USHST: Um olhar mais atento aos problemas de visibilidade
07 de outubro de 2017
2min de leitura
Washington DC – O grupo de estudos da USHST (US Helicopter Safety Team) completou uma abrangente análise da causas de acidentes fatais envolvendo helicópteros e desenvolveu 22 melhorias de segurança mensuráveis visando reduzir tais fatalidades.
As 22 recomendações de segurança podem ser agrupados em quatro categorias:
IMC e visibilidade (quatro recomendações)
Perda de Controle em Voo (cinco recomendações)
Gerenciamento de segurança (sete recomendações, sendo três ainda em desenvolvimento)
Competência (seis recomendações, sendo uma ainda em desenvolvimento)
No âmbito do IMC e da Visibilidade, o USHST trabalhará para implementar esses quatro sistemas de melhorias de segurança. O foco inicial será em quatro tipos de operações com helicópteros, sendo elas Pessoal/Privado, Aeromédico, Comercial e Utilitário.
IMC e da Visibilidade
▪ Detecção e Gerenciamento de Mudanças no Nível de Risco
Ação: Desenvolver e promover práticas recomendadas para pilotos e tripulantes para:
1) detectar aumento dos níveis de risco durante o voo,
2) comunicar efetivamente o aumento do nível de risco do voo para a tripulação;
3) tomada de decisão apropriada para a mitigação do risco.
▪ Treinamento de Gerenciamento de Falhas e Erros
Ação: Desenvolver melhores práticas para promover o ensino de Gerenciamento de Falhas e Erros (TEM) como parte do treinamento inicial e recorrente dos pilotos.
▪ Sistemas Avançados de Visão para Helicópteros
Ação: pesquisa, desenvolvimento e promoção do uso de tecnologias e sistemas visão aprimorada para helicóptero (como por exemplo, óculos de visão noturna, sistemas de visão aprimorados, sistemas de visão sintética, Combined Vision Systems, etc.) para auxiliar o reconhecimento e prevenção do voo não planejado em condições de visibilidade degradadas, bem como para aumentar a segurança durante o voo noturno
▪ Reconhecimento e recuperação de desorientação espacial
Ação: Desenvolver treinamento para o reconhecimento da desorientação espacial e recuperação de controle em voo. Enfatizar o uso de todos os recursos disponíveis instalados na aeronave, incluindo a automação, como aumento do uso do piloto automático.
De 2016 a 2019, o USHST vem concentrando uma maior atenção na redução de acidentes fatais com helicópteros nos EUA. A parceria indústria-governo tem por objetivo a redução até 2019 para 0,61 acidentes fatais por 100.000 horas de voo.
A meta da taxa de acidentes fatais para 2017 é de 0,69 ou inferior. Os primeiros indicadores para os primeiros seis meses de 2016 mostraram uma taxa real de 0,58 acidentes fatais por 100.000 horas de voo.
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