Drone em operação irregular é apreendido pelo BPMOA em Ponta Grossa, PR

Anúncio

Paraná – No dia 15/09 (sábado), durante o desfile cívico em comemoração aos 195 anos da Cidade de Ponta Grossa, uma Equipe do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas – BPMOA/PMPR foi designada para realizar a segurança e monitoramento do espaço aéreo no evento, em razão da previsão de participação da aeronave Saúde 03 no desfile, a qual é operada pelo BPMOA na Base Campos Gerais.

01

Durante a solenidade, uma aeronave remotamente pilotada (popularmente conhecida como drone) foi avistada realizando imagens sobre o público, próximo ao palanque de autoridades, mesmo após solicitação do cerimonial da solenidade para que o operador recolhesse o equipamento, o que não foi acatado. A Equipe do BPMOA então iniciou um patrulhamento para averiguar a ocorrência e identificar o operador, que foi localizado em seguida.

Após verificar a inexistência das autorizações, documentações e licenças exigidas para o voo do equipamento, um rapaz de 26 anos, responsável pela operação, foi conduzido até o Cartório do 1º BPM, juntamente com a aeronave apreendida, onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência Policial, e adoção das comunicações para as providências administrativas junto à ANAC e DECEA/FAB (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Saiba mais sobre o assunto:

O voo deste tipo de equipamento exige a observância e cumprimento das normas dispostas pela ANAC no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial – RBAC-E nº 94, bem como das normas relativas à utilização do espaço aéreo, regulado pelo DECEA, além da homologação junto à ANATEL.

Todas as informações a respeito do tema podem ser encontradas acessando o site da ANAC. O BPMOA, através de sua Seção de Operações, também está à disposição para esclarecimentos a respeito deste tema, envolvendo a fiscalização e o uso institucional dessas aeronaves, através do telefone (41) 3251-1800 ou e-mail: [email protected]

Comunicação Social do BPMOA.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários