Airbus Helicopters reporta ‘ano recorde’ para modelo H145

A Airbus Helicopters relatou um “sólido desempenho de vendas” em 2023, registrando 410 pedidos brutos (393 pedidos líquidos) de helicópteros nos mercados civis e parapúblicos.

Anúncio

Europa – “O que vimos em 2023 é um mercado estável de helicópteros, ainda se recuperando do ponto baixo que tivemos em 2020”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, durante uma coletiva de imprensa em 23 de janeiro.

Embora a empresa ainda não apresente um desempenho nos mesmos níveis pré-pandemia, ficando cerca de 20% abaixo do desempenho de 2019, a Even ainda considera 2023 um “ano sólido e forte” para a Airbus.

A Airbus Helicopters relatou 186 pedidos do H145 em 2023. Foto de Anthony Pecchi
A Airbus Helicopters relatou 186 pedidos do H145 em 2023. Foto de Anthony Pecchi

A empresa entregou 346 helicópteros para 179 clientes em 47 países, representando uma participação preliminar de 54% do mercado.

“A entrada de pedidos da Airbus Helicopters em 2023, com um aumento próximo a 10 por cento em unidades em comparação com 2022, destaca seu crescimento estável, apesar do contexto global contínuo de inflação e instabilidade geopolítica”, disse Even.

O H145, em particular, teve um ano recorde com 186 pedidos do tipo em 2023. Sua variante militar atraiu a atenção da Bundeswehr alemã, que fez um pedido de até 82 helicópteros de ataque leve – o maior pedido do tipo H145M. . O H145 registrou mais de sete milhões de horas de voo desde o início do programa.

As vendas do H125 também tiveram um bom desempenho com 108 pedidos em 2023, seguido pelo H130 com 39 pedidos e pelo H135 com 29 pedidos. Even disse que o H135 mantém uma posição forte nos serviços aeromédicos de emergência (EMS), na aviação privada e executiva e nos mercados de petróleo e gás.

O Airbus H145 registrou mais de sete milhões de horas de voo desde o início do programa. Foto de Mike Reyno
O Airbus H145 registrou mais de sete milhões de horas de voo desde o início do programa. Foto de Mike Reyno

O executivo disse que também houve “bom impulso” para o H160 da empresa, que finalmente recebeu a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) em 2023 — três anos após a aprovação do tipo na Europa. A empresa registrou 26 pedidos do H160 no ano passado.

“Mais importante ainda, podemos dizer que temos clientes para todos os segmentos de mercado que visamos para o H160”, disse Even. Isto inclui o segmento de energia, aviação privada e executiva, busca e salvamento, aplicação da lei, militar e EMS.

No total, os helicópteros Airbus registraram mais de três milhões de horas de voo em 2023. Even considera o desempenho da empresa uma “prova da versatilidade de nossos produtos tanto no mercado civil quanto no militar”.

Infographic-1000x563

Num comunicado de imprensa da empresa, a Airbus destacou outros marcos no ano passado, incluindo o primeiro voo do NH90 Sea Tiger, um helicóptero de guerra anti-submarino para a Marinha Alemã, e a entrega do primeiro helicóptero H135 da Marinha Espanhola.

“No lado do desenvolvimento, o H175M realizou com sucesso demonstrações de voo nas condições extremas de calor e altitude do deserto da Arábia Saudita, enquanto o VSR700 demonstrou seu desempenho durante testes de mar de uma fragata multimissão da Marinha Francesa”, afirmou Even.

No lado da sustentabilidade do negócio, a Airbus realizou o primeiro voo do demonstrador DisruptiveLab em 2023, concebido para reduzir o consumo de combustível através de uma nova arquitetura aerodinâmica.

As vendas do Airbus H125 tiveram um bom desempenho em 2023, com 108 pedidos registrados para o tipo. Foto de Heath Moffatt
As vendas do Airbus H125 tiveram um bom desempenho em 2023, com 108 pedidos registrados para o tipo. Foto de Heath Moffatt

“Da mesma forma que o DisruptiveLab será usado para testar a hibridização para helicópteros monomotores, lançamos o PioneerLab com o objetivo de testar a hibridização para aeronaves bimotores, bem como introduzir materiais de base biológica”, afirmou Even.

A empresa também começou a montar seu eVTOL CityAirbus NextGen em Donauwörth, Alemanha, no ano passado, e espera realizar os primeiros voos da nova aeronave em 2024.

Enquanto isso, o FlightLab alcançou a primeira posição na indústria de helicópteros ao testar com sucesso um sistema de controle de vôo elétrico que permitia que um único manípulo piloto substituísse todos os três controles piloto convencionais.

Olhando para 2024, a Airbus disse que o suporte ao cliente continua sendo uma de suas principais prioridades. A empresa assinou 140 novos helicópteros para seu suporte global e oferta HCare em 2023, elevando o total para 2.760 helicópteros.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários