Um elemento crucial diferencia o policiamento aéreo de outros segmentos da aviação comercial com helicópteros: o treinamento. A instrução completa de novos integrantes e os frequentes cursos de reciclagem são práticas comuns nas operações policiais em todos os Estados Unidos, e essa cultura se estende às unidades de aviação policial.

Foto de Greg Doyle

Os resultados falam por si — os acidentes e ferimentos envolvendo policiais em operações aéreas ainda representam uma fração dos observados em operações comerciais com helicópteros, apesar dos desafios que as tripulações policiais enfrentam diariamente.

A Unidade de Apoio Aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) é pioneira no treinamento integrado e proativo de tripulantes aéreos, tanto pilotos quanto oficiais de voo táticos (TFOs). Seu treinamento anual de aviação multiagências, conhecido como “Chili Fly-in”, é um exemplo de grande destaque. Oferecido gratuitamente a agências policiais aéreas de toda a América do Norte, o evento atrai participantes de todo o continente e do exterior.

Como observou o Tenente Tarek Ismail, Subcomandante da unidade aérea, a cultura do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) é compartilhar todo o conhecimento que possui sobre operações policiais com policias coirmãs e de todo o mundo.

“Sempre consideramos a colaboração um método poderoso para expandir nosso próprio conhecimento, bem como para compartilhá-lo com outras unidades aéreas”, disse Ismail. “Com as polícias enfrentando questões sociais complexas, escassez de recrutamento e desafios orçamentários, o compartilhamento e a colaboração nos tornam mais capazes de lidar com os problemas e continuar desempenhando nossas funções.”

Realizado no heliporto Hooper do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) em novembro de 2025, o evento de cinco dias atraiu representantes de 19 unidades aéreas policiais dos EUA e do Canadá. Mais de 50 policiais lotaram a maior sala de aula da Unidade de Apoio Aéreo, e embora as sessões sejam voltadas principalmente para os Tactical Flying Officers (TFOs – uma espécia de operador tático que acumula a função de 2P), alguns pilotos — e até mesmo alguns membros da equipe de manutenção — também participaram.

Este foi o 20º ano em que Unidades de Apoio Aéreo da LAPD realizou o seminário. Anteriormente, a Polícia Estadual da Califórnia (CHP) oferecia um programa semelhante, até que cortes orçamentários o encerraram. O Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) assumiu a responsabilidade de dar continuidade à tradição.

Foto de Greg Doyle

Enquanto o formato da CHP enfatizava habilidades de aviação em geral, o LAPD focava no treinamento de TFOs. Devido à dimensão e ao alcance da sua missão, a Unidade de Apoio Aéreo desenvolveu o seu próprio programa abrangente de formação de TFO. O curso de 14 semanas para novos integrantes é ministrado a candidatos que passam por um rigoroso processo de seleção e conclui-se com voos de patrulha realizados em conjunto com pilotos que também atuam como instrutores de TFO — espelhando a formação em campo que os novos oficiais recebem após a academia.

Esse ambiente de treinamento em camadas tornou-se o catalisador para que a Unidade de Apoio Aéreo criasse um evento em grande escala para compartilhar seu conhecimento com outros departamentos, com cada participante levando consigo capacidade adicional para sua própria unidade.

As unidades aéreas das polícias nos EUA têm enfrentado, há muito tempo, escassez de recursos para treinamento em TFO. Um fornecedor de câmeras FLIR ofereceu um programa aprofundado, mas focado exclusivamente em sua linha de produtos, deixando as unidades que utilizam outros sistemas sem treinamento comparável.

Foto: Greg Doyle

Com a rápida proliferação da tecnologia FLIR e de câmeras, a variedade de equipamentos e táticas cresceu mais rápido do que a documentação. Para suprir essa lacuna, o Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) buscou reunir todos os fornecedores da FLIR para compartilhar conhecimento operacional sobre seus produtos — e os fornecedores responderam com entusiasmo, enviando materiais e palestrantes.

A Equipe de Treinamento TFO de Apoio Aéreo projetou as sessões para serem altamente colaborativas, incentivando a participação de fornecedores, unidades parceiras de apoio aéreo e especialistas no assunto. As programações diárias foram repletas de apresentações e instruções práticas.

O treinamento também incluiu diversas sessões de palestras ministradas pelo Chefe de Operações Táticas, Manny Dickerson. Ele iniciou a semana com um curso teórico de três horas, abordando tópicos fundamentais e estabelecendo uma base de conhecimento para o grupo.

Jack Schonely, piloto de apoio aéreo aposentado e instrutor, ministrou um curso de um dia inteiro sobre táticas de combate a suspeitos, baseado principalmente em seu livro amplamente divulgado, ” Apprehending Fleeing Suspects” (Apreendendo Suspeitos em Fuga). Ele incentivou a participação, e os presentes compartilharam suas próprias experiências, o que gerou discussões animadas que aprofundaram a compreensão do grupo sobre as táticas fundamentais de apoio aéreo.

Foto: Greg Doyle

Especialistas dos fornecedores também ampliaram o conhecimento do grupo sobre os sistemas de câmeras FLIR, seus componentes de suporte e suas aplicações mais eficazes no combate ao crime. Outros membros da equipe de apoio aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) e de outras agências contribuíram com informações sobre especialidades como coordenação de cães farejadores e gerenciamento de perímetro.

Os pilotos de apoio aéreo e os TFOs do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) apresentaram breves palestras sobre o gerenciamento de emergências durante operações táticas, incluindo como avaliar rapidamente os eventos para decidir se o perímetro deve ser mantido ou se o patrulhamento de rotina deve ser retomado. O chefe dos TFOs, Dickerson, acrescentou outra sessão sobre o gerenciamento de perseguições, enfatizando a segurança dos policiais em todas as etapas.

Durante a semana, os participantes desfrutaram de um almoço na Academia da Polícia de Los Angeles (LAPD), um campus histórico que treina policiais desde 1932. Posteriormente, os participantes receberam Certificados de Conclusão para comprovar seus créditos de treinamento, e os instrutores circularam pelo grupo em seguida, respondendo a perguntas finais e parabenizando os participantes por suas conquistas.

A semana serviu como uma demonstração impressionante da vasta experiência da Unidade de Apoio Aéreo do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) em um dos assuntos mais importantes da aviação policial — e como um testemunho da dedicação da unidade em compartilhar conhecimento e colaborar com outras agências. O entusiasmo que tomou conta do hangar e da sala de aula da Unidade de Apoio Aéreo confirmou que esses princípios trazem benefícios significativos para todos os envolvidos. O compromisso de continuar — e até mesmo expandir — essa tradição parece estar em ótimas mãos.