo com excelência pode fomentar uma atitude que lhe permita dominar o seu ambiente.

Fonte: AOPA Hover Power/ Reportagem: Matt Johnson

 

4 COMENTÁRIOS

  1. EXCELENTE artigo. Ja fui muito zoado (pelas costas) por colegas e nao colegas, em virtude de ter a cabine do He em que voava, com mapas, anotacoes, lanternas, check list impresso e em letras grandes, etc. Tais apetrechos eram apelidados de “kit calcinha” ou “penteadeira de p..”. Mas gracas a esse procedimento, repetido anos a fio, o qual ate hoje repito, reduzi sensivelmente a quantidade de sustos tomados. Quanto ao check list impresso em letras maiores, contrariando 90% do usual (com letras minusculas) visava conseguir le-lo sob condicoes de vibracoes acima do normal, quer sejam por motivos internos (He) ou externos (turbulencia). Vislumbro dificuldades em consiguir ler, em emergencia ou duvida, com vibracao ou turbulencia, um check list com letras minusculas, mesmo sem a necessidade do uso de oculos. A humildade me faz sobreviver. Amem!!!

  2. O texto é muito bom!!
    E, achei super válido a parte sobre Manual de Voo.
    Sim, o piloto tem a obrigação de conhecê-lo “de cabo a rabo”. Não há desculpas para isso. E, se há uma tripulação envolvida, o mesmo serve pra todos!!! Ninguém pode ser tripulante de um equipamento que não conhece!!!!
    Se você é religioso, tenha ele como sua segunda Bíblia!!
    Voo seguro para todos!

  3. Excelente abordagem, de forma simples e direta. Também acredito no planejamento como o primeiro instrumento a nos guiar em nossos voos. O conhecimento e a preparação de nossa missão nos conduzirão a uma operação segura e com riscos gerenciáveis; o check list e o procedimento padrão nos auxiliam nas decolagens de urgência, quanto às condições envolvidas.

    É certo que voar não é como ler uma página que se perpetua, pois o gerenciamento do voo deve ser constante e ininterrupto, conforme se apresentam os fatores técnicos e operacionais, mas o deficiente “domínio do ambiente”, como descrito no artigo, conduz ao voo despreparado, ao precário gerenciamento e, por consequência, à violação operacional.

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