DEA/AL: Governador em exercício conhece estrutura da unidade
13 de dezembro de 2025
3min de leitura
Alagoas – O governador em exercício, Fábio Bittencourt, conheceu no dia 05/11 a estrutura do Departamento Estadual de Aviação (DEA), no município de Marechal Deodoro. Acompanhado do secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, ele foi recepcionado pelo diretor-presidente do órgão, André Madeiro, e outros integrantes da equipe do departamento.
O DEA é órgão do Governo de Alagoas responsável pela gestão integrada dos recursos aéreos do estado, incluindo a operação, manutenção e fiscalização de aeronaves para serviços como segurança pública, resgate aeromédico e transporte de autoridades.
Após assistir a uma apresentação sobre a estrutura e o trabalho desempenhado pelo DEA, Fábio Bittencourt parabenizou toda a equipe do órgão pelos resultados alcançados em pouco mais de um ano de operação. “Há cada dia tenho tido uma visão dos serviços prestados pelo Governo de Alagoas à população. Já visitamos o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e algumas secretárias e hoje tenho oportunidade de conhecer esse trabalho que vem sendo realizado pelo DEA”, destacou o governador em exercício.
Ele enfatizou a importância do trabalho integrado entre o Departamento, a Secretaria de Estado da Segurança, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) no salvamento de vidas que precisam de atendimento aéreo, assegurado hoje pelo Governo de Alagoas.
Fabio Bittencourt visita as instalacoes do Departamento Estadual de Aviacao em Marechal Deodoro.
Foto: Pei Fon/ Agencia AlagoasFabio Bittencourt visita as instalacoes do Departamento Estadual de Aviacao em Marechal Deodoro.
Foto: Pei Fon/ Agencia Alagoas
O diretor-geral do DEA, André Madeiro, explicou que o governador Paulo Dantas tomou a iniciativa de criar o órgão para agregar tanto a administração dos aeroportos estaduais já existentes como os que serão construídos, junto com a operação tanto das aeronaves de policiamento, transporte de passageiros, como também das aeronaves de resgate.
“Todas as atividades aéreas foram centralizadas aqui no DEA. Temos hoje 125 profissionais, entre médicos, enfermeiros do Samu, militares dos Bombeiros e da Polícia Militar e policiais civis, fora alguns funcionários civis que nós temos aqui”, informou Madeiro.
Em termos de aeronaves, são seis helicópteros e dois aviões. “Nós coordenamos a operação de resgate, mas o acionamento é feito através das centrais da Samu. Temos hoje o aeroporto de Arapiraca, temos um heliponto em Penedo, que está em processo de homologação, e alguns helipontos de alguns hospitais do interior, exemplo de Palmeira dos Índios, além do aeroporto de Maragogi em fase de conclusão”, informou Madeiro.
O diretor-técnico de Operações do DEA, Maikel Araújo, apresentou o número de atendimentos feitos pelo departamento desde sua entrada em operação. Foram feitos 255 patrulhamentos; atendidas 36 ocorrências; 151 operações; 696 missões policiais; 208 transportes e 46 atuações de prevenção.
Maikel Araújo acentuou que o DEA também está sendo responsável pela formação de novos pilotos, aumento de quatro pilotos de Asa Rotativa (helicópteros) e dois pilotos de Asa Fixa (aviões), para atender à necessidade do órgão, já que muitas escolas de formação de pilotos encerraram suas atividades após a pandemia de Covid.
A diretora de Controle Interno, Elaine Monteiro, por sua vez, ressaltou a importância do Programa Salva Mais, que está integrado ao DEA e que vem garantindo eficiência na redução do tempo-resposta no atendimento de pessoas que precisam de transporte ou salvamento aéreo, além de reduzir os custos com esse tipo de atendimento.
“Com isso, juntamos o Corpo de Bombeiros e o Samu em uma única central de atendimento para controlar melhor as ocorrências, controlar o tempo-resposta de atendimento. Além disso, em ocorrências onde são acionados Bombeiros ou Samu, eles podem usar o recurso um do outro, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo custos”, ressaltou Elaine.
Em conjunto com outros programas de governo, o Salva Mais realizou, até o momento, 190 atendimentos no Bate Coração; oito pelo Alagoas Transplante;112 pelo AVC Dá Sinais e 34 pela Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (Cerac).
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário