A Airbus Helicopters anunciou uma série de melhorias de desempenho e segurança destinadas ao seu helicóptero monomotor leve H125 AStar (também conhecido como Squrriel/Ecureuil).
Um aumento de potência no motor Safran Arriel 2D fornece uma capacidade de carga externa adicional de 308 libras (140 kg). Até agora, a capacidade típica tem sido de uma tonelada métrica, disse Axel Aloccio, chefe de programas de helicópteros leves da Airbus.

As melhorias no Airbus H125 aumentarão ainda mais sua adequação para trabalhos utilitários. Foto de Anthony Pecchi
Quando usado com o aprimoramento aerodinâmico de cauda FastFin da BLR Aerospace, a carga adicional é de 420 libras (190 kg), disse Aloccio. Os componentes do BLR podem ser instalados na própria linha de produção por aproximadamente US$ 70.000. A combinação também aumenta o teto fora do efeito solo de 11.100 pés (3.380 metros) para 13.400 pés (4.080 metros).
“Hoje, o Arriel 2D está com potência limitada no H125 porque não tínhamos certeza de como a fuselagem suportaria a potência total disponível em termos de estresse, cargas e fadiga, e estávamos preocupados com a capacidade de controle”, explicou Aloccio. Nos últimos meses, a Airbus realizou testes de voo para medir os níveis de estresse com precisão. Eles provaram que a fuselagem pode “absorver toda a potência”.
A modificação é apenas uma mudança de software no VEMD fornecido pela Thales. A Thales não confirmou o custo de retrofit da atualização. Aproximadamente 1.000 H125s (incluindo alguns vendidos sob seu nome anterior, AS350 B3e) estão voando em todo o mundo.
A Airbus espera a certificação da modificação nos próximos meses de 2023. O H125 passará a oferecer a mesma potência de decolagem – 952 cavalos – do H130, mais pesado, em vez dos atuais 847 cavalos. O manual de voo será atualizado e nenhum treinamento será necessário, disse Aloccio.
Para operações de carga externa, o centro de gravidade de carga está localizado logo abaixo do tanque de combustível, aumentando o risco de vazamento de combustível após uma colisão. A certificação de um sistema de combustível resistente a colisões (CRFS) que pode lidar com esse equipamento foi completada recentemente. O sistema garante que nenhum combustível vazará por 30 minutos após um acidente e a Airbus está tornando-o padrão no H125.
O aumento de preço correspondente, € 35.000 ($ 39.000), está abaixo do custo real do CRFS. O retrofit está disponível pelo mesmo preço em todos os modelos certificados após 1994 na família Ecureuil, como o AS350 B3 e o EC130. A acréscimo de peso da modificação é de 33 libras (15 quilos), disse Aloccio.
No cockpit, o primeiro indicador de limite (o instrumento que exibe o primeiro limite que um parâmetro do motor atingirá) agora pode ser usado em um display remoto. Um Certificado Suplementar de Tipo foi recebido para a unidade de recuperação de dados e transmissão bluetooth, disse Aloccio. O display remoto pode ser um tablet, por exemplo, e permite um monitoramento mais fácil dos parâmetros do motor durante as operações de carga externa, quando o piloto precisa se concentrar em olhar para fora da aeronave.
As outras melhorias dizem respeito à visibilidade – uma resposta à concorrência do novo Kopter SH09 (atual Leonardo AW09) em desenvolvimento.
O painel de instrumentos pode ser 40% mais compacto, sem custo adicional, enquanto um “kit de visão máxima do piloto” substitui parte do piso convencional por vidro. Duas janelas superiores adicionais são opcionais.
É improvável que um programa de substituição do H125 com design completamente novo seja lançado tão cedo. Aloccio disse que perguntou ao diretor financeiro de sua empresa, a resposta foi: “Pessoal, vocês têm 70% de participação no mercado, por que querem um novo helicóptero?”.
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