CAVPM/SP: Base de Aviação de Piracicaba completou 10 anos

Anúncio

São Paulo – A Base de Aviação de Piracicaba, que atua com o Helicóptero Águia, completou, no dia (18/08), uma década de prestação de serviços na cidade, na Região, e até outros Estados. A comemoração, que geralmente consistiria em uma solenidade militar, e para a população em geral, terá de ficar para depois por causa da pandemia do novo Coronavírus.

Nestes 10 anos, segundo o comandante local, Major PM Edgard Gaspar, foram registradas 3.222 horas de voo e 5.390 missões, que vão desde as mais árduas, como o apoio nos resgates às vítimas da Barragem de Brumadinho (MG), por exemplo, até as mais positivas. Entre elas, transplantes de órgãos e salvamentos de saltadores de paraglider na Serra de São Pedro (SP) e no Pico do Gavião em Andradas (MG).

Crédito: Divulgação/Base Aérea Piracicaba Foram 5.390 missões em 10 anos. Entre elas, está o resgate de pessoas em situação de risco, enchentes, entre outros tipos de incidentes
Crédito: Divulgação/Base Aérea Piracicaba
Foram 5.390 missões em 10 anos. Entre elas, está o resgate de pessoas em situação de risco, enchentes, entre outros tipos de incidentes
A sede própria da Base, que na época de sua instalação era denominada Base de Radiopatrulha Aérea, foi entregue no dia 26 de janeiro de 2013, conta com hangar coberto e com mais de 700 metros quadrados. Nesse espaço, é realizado o CTO (Curso de Tripulante Operacional), que acolhe uma média de 23 alunos por vez. O Curso tem duração de 45 dias.
A primeira turma é de 2013 e são policiais militares aprovados em concurso prévio. Foi na Unidade de Piracicaba que se formou a primeira mulher (piloto), a tenente Lara Carolina Duarte. Uma das missões mais recentes do Águia foi o apoio no combate a um grande incêndio na Serra Fina, na Região de Cruzeiro (SP). O local era tão difícil de ser acessado que, por terra, as equipes de bombeiros poderiam levar até dois dias para chegar aos focos do incêndio.

Em 2011, o Águia de Piracicaba resgatou dois dos 11 trabalhadores vítimas de queda de uma estrutura de metal e concreto, do viaduto do Anel Viário da Rodovia ‘Deputado Laércio Corte’ (SP-147). A Base de Aviação de Piracicaba também é responsável pelo Núcleo de Drones da Região do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior Nove).

QAP reuniu mil pessoas em 2019. Festa acontece todos os anos no hangar que possui cobertura. (Crédito: Divulgação/Base Aérea Piracicaba)
QAP reuniu mil pessoas em 2019. Festa acontece todos os anos no hangar que possui cobertura. (Crédito: Divulgação/Base Aérea Piracicaba)
Quartel Aberto ao Público
Este evento, que reúne crianças assistidas por Instituições Sociais de Piracicaba, não vai acontecer este ano. Em novembro de 2019, na 10ª edição, o hangar recebeu cerca de mil pessoas. Gaspar disse que pretende realizar todos os anos.
“Queremos também tentar fortalecer a proposta de trazer mais as escolas para conhecer o hangar. São alunos que se destacam e são escolhidos para visitar nossa Base, inclusive, entram na aeronave para conhecê-la”, declarou. “Queremos agradecer o reconhecimento da população de Piracicaba, que é essencial”, completou o comandante, que recebeu o título de Cidadão Piracicabano.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários