A partir de dezembro de 2025, a região de Sorocaba passou a contar com um serviço estruturado de resgate aeromédico com o helicóptero Águia da Polícia Militar — uma importante ampliação da capacidade de resposta a emergências graves, acidentes de trânsito, afogamentos, traumas e outras ocorrências com risco de vida.

A iniciativa envolve a integração entre o Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), através da BAv Sorocaba, o 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba e unidades de saúde da região, com o objetivo de garantir atendimento rápido e suporte avançado às vítimas.

[DESCRIÇÃO COMPLETA DA PAUTA]

Estrutura do novo serviço aeromédico

O helicóptero Águia utilizado na operação está equipado para Suporte Avançado de Vida — com ventilador mecânico, desfibrilador com oximetria, capnografia, bombas de infusão, aspirador, garantido acesso à via aérea invasiva, drenagem torácica e outros insumos médicos necessários para atendimento de emergência.

A aeronave será acionada em casos de alta gravidade: politraumatismos, múltiplas vítimas, acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, acidentes de trabalho, entre outros cenários de urgência.

Como base de referência para atendimento hospitalar, foi escolhido o Hospital Regional de Sorocaba, que conta com heliponto e estrutura adequada para recepção de vítimas transportadas por via aérea.

Integração institucional e prontidão operacional

Na manhã da oficialização do serviço, integrantes do Corpo de Bombeiros, da CAvPM e do Hospital Regional realizaram visita técnica conjunta à base de aviação, para definir fluxos de acionamento, protocolos médicos e rotinas operacionais.

A formação da equipe envolveu pilotos, tripulantes operacionais, médicos e enfermeiros de bordo, capacitados para atuar em ambiente aeromédico, respeitando normas de segurança de voo e de atendimento médico.