Florianópolis  O Projeto Pegasus, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), é destaque no Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública, que aconteceu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro em Florianópolis (SC).  

O Pegasus visa modernizar a gestão da aviação de segurança pública no País ao incorporar o conceito de compartilhamento de infraestrutura de malha aérea para viabilizar pronta resposta a desastres e operações de busca e salvamento. Foto:divulgação

O Pegasus é uma iniciativa inédita desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIRD), que moderniza a gestão da aviação de segurança pública no País ao incorporar o conceito de compartilhamento de infraestrutura de malha aérea para viabilizar pronta resposta a desastres e operações de busca e salvamento.  

Durante a palestra inaugural do evento, a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, afirmou que o projeto amplia a capacidade de respostas em emergências, além de fortalecer a integração entre os estados e estabelecer novos padrões de governança, planejamento e interoperabilidade. Ainda de acordo com a diretora, a proposta se consolida como um marco no fortalecimento das operações aéreas voltadas à proteção da sociedade.   

 “O Pegasus é uma virada de página na gestão estrutural da segurança aérea, pois insere no Brasil esse conceito de compartilhamento de macroestruturas de difícil replicação, conceito esse já existente em outros países e que permite uma governança muito mais eficiente, pragmática e responsável dos recursos públicos”, completou a diretora.   

Sobre o ENAVSEG 2025

O ENAVSEG é o principal encontro nacional da aviação em segurança e reúne autoridades, gestores, operadores e especialistas da aviação de segurança pública.  

Além da palestra inaugural, o FNSP também participa com palestras sobre compras públicas para o setor da aviação. 

O objetivo do evento é reunir não apenas as forças de segurança pública do Brasil, mas também delegações de outros países, com líderes da aviação brasileira e delegações internacionais se reunindo para compartilhar conhecimento e experiência.  

O Estado de Santa Catarina foi escolhido para sediar o Encontro como parte do calendário de eventos dos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC) e reúne não apenas as forças de segurança pública do Brasil, mas também delegações de outros países. 

Além disso, foi realizada a quinta edição da Competição Nacional de Aviação de Segurança Pública, com as emocionantes provas de Operadores Aerotáticos/Tripulantes Operacionais e de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública.