A Missão – O Combate – O Acidente – Os Heróis

Anúncio

Rio de Janeiro – Hoje não é um dia para comemorações, hoje é dia de respeito e reverência àqueles que tombaram no cumprimento da missão. Esses valorosos combatentes estavam em uma luta incessante contra o mal e morreram heroicamente. O Sd Stadler, o Sd Canazaro e o Cb Patrício, tombados no campo de batalha, eram três excelentes tripulantes e policias militares dedicados, bons amigos, profissionais sérios e queridos por todos. Foram perdas irreparáveis.

A luta contra o mal tem um preço – o sacrifício da própria vida – quem está disposto a lutar? Esses nobres polícias lutavam contra o mal, estavam muito adiante daqueles que pensam em uma sociedade justa e em paz. Eles deram suas vidas em troca dessa tão almejada PAZ. Quem está disposto a fazer essa troca? Somente os Homens de Valor, somente os Homens de Coragem, SOMENTE os verdadeiros Heróis.

Que nada do que ocorreu nesse dia fatídico seja em vão!

A Tripulação do helicóptero:

Comandante (1P): CAP PM Marcelo Vaz ;
Co-piloto (2P): CAP PM Mendes ;
Tripulantes da porta direita: CB PM Fernandes e SD PM Canazaro;
Tripulantes da porta esquerda: CB PM Patrício e SD PM Stadler.

O Helicóptero:

AS350B2 Fênix 03
AS350B2 - Fênix 03, aeronave com blindagem no piso

O Combate:

Por volta de 01:00h do dia 17 OUT 2009, bandidos da facção Comando Vermelho do Complexo do Morro São João (favelas do Quieto, Matriz e São João) com reforço de outras favelas da mesma facção, teriam tentado invadir o Morro dos Macacos da facção ADA. O confronto se estendeu por toda a madrugada.

Na parte da manhã guarnições do 6º BPM (Tijuca) invadiram o Morro dos Macacos e guarnições do 3º BPM (Méier) invadiram o Complexo do São João. Eles foram apoiados por policiais do BOPE e BPChq. Houve intenso confronto com os policiais e havia bandidos no interior da favela e também homiziados nas matas que cercam ambos os morros. Policiais ficaram encurralados e alguns foram feridos.

Primeiro um helicóptero (Fênix 03) procedeu o apoio e foi atingido por projétil de arma de fogo (PAF) na porta esquerda, no “vidro” abaixo da janela do co-piloto, mas não atingiu ninguém. Posteriormente, após abastecimento, prosseguiram para o local as duas aeronaves (Fênix 02 e 03), com tripulação completa e, durante o sobrevôo na divisa do Morro do São João com Matriz, a aeronave Fênix 03 (PR-EPM), AS350B2, que possuía blindagem até calibre 7,62mm no assoalho, foi atingida por diversos disparos vindos do lado direito, atingindo a fuselagem e tripulantes.

O Acidente:

Os disparos provocaram um incêndio na parte traseira inferior da aeronave, pouco atrás da cabine e até o início do cone de cauda, provocando uma labareda de fogo enorme que chegava quase ao meio do cone de cauda. Os tripulantes reportaram a pane e também que estavam atingidos por PAF. A outra aeronave Fênix 02 (PP-EMA), AS 350B2, que fazia sobrevôo um pouco mais alto e atrás também alertou sobre o fogo.

CAPRJ
Capitão Marcelo Vaz: piloto conseguiu desviar o helicóptero da comunidade e ficou chocado com a morte dos colegas em ação. Foto: Carlo Wrede/Agência O Dia

O Cap Marcelo Vaz conduziu a aeronave por alguns segundos em vôo avisando que estava caindo. Iniciou uma aproximação em procedimento de emergência para um campo de futebol de terra, em frente à favela do outro lado da rua, seguido pela outra aeronave. Na “reta final”, com várias luzes do painel de alarme já acesas, o Cap Marcelo teria cortado o motor (corte combustível) e teria perdido também o hidráulico. Pousou em auto-rotação no campo.

No impacto a aeronave girou para a direita e tombou sobre o lado esquerdo. A aeronave já estava em chamas e rapidamente incendiou-se por completo. A tripulação, aqueles que conseguiram, deixaram logo a aeronave. O último a sair o Cb Patrício, deixou a aeronave com o corpo todo em chamas, farda, colete, coturno, absolutamente tudo.

Policias tentaram, em vão, debelar o fogo no corpo do Cb Patrício, que ardeu em chamas por mais de um minuto. Logo em seguida a outra aeronave pousou no mesmo campo e os tripulantes e pilotos correram para ajudar os companheiros. Com a intensidade das chamas que consumiam o Fênix 03, as munições dos dois policias carbonizados, começaram a detonar e causou um pouco de confusão, pois num primeiro momento, interpretou-se que eram disparos dos criminosos contra a tripulação da aeronave abatida, o que retardou o auxílio ao Cb Patrício.

aeronave queimada
Fênix 03 em chamas. Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Depois de certo tempo os policias conseguiram tirar toda a roupa do Cb Patrício, deixando-o nú e por isso ficaram com queimaduras nas mãos. Logo em seguida a outra aeronave socorreu o Cb Patrício para o Batalhão de Choque (BPChq) onde fica sediado o GESAR (grupo de resgate paramédico da PMERJ), enquanto chegavam os primeiros policias por terra para prestar apoio no local da queda.

O CENIPA decidiu não investigar por “não se tratar de acidente aeronáutico e sim homicídio”, segundo algumas fontes. Logo após debelado o incêndio os destroços foram recolhidos.

Os Heróis:

Os dois pilotos foram socorridos por viaturas para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM).

O Cap Marcelo Vaz, sofreu queimaduras nas mãos e pequenas escoriações, foi tratado e logo depois liberado.

O Cap Mendes teve queimaduras nas mãos e PAF de fuzil (possivelmente 5,56mm) no pé direito (na sola), mas causou apenas ferimentos leves, sem fraturas. O projétil entrou com pouca energia. Esse disparo entrou pela “bolha” e tinha estilhaços dela no pé do Capitão. Teve o pé operado, o projétil foi retirado e as feridas tratadas, sem maiores danos. Ficou internado, não corre risco de morte. Recebeu alta hospitalar em 19Out09.

O Cb Fernandes foi socorrido por um veículo blindado para o Hospital do Andaraí, onde teve o joelho operado (atingido por PAF de fuzil no joelho direito). As feridas de queimaduras nos braços e pernas foram tratadas, não corre risco de morte e passa bem. Permaneceu internado.

O Cb Patrício foi levado para o hospital do CBMERJ, onde realizaram os primeiros procedimentos médicos, sendo removido de helicóptero para o HFAG (Hospital da Força Aérea do Galeão), onde possui um Centro de Tratamento de Queimados de referência. Além das queimaduras, o policial foi atingido por PAF de fuzil (calibre não confirmado) na coxa direita. Estava em estado gravíssimo e faleceu em 19Out09.

O Sd Stadler faleceu no local do acidente. Teve o corpo totalmente carbonizado. Não conseguiu deixar a aeronave. Especula-se que ele tenha sido atingido por PAF no tórax (impacto pelas costas), mas não confirmado. Possivelmente já estaria morto ou em estado grave no momento do impacto com o solo

O Sd Canazaro faleceu no local do acidente. Teve o corpo totalmente carbonizado. Não conseguiu deixar a aeronave. Especula-se que ele tenha sido atingido por PAF na cabeça (impacto frontal), mas não confirmado. Possivelmente já estaria morto no momento do impacto com o solo.

Homens valorosos feriram-se no combate e outros perderam suas vidas e deixam uma profunda tristeza em seus colegas, amigos e familiares. A Aviação Policial está em luto.


QUEM ESTÁ DISPOSTO A LUTAR?

QUEM ESTÁ DISPOSTO A FAZER ESSA TROCA?


ESSA TAREFA É DE COMPETÊNCIA DOS HOMENS DE CORAGEM


36 COMENTÁRIOS

  1. A AVIAÇÃO POLICAL BRASILEIRA ESTÁ DE LUTO. ESTÁ DE LUTO PELOS VALOROSOS PROFISSIONAIS QUE NÃO EXITARAM EM CUMPRIR SUAS DIGNAS MISSÕES, NESSE CASO, “MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA”.
    A CANÇÃO DA PMERJ FALA, EM SEU REFRÃO: “AQUI NÓS TODOS APRENDEMOS A VIVER, DEMONSTRANDO VALOR, POIS O NOSSO IDEAL É ALGO QUE NEM TODOS PODEM ENTENDER NA LUTA CONTRA O MAL. SER POLICIAL É SOBRETUDO UMA RAZÃO DE SER, É ENFRENTAR A MORTE, MOSTRAR-SE UM FORTE NO QUE ACONTECER.”
    ASSIM FORAM OS NOSSOS HERÓIS: ENFRENTARAM A MORTE EM DEFESA DE UMA SOCIEDADE QUE SEQUER VALORIZA OS SEUS GUARDIÕES.
    SOMOS, POIS, MANTENEDORES DA CIDADANIA. QUER PELA TERRA, PELO AR OU PELO MAR, GARANTIMOS OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE PESSOAS QUE JAMAIS SABEREMOS O NOME.
    SIM, NOSSOS GUERREIROS ALADOS SÃO HERÓIS! SÃO HERÓIS SIMPLESMENTE PELO FATO DE NÃO SUCUMBIREM DIANTE DAS ADVERSIDADES E CONTINUAREM CUMPRINDO A MISSÃO QUE LHES FOI CONFIADA, DE DEFENDER A SOCIEDADE! SÃO HERÓIS PORQUE HONRARAM O SEU JURAMENTO. SÃO HERÓIS PORQUE DEMONSTRARAM SEU VALOR E SOBRETUDO ESSE IDEAL DE LUTA CONTRA O MAL!
    DESCANSEM EM PAZ, INTRÉPIDOS GUERREIROS. TENHAM CERTEZA QUE AS SUAS HISTÓRIAS NÃO SERÃO ESQUECIDAS!

  2. Sem palavras..! Verdadeiros heróis..! Que DEUS continue iluminando a todos os que defendem a sociedade jurando o sacrifício de sua prória vida..! Certamente esse triste episódio não será em vão, pois acreditamos no poder constituído, no Estado! Que alguns setores da sociedade “acordem” e, a partir de agora, somem esforços para que essa guerra em breve tenha um fim…

  3. Todos nós estamos realmente muito triste com o acontecido com os companheiros do GAM, gostaria de saber se os defensores dos Direitos Humanos irão ao menos visitar os familiares desses Heróis, só mais uma pergunta onde esta o pessoal da Rede Globo? Há esqueci morte de policial não vende.

  4. Saímos há pouco do GAM e aqui, no Tocantins, sentimos uma grande dor! Que Deus esteja com todos! Nossos sentimentos aos irmãos GAM/PMERJ.

  5. A todos os bravos guerreiros da PMERJ, que todos os dias doam suas vidas em prol da sociedade, e que mesmo em condições desumanas continuam na batalha, mesmo sabendo que jamais serão reconhecidos por essa sociedade mesquinha e egoísta a qual vivemos !!! A familia destes heróis deixo minhas condolências e aos Guerreiros do GAM meu abraço fraterno e que DEUS ilumine cada um no cumprimento do DEVER !!!

  6. As Polícias Militares de todo país estão de luto.
    Uso deste espaço para deixar meus sentimentos aos familiares e companheiros daqueles heróis tombados no cumprimento da missão policial.
    Acompanhamos pela TV, a triste cena, da aeronave em chamas tentando localizar um local seguro para o pouso.
    Rogamos ao Criador, que na sua infinita bondade, possa minimizar o sofrimento dos familiares dos dois heróis que partiram e pedimos ainda que dê força aos guerreiros do GAM para que possam continuar na luta contra a criminalidade, cumprindo com o seu DEVER, em busca de uma sociedade mais justa.
    Que Deus ilumine a todos.

  7. A aviação policial está de luto. Que a família dos heróis mortos em combate sejam confortadas. Que a sociedade olhe nossos policiais com outros olhos. Que Deus proteja todos nós.

  8. NÓS AQUI DO GTA DE PERNAMBUCO, ESTAMOS DE LUTO COM A PERDA DESSES BRAVOS COLEGAS.
    MAS, SÃO MOMENTOS COMO ESSE QUE REFORÇAM NOSSO IDEAL DE BEM SERVIR, PRA QUE TENHAMOS UMA MELHOR SOCIEDADE NO FUTURO.
    UM LOCAL ONDE POSSAMOS CRIAR NOSSOS FILHOS COM TRANQUILIDADE.
    QUE DEUS CONSOLE OS CORAÇÕES DOS FAMILIARES DESSES VALOROSOS GUERREIROS DO AR, E QUE CONTINUE NOS DANDO FORÇA PRA COMBATERMOS A MARGINALIDADE.
    ROMILDO.

    FALCÃO !!!

  9. Aos Irmãos e HERÓIS do GAM/PMRJ nossos sentimentos de condolências pelo trágico ocorrido, ostensivos aos familiares dos GUERREIROS que tombaram em serviço. Que DEUS proteja a todos nós operadores da aviação de segurança pública.

    AO VÔO!!

  10. PARA NÓS QUE FAZEMOS A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, RESTA APENAS UMA CERTEZA: O OCORRIDO COM OS GUERREIROS DA PMERJ NO ÚLTIMO SÁBADO SERÁ UTILIZADO COMO COMBUSTÍVEL PARA ALIMENTARMOS NOSSAS ALMAS E CONTINUARMOS A LUTA CONTRA A CRIMINALIDADE EM NOSSO PAÍS. MESMOS DISTANTES GEOGRAFICAMENTE, MAS OS OBJETIVOS COMUNS, DE TERMOS UMA SOCIEDADE MAIS TRANQUILA E PACÍFICA, NOS UNE.
    O GRUPAMENTO TÁTICO AÉREO DO ESTADO DE PERNAMBUCO TAMBÉM ESTÁ DE LUTO…
    JAMAIS ABAIXAREMOS NOSSAS FRONTES!!!!!
    QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS.

  11. BOM DIA SENHORES! PARA QUEM NÃO ME CONHEÇE, SOU PILOTO DE HELICÓPTERO E FAÇO PARTE DO GAM DESDE SUA CRIAÇÃO, EM 2002, E ESTAVA NO COMANDO DA AERONAVE FENIX 02 NA OPERAÇÃO DO DIA 17/10/09. GOSTARIA DE AGRADECER TODAS AS HOMENAGENS E MANIFESTAÇÕES DE SOLIDARIEDADE PARA COM NOSSOS CONPANHEIROS TOMBADOS NO COMBATE E DIZER QUE EM TODOS OS MEUS 08 ANOS DE BOPE E 7 DE GAM E EM TODAS AS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS NUNCA ASSISTÍ A TAMANHA DEMONSTRAÇÃO DE CORAGEM, DEDICAÇÃO, COMPANHEIRISMO E PROFISSIONALISMO DAS TRIPULAÇÕES DE AMBAS AS AERONAVES, QUE, ANTES E DURANTE O RESGATE, ENFRENTARAM O FOGO INIMIGO, AS CHAMAS E AS MUNIÇÕES EXPLODINDO PARA SOCORRER OS FERIDOS DO FENIX 03. POR MAIS QUE EU TENTE EXTERIORIZAR TAL MOMENTO, NÃO SERIA POSSÍVEL, É UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA, QUE NÃO DESEJO À NINGUÉM, MAS QUE REFORÇA AINDA MAIS O QUE SEMPRE AFIRMEI: “O GAM POSSUI OS MELHORES E MAIS DEDICADOS POLICIAIS DA PMERJ, SÃO OS ÚNICOS POLICIAIS QUE CONHEÇO QUE RECLAMAM QUANDO NÃO ESTÃO TRABALHANDO OU TREINANDO”, SÃO EXEMPLOS DE POLICIAIS. NÃO SOU DE RASGAR SEDA, MAS É IMPOSSÍVEL PARA MIM NÃO TRANSMITIR A ADMIRAÇÃO E HONRA DE COMBATER COM ESSES BRAVOS POLICIAIS E TER A CERTEZA DE QUE, SE UM UM DIA FOR PRECISO, ARRISCARÃO SUAS VIDAS POR MIM, ASSIM COMO FAREI. UM ABRAÇO PARA TODOS.

    SGT AFONSO.

  12. Marcelo Parabens.

    Graças Deus vc foi protegido.

    Aqui quem fala e seu amigo geraldo anael do curso da embraer feito em sao jose dos campos nos anos de 1989/1990

    um grande abraço.

  13. É com muita indignação que nós, integrantes da aviação de defesa civil de Minas Gerais, recebemos essa notícia tão triste… Sabemos que os militares que tombaram nessa missão eram sim o exemplo de policiais dedicados e compromissados com a aviação policial. Nossos sentimentos a todos os companheiros da aviação do Estado do Rio de Janeiro. Que as bençãos do senhor possam confortar toda família e amigos que esses valorosos policiais aqui deixaram…

    Farley Rocha Soares, CAP BM
    Comandante de Aeronave – CBMMG
    Sub Comandante – Batalhão de Operações Aéreas

  14. CAROS AMIGOS,

    SOU O CAP MENDES DA PMERJ, E ERA O COPILOTO DA AERONAVE FENIX 03 QUE FOI ABATIDA. DEIXO AQUI REGISTRADO MEUS SENTIMENTOS AOS AMIGOS QUE VIERAM A FALECER NAQUELE TRÁGICO DIA, E AGRADECER E MUITO AO COMANDANTE DA MINHA AERONAVE (CAP MARCELO VAZ), MINHA TRIPULAÇÃO ( CB FERNANDES, CB PATRÍCIO, SD STADLER E SD CANAZARO), A GUARNIÇÃO DA AERONAVE FENIX 02 (SGT AFONSO, MAJ RAMOS, SGT CORDEIRO, CB XAVIER E CB GONÇALVES) QUE LUTARAM PELA PAZ DE NOSSA CIDADE E FIZERAM O TUDO O QUE PODERIA TER SIDO FEITO PARA SALVAR A VIDA DE NOSSOS COMPANHEIROS, MAS INFELIZMENTE NÃO CONSEGUIMOS O RESULTADO QUE ESPERÁVAMOS, QUE ERA TODA A TRIPULAÇÃO BEM. FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO GRANDE AMIGO SGT AFONSO. QUE DEUS ABENÇOE OS COMPANHEIROS QUE NOS DEIXARAM E TRAGA O CONFORTO PARA AS SUAS FAMÍLIAS.

    ABRAÇOS

    CAP MENDES – PMERJ

  15. Aos familiares e companheiros do GAM, nossos sentimentos e que o Nosso SENHOR esteja presente, confortando e trazendo discernimento e sabedoria para acertarmos em nossas decisões.

    Estas perdas são irreparáveis, então não deixaremos que sejam em vão, continuem FORTES e servindo a sociedade com o profissionalismo e coragem que sempre demonstraram!!!

    “…daremos uma resposta a isso, investidos não de um sentimento de vingança e sim de JUSTIÇA!…estas pessoas serão vítimas de suas próprias escolhas! (PMERJ)”

    Forte abraço a todos!!!

    Sgt PM Edmar
    Tripulante Operacional
    BRPAe Praia Grande – SP

  16. DEIXO AQUI MEUS MAIS PROFUNDOS SENTIMENTOS A ESTES EXCEPCIONAIS POLICIAIS MILITARES QUE RASGAM OS CÉUS CARIOCAS PARA PROTEGEREM ANONIMOS COM O RISCO DA PROPRIA VIDA.
    AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA ESTÁ DE LUTO E COM CERTEZA FARÁ JUSTIÇA….

  17. A todos os tripulantes e, sobremaneira, aos que tombaram, minhas condolências.
    Não sei quanto ao resto da população, mas eu como carioca a muito fora do Rio, agradeço e rendo homenagens a todos da corporação.
    O nosso muito obrigado pelo valor, competência, honestidade e coragem ao nos defender.
    Rogo a Deus que conforte aos parentes enlutecidos.

  18. Minhas condolências aos familiares e amigos dos policiais abatidos. Perdas inestimáveis para a sociedade.
    Nossas autoridades ainda não perceberam que algumas cidades vivem em permanente situação de GUERRA e que isto deve ser enfrentado como guerra, com equipamentos e estratégia adequados para esta situação. Infelizmente, quem paga o preço da omissão são os justos.

    Que DEUS dê conforto aos familiares e amigos e luz aos que partiram lutando.

  19. Agora o céu ficou mais cinza…
    Venho declarar meus sentimentos por uma grande perda para aviação,para nossa sociedade e para a polícia do RJ.
    Com grande orgulho desses heróis que fizeram de tudo para proteger esta cidade e que serão imortais em nossa memória.
    A dor é grande…
    Peço a Deus por cada família e amigos..que o conforto venha com o tempo…

  20. Aos Hérois !
    Os Hérois, sem modéstia, desta misssão são aqueles que arriscaram e os que deram suas vidas em prol da segurança pública no Rio de Janeiro. Os pilotos e os Tripilantes desta aeronave demonstraram que a aviação policial no Brasil é feita com suor sangue e lágrimas. Apesar de tudo isso,este momento ímpar na aviação policial, nos trouxe a certeza de que a atividade aeropolicial será cada vez mais fortalecida em todo o Brasil. Enquanto tivermos homens e mulheres da segurança pública e da defesa social dispostos a lutarem contra a criminalidade e em defesa dos justos.
    Salve os herois da pátria amada…
    Salve os bravos Tripulantes Operacionais que perderam suas vidas no combate…
    Salve a todos aqueles que comprarão essa briga contra a criminalidade lutando nos ares dos quatros, deste Brasil.
    Salve a atividade aeropolicial que jamais desistirá da luta e do combate.

  21. Sgt Afonso e Cap Mendes, quando, com a ajuda do Maj Daniel (grande amigo e que tenho muito respeito), escrevi esse texto, fiquei muito emocionado, pois ao longo dos meus quase 17 anos na Aviação Policial, quando escrevia e formatava o texto, relembrava muitos momentos bons e muitos ruins que tive na Aviação, mas, de tudo que vi, a imagem do Cap Marcelo Vaz com as mão queimadas me deixou profundamente angustiado, ví-me no lugar dele e fui tomado por um sentimento avassalador de dor. As imagens não representam o sentimento. Tenham Fé, lutem, pois, acreditem, não os deixaremos sozinhos no campo de batalha.

  22. Bom depois de todos esses comentarios so tenho uma coisa a dizer. Me orgulho de ter servido com vcs nunca deixarei de ser UM FENIX!!!!REDUNDANTE DIZER que essas duas equipes de serviço no dia 17/10 verdadeiramente foram bravos e grandes herois.Sempre estivemos preocupados com nossas investidas nas favelas do Rio,MAIS SEMPRE COM A DOUTRINA DE SEGURANÇA DE VÔO em diminuir os nossos riscos.MARCELO FIQUE CERTO QUE VC FEZ MAIS DO QUE PODIA SUPEROU MOMENTOS QUE TE CONFEÇO TALVES NÃO CONSEGUIRIA TER O MESMO SUCESSO,ME ORGULHO DE VC FICO FELIZ DE TER PARTICIPADO DESSA FORMAÇÃO. FIQUE COM DEUS OU MELHOR ELE JA ESTA COM VC.De um de seus intrutores e amigo de sempre MAJOR ANDRADE.

  23. heróis anônimos, para os outros porque para nós, heróis nominados, aqueles que debaixo da demagogia governamental e da sociedade hipócrita, lutam como nós dia após dia para combater essa m… que é a droga. Sabe quem é o principal culpado para mim…? o usuário de drogas, que depois se acha no direito de reclamar da crescente violência ou criticar ações policiais. Bando de fdp !! Perdão senhores.

    • Infelizmente, Sgt, não há como discordar do senhor. E ainda querem legalizar a maconha e regulamentar a profissão de traficante. A inversão de valores é absurda nos dias de hoje, e o povo aplaude essa maldição que é o vício das drogas e os males que ele traz consigo. Conheço suas histórias de guerra, sgt Danúbio. Admiro sua coragem e dedicação, além da fé que compartilhamos. Deus o abençoe, e me aguarde. Em breve me juntarei nessa guerra contra o narcotráfico.

  24. Aos irmãos do GAM nossos sentimentos sinceros pela perda de tão bons policias. Às famílias sintam orgulho de terem pessoas compromissadas com seu dever que morreram protegendo a sociedade, embora muita das vezes não reconheça.Essa é uma data que deve ser lembrada sempre pelos grupamentos aéreos de todo o Brasil para alimentar as chamas de nossa missão.

  25. Camaradas, é com orgulho que me reviro a vocês (nós) heróis anônimos, que pra mim são íntimos. Peço a DEUS para nos confortar e dar força e motivação na condução de “nossa lida que é nossa vida”.
    DEUS nos proteja.
    Forte abraço,
    Wagner Batista

  26. Caros colegas da Aviação de Segurança Pública,
    É cm pesar que escrevo esta mensagem de apoio e condolências aos bravos heróis do GAM que participaram deste trágico evento em prol da sociedade brasileira, sim, o que acontece no RJ reflete em todo o país. Não tenho como não lembrar do acidente por que passamos em 2004, quando perdemos o Capitão IBES, que sofreu graves queimaduras e veio a falecer. Tivemos naquela oportunidade apoio impar do efetivo do GAM, durante a permanência do IBES no HFAG. Nos resta apenas deixar as saudações e a palavra de conforto aos amigos.

  27. Camaradas, é com orgulho que me refiro a vocês (nós) heróis anônimos, que pra mim são íntimos. Peço a DEUS para nos confortar, dar força e motivação na condução de “nossa lida que é nossa vida”.
    DEUS nos proteja.
    Forte abraço,
    Wagner Batista

  28. Caríssimos irmãos do GAM / RJ,

    Envio a vocês toda a energia e oração para que esse momento de adversidades se transforme em vitórias e evolução espiritual. Tenho certeza que todo o povo Catarinense em especial o do morro do baú esta sofrendo, orando e torcendo por todos vocês.

    Vida longa aos irmãos de farda…!!!!

    “A fênix ou fénix é um pássaro da mitologia grega e egípcia que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Pode se transformar em uma ave de fogo.

    Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. A fénix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária. A fénix, após erguer-se das cinzas, levava os restos do seu pai ao altar do deus Sol na cidade egípcia de Heliópolis (Cidade do Sol). A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.”

    Cap PM Felzcky BAPM – SC

  29. Assistimos preocupados, a todo momento, o crescente avanço da criminalidade e da violência desenfreado no nosso país.
    A maldade se espalha pelo planeta como se nenhuma barreira existisse para impedí-la. A sensação nefasta é que não há fim porque o mal parece perdurar…
    Mas para que o mal perdure é preciso que os homens de bem não façam nada.
    Se limitem, pura e simplesmente, à “zona de conforto” do assistir e nada fazer.
    A vida nos mostra que é preciso lutar.
    E há aqueles que lutam, apesar da luta contra o mal ter um preço, que pode ser o mais alto ao qual poderíamos ser submetidos: o sacrifício da própria vida.
    Incansáveis, há os guerreiros que acreditam que o bem pode vencer o mal, que o mundo pode ser melhor e que, sobretudo, escolheram a defesa da sociedade a qualquer custo como sua missão.
    Nós acreditamos nisso. A tripulação do Fênix 03 acredita nisso. Os tripulantes do Fênix 03 que tombaram no cumprimento do dever em combate aos marginais do Morro dos Macacos no último dia 17 acreditavam nisso…
    No exercício do seu mister três dos nossos irmãos PM “alados” deram a sua vida pelo que acreditavam, honrando, sobretudo, a Organização à qual pertenciam.
    Neste momento difícil, apresentamos nossa solidariedade e sentimentos. O GRAER da PMBA está enlutado.
    É com grande tristeza, portanto, que compartilho a dor que todos agora sentem, rogando a Deus que nos dê, também, a capacidade para compreender e superar as adversidades e os momentos difíceis como o que estamos vivendo.
    Nossas mais sinceras condolências aos irmãos do GAM.

  30. Felizmente a polícia do Rio tem heróis como o Cap Vaz e sua tripulação, apesar dos tantos problemas que enfrentam no seu dia-a-dia e da chamada banda podre, que tenta, mas não consegue, prejudicar a corporação, fica os meus agradecimentos por termos policiais sérios e competentes. Que sejam sempre protegidos e abençoados. Capitão Vaz parabéns pelo sucesso na missão de salvar os seus colegas e a si próprio, além das pessoas que estavam abaixo, em suas residências.

  31. Quando um colega de farda é abatido dessa maneira covarde, todos nós sentimos na nossa própria carne, meus sentimentos às famílias desses combatentes e minha eterna homenagem aos bravos guerreiros.

  32. Prezados colaboradores do site PILOTO POLICIAL,

    Como integrante do GAM desde a sua fundação em 2002 e atual Chefe do Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA) do GAM, agradeço por todos os depoimentos aqui deixados em homenagem aos nossos amigos e heróis que vivenciaram a terrível experiência do voo do dia 17 OUT 2009.

    Como Piloto de Helicóptero e Chefe dos Tripulantes Operacionais do GAM, foi muito difícil para mim (e para todos nós do GAM) sepultar os três heróis mortos em combate naquele dia. Sabemos que não vai ser em vão! Jamais esqueceremos deles! Honraremos o nome de cada um deles hoje e sempre!

    As palavras amigas e de incentivo recebidas aqui oriundas de todo o Brasil nos servem de estímulo para seguirmos adiante, sabendo que a aviação policial é uma só e que a nossa família de PILOTOS POLICIAIS está mais unida a cada dia!

    Um forte abraço a todos. Obrigado em nome do GAM.

    CAP PMERJ Rodrigo Duton – PCH
    Chefe do Núcleo de Policiamento Aéreo (NPA) – GAM

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários