Um helicóptero do modelo Esquilo, utilizado no combate a incêndios florestais, sofreu um acidente no dia 24/08, enquanto realizava uma operação de captação de água em uma lagoa na região de Rosporden, no departamento de Finistère, noroeste da França.

De acordo com a Prefeitura de Finistère, o acidente ocorreu durante a manobra conhecida como “coleta”, quando a aeronave se aproxima da superfície da água para encher um grande balde suspenso sob sua fuselagem. O helicóptero acabou tocando a água e caiu logo em seguida.

“Durante a coleta, o helicóptero entrou em contato com a superfície da água, precipitando a queda”, informou a prefeitura em comunicado nas redes sociais.

Apesar do susto, o piloto e o copiloto conseguiram sair da cabine ilesos, sem ferimentos graves.

Incêndio já estava sob controle

Antes do acidente, o helicóptero já havia realizado 27 lançamentos de água, contribuindo de forma decisiva para controlar um incêndio florestal que ameaçava cerca de 10 hectares de vegetação. Segundo o jornal Le Parisien, a atuação rápida da aeronave evitou que o fogo se alastrasse.

“Tudo aconteceu em menos de dez segundos”, relatou uma testemunha: “Ele se abaixou demais e estava descendo muito rápido. Pensei que fosse explodir.”

Helicóptero é alugado durante o verão

O helicóptero é alugado todos os verões desde 2023 para reforçar o combate a incêndios no Finistère. Apenas neste verão (julho e agosto), a aeronave já havia sido acionada 33 vezes e realizado 154 operações, segundo a prefeitura.

“Ele permitiu extinguir dezenas de incêndios em áreas naturais, salvou centenas de hectares e evitou a transformação de focos incipientes em grandes incêndios”, destacou o governo local.

As autoridades não informaram se a aeronave poderá voltar a operar ainda neste verão. Uma investigação sobre as causas do acidente deve ser conduzida nos próximos dias.