Oficiais da Marinha realizam Ground School do helicóptero Esquilo no Grupamento Aéreo de São Paulo

Anúncio

São Paulo – Pela primeira vez, a Polícia Militar realizou uma parceria com a Marinha do Brasil para a formação inicial de três pilotos de helicóptero no curso ministrado na Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba. O curso iniciou no dia 30 de março.

Os primeiros-tenentes, Alexsandro Brito de Oliveira, Felipe Frambach Silva e Ronaldo de Oliveira Júnior já realizaram, cada um, 26 horas de voo, sendo uma hora de voo noturno. Até o final do treinamento voarão, 30 horas cada um, no helicóptero de instrução da Polícia Militar (Schweizer 269C-1).

Cap PM Bortilin do Grupamento Aéreo ministrando aula no Ground School aos oficiais da Marinha. Foto: Eduardo Alexandre Beni.
Cap PM Bortolin do Grupamento Aéreo ministrando aula no Ground School aos oficiais da Marinha. Foto: Eduardo Alexandre Beni.

Paralelamente ao treinamento básico de pilotagem, os oficiais de marinha estão realizando o Ground School do helicóptero Esquilo (AS350B2), ministrado pelo Centro de Treinamento do Grupamento Aéreo. Quando finalizarem o treinamento no Schweizer farão 05 horas de voo de adaptação no Esquilo.

Quando o treinamento terminar os três pilotos retornam ao Esquadrão HI- 1 da Marinha. A missão desse esquadrão é realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN). O HI-1 opera helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B) para instrução básica de voo e está sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Seu lema: “Nós ensinamos aos homens o que Deus legou apenas aos pássaros”.

Os pilotos

Cap PM Bortolin e os três oficiais da Marinha que realizam o curso. Foto: Eduardo Alexandre Beni.
Cap PM Bortolin e os três oficiais da Marinha que realizam o curso. Foto: Eduardo Alexandre Beni.

Os tenentes ingressaram na Aviação Naval em 2015 após passarem por um processo seletivo na Marinha. Realizaram testes físicos, psicológicos e médico. A fase intelectual do processo de seleção é feita a partir da classificação de saída da Escola Naval. Antes do início do curso de pilotagem realizaram no CIAAN treinamento de sobrevivência na selva e no mar e UTEPAS (Treinamento de sobrevivência em queda de helicóptero).

Nesse processo foram selecionados 27 oficias, sendo que 10 deles realizam o curso de pilotagem da Academia da Força Aérea no avião T-25 e desses, 3 oficiais também realizam o treinamento no T-27. Além dos 3 oficiais que fazem o curso de helicóptero na Polícia Militar de São Paulo, outros 3 tenentes realizarão o curso completo de pilotagem na Aviação do Exército, no helicóptero AS350L1.

Cada oficial, antes de ingressar na aviação naval, teve uma história profissional diferente. O Tenente Felipe Frambach tripulava o Navio Tanque Marajó, o tenente Allexsandro a Fragata Rademaker  e o Tenente Ronaldo a Fragata Independência.

Muito perto de finalizarem o curso básico de pilotagem marcam um momento histórico na aviação policial e militar. A formatura está prevista para acontecer no dia 29 de maio no Grupamento de Radiopatrulha Aérea no Aeroporto Campo de Marte.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários