GRAESP/PA presta apoio aos órgãos de saúde do Estado para transplante de fígado
01 de novembro de 2025
1min de leitura
Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp/PA), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou, no dia 22/10, mais uma ação de apoio à saúde pública, garantindo o transporte rápido e seguro de um fígado destinado a transplante.
A operação, coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), envolveu a logística aérea entre o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, e a capital Belém, onde o órgão foi entregue para o procedimento cirúrgico.
A iniciativa integrou equipes da Segup, Sespa e CET, que atuaram de forma conjunta e sincronizada para assegurar que o órgão chegasse ao destino em tempo hábil e em perfeitas condições para o transplante. Esta foi a segunda operação de captação de órgãos realizada a partir do HRPC com o apoio do Graesp neste ano.
De acordo com o diretor do Grupamento Aéreo, Armando Gonçalves, o trabalho reforça a missão do Graesp de salvar vidas e apoiar ações essenciais da saúde pública.
“Nosso papel é garantir que o órgão captado chegue rapidamente e em condições ideais para o transplante. Cada minuto é crucial nesse tipo de operação. Este é o segundo transporte realizado este ano em parceria com a Central Estadual de Transplantes, em Capanema, e nos sentimos realizados por contribuir com algo tão importante: preservar vidas e dar esperança a quem aguarda por um novo órgão”, destacou.
Com atuação em todo o território paraense, o Graesp/PA mantém equipes de pilotos, operadores e profissionais de apoio prontas para atender a demandas emergenciais e humanitárias, incluindo transporte de órgãos, pacientes, equipes médicas e insumos hospitalares, reafirmando seu papel estratégico nas ações integradas do Governo do Pará em favor da vida.
Referência nacional em segurança aérea, grupamento do Pará investe na ascensão técnica de oficiais para fortalecer operações policiais, de salvamento[…]
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário