Associações se reúnem para debater a Aviação Geral para os próximos 20 anos

Anúncio

São Paulo – A convite da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), representantes das principais associações ligadas à aviação geral estiveram reunidas na manhã de quinta-feira (28) em São Paulo para debater o futuro da aviação geral brasileira. O tema do debate foi “A AVIAÇÃO GERAL QUE QUEREMOS”. Durante a reunião a empresa Syntese – Educação Corporativa, através do facilitador gráfico Márcio Reiff, realizou uma resenha visual das discussões.

A iniciativa visa elaborar uma proposta com as demandas do setor e as sugestões de medidas estratégicas para a Secretaria de Aviação Civil (SAC). O convite para a construção da proposta partiu do próprio governo em uma atitude inédita.

Associações se reúnem para debater a aviação geral para os próximos 20 anos
Eduardo Beni, editor do site Resgate Aeromédico & Piloto Policial falou sobre o tema drones e seu impacto na Aviação Geral. Ressaltou a importância de aproximação com esse novo setor e agradeceu o apoio da ABAG no novo projeto do CBA sobre Aviação de Segurança Pública.

“O que nós vamos apresentar como demandas do setor e sugestões de caminhos estratégicos vai fazer parte de um documento de referência que a SAC está desenvolvendo para orientar as políticas públicas daqui para frente”, disse Flavio Pires, diretor geral da ABAG.

Na primeira reunião, as colocações ficaram em torno de temas como a defesa da importância do Campo de Marte para a aviação geral, especialmente diante dos estudos que mostram que os Aeroportos de Congonhas e de Guarulhos vão atingir a capacidade máxima de operação em 2025 e 2028 respectivamente; o peso do ICMS de 25% sobre o segmento de táxi aéreo que tinha 300 empresas em 2007 e hoje conta com 120 apenas, entre outros.

Os participantes também levantaram a questão do avanço dos drones em áreas de atuação de helicópteros anteriormente, como segurança e defesa, e, em um curto espaço de tempo, no transporte de cargas e de pessoas.

Associações se reúnem para debater a aviação geral para os próximos 20 anos
Syntese – Márcio Reiff, facilitador gráfico. Elaborou uma resenha visual das discussões.

Grupos de trabalho serão formados para preparar as propostas iniciais e a primeira reunião com a SAC para a apresentação das propostas do setor será ainda em julho.

“É o momento de tirarmos o olhar dos problemas do dia a dia e colocar um olhar mais macro para a aviação geral brasileira, temos que reivindicar que a autoridade regulatória seja eficiente, se modernize para os padrões internacionais e contribua para que o futuro da aviação geral seja diferente”, finalizou Flavio Pires, da ABAG.

No dia 13 de julho acontecerá reunião com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) onde serão apresentadas as principais demandas do setor sob os temas indicados pelo órgão. Os temas listamos para a discussão são:

  • Formação e Capacitação de Profissionais
  • Infraestrutura Aeroportuária
  • Sistema de Navegação Aérea
  • Ambiente de Regulação e Fiscalização
  • Novos Modelos de Negócios
  • Segurança Operacional
  • Política de Combustíveis
  • Financiamentos para o Setor
  • Logística e Insumos
  • Meio Ambiente
Associações se reúnem para debater a aviação geral para os próximos 20 anos
Associações se reúnem para debater a aviação geral para os próximos 20 anos.
Facilitação Gráfica realizada por Márcio Reiff, Syntese.
Facilitação Gráfica realizada por Márcio Reiff, Syntese.

Ascom ABAG.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários