Entenda a importância dos procedimentos operacionais

Anúncio

Toda empresa, órgão ou instituição, seja ela de qualquer tamanho ou ramo e que tenha a pretensão de crescer e se destacar no seu ambiente de atuação deve buscar métodos de padronizar suas atividades e minimizar os riscos de erros ou falhas. Isso trará aspectos positivos tanto no que diz respeito à qualidade de produção e dos serviços ou produtos ofertados quanto à proteção da organização como um todo.

Um dos métodos mais utilizados no meio corporativo para tal finalidade é a adoção do Procedimento Operacional Padrão (POP). Trata-se de um tipo de documento que tem como finalidade expressar o planejamento das rotinas operacionais para chegar próximo à perfeição e reduzir a ocorrência de falhas.

Saiba mais: 

procedimento-operacional-padrão

Determinar Processos

Um dos principais objetivos dos procedimentos operacionais é, exatamente, o de expressar quais são os processos de cada uma das atividades/operações executadas. Nele devem constar as instruções claras e sequenciais das atividades, as especificações dos profissionais responsáveis por cada tarefa, quais são os equipamentos que devem ser utilizados e ainda o que NÃO se deve fazer, prevendo condutas imediatas para correção de eventuais falhas.

Ainda que ele seja visto como uma ferramenta de qualidade, olhando especificamente pela perspectiva da segurança, o Procedimento Operacional Padrão também é fundamental para minimizar consideravelmente o número de erros e variáveis não determinantes e, caso aconteça alguma falha, facilita identificar de onde está vindo o problema.

Estabelecer respostas

Ainda que os POPs tenham por objetivo evitar qualquer tipo de desvio nas atividades executadas, algumas falhas ainda podem acontecer. Nesses casos, o POP também deve oferecer direcionamentos sobre quais são as ações que precisam ser tomadas para corrigir eventuais erros e minimizar os possíveis perigos/riscos.

Facilitar o trabalho da equipe

Tais documentos são instrumentos essenciais para garantir que os operadores sigam o mesmo padrão de atividade, independentemente do “tempo de casa” que possuem. Descrevem minuciosamente como é feita a execução de cada atividade dentro da instituição ou empresa, indicam o respectivo responsável, permitem instruir os novos profissionais e garantem que logo nos primeiros dias eles acompanhem a mesma linha de trabalho do restante da equipe, sem perda da qualidade e atendendo as medidas de segurança necessárias.

Ainda que a importância da adoção dos POPs seja evidente, é necessário também que haja uma rigorosa supervisão para saber se este documento está tendo a devida adesão. Para isso, as organizações devem possuir um sistema de monitoramento e análise, que ajudarão a garantir a eficácia do Procedimento Operacional Padrão e que toda a equipe está atuando de acordo com as normas estipuladas pela organização nesse documento.

Com o advento, em 12 de abril deste ano, do RBAC 90, ficou formalizado em seu escopo que os POPs (ou SOPs, como o dispositivo trata) são “…publicações do sistema de manuais com instruções escritas para alcançar a uniformidade do desempenho da segurança operacional de uma função específica na UAP”. Então, caro leitor, estude e siga os POPs da sua unidade e contribua quando necessário para a sua atualização e adequação a fim de que todas as missões sejam sempre seguras sem comprometer a operacionalidade.

Fonte: Texto publicado no Boletim PrevinES 086/2019 do NOTAER/ES, adaptado do artigo Grupo Avantia

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários