AW119MK2-Koala entra em operação no Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina

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Entrou em operação na última segunda-feira (07Fev2011) no Batalhão de Aviação da PMSC o helicóptero Agusta Westland AW119MK2 KOALA, também conhecido como AW119Ke (Koala enhanced).

A aeronave, conforme descrição da fabricante, é um helicóptero multiuso de alta performance, guarnecido com um motor turboeixo Pratt & Whitney PT6B-37A, rotor principal articulado de 4 pás e trem de pouso fixo. No pacote adquirido pela Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a SENASP ainda estão incluídos Kit de duas macas homologadas, farol de busca spectrolab SX16, gancho de carga externa de 1400kg e guincho elétrico de 204kg. Ainda está previsto para o próximo semestre a instalação de um equipamento de termovisão, que agregará ainda mais tecnologia a aeronave.

O Águia 02, o Koala da Polícia Militar de Santa Catarina. Foto: BAPM/SC, especial para o site Piloto Policial.

A tecnologia integrada aos instrumentos e aos controles de voo também apresentam um diferencial da nova aeronave. Além do sistema eletrônico de controle do motor e do sistema integrado de monitoramento dos parâmetros o AW119Ke possui um sistema de estabilização de vôo e freios magnéticos que permite o vôo hands off, reduzindo a carga de trabalho do piloto até o local da ocorrência e no retorno. Equipa também esta aeronave o AWG (aural warning generator) que indica, de forma audível ao piloto, a pane em que pode vir a se encontrar e o sistema comprometido.

O AW119MK2 Koala possui um motor turboeixo Pratt & Whitney PT6B-37A. Foto: BAPM/SC, especial para o site Piloto Policial.

Batizado como Águia 02, o Koala da PMSC tem instalado um GARMIN GNS530 integrado com TAWS (Terrain Awareness and Warning System, Sistema de Percepção e Aviso de Terreno) e o Skywatch TAS (Traffic Advisory System, Sistema de Aviso de Tráfego).

Já no primeiro dia de operação o Águia 02 foi acionado para uma fuga em massa na penitenciária de Florianópolis, onde 79 presos emprenderam fuga em direção a uma comunidade vizinha, conhecida como Morro do Horácio e o helicóptero foi fundamental na recaptura de vários desses fugitivos.

Águia 02 foi acionado para uma fuga em massa na penitenciária de Florianópolis. Foto: Diário Catarinense/ClicRBS

Acumulando pouco mais que 15 horas de vôo em operação, o Águia 02 já mostrou um diferencial por sua velocidade no atendimento das ocorrências emergenciais de aproximadamente 140 kt e grande disponibilidade de potência de 1002 shp. Entre as ocorrências atendidas, além da recaptura dos presos no primeiro dia de operação, destaca-se o resgate de uma garota de 14 anos que foi atropelada na SC-403 e que graças ao pronto e rápido atendimento já está se recuperando e passa bem.

Confira as fotos da nova aeronave do BAPM/SC:

SUCESSO AO BAPM/SC !!!


Fonte e Fotos: BAPM/SC, especial para o site Piloto Policial.


15 COMENTÁRIOS

  1. Aos meus nobres amigos e irmãos catarinenses, os meus votos de congratulações pela operação em nova aeronave. Muito me orgulha esta Corporação e todos que fazem o BAPMSC voar e voar bem e com competência.

    TC BM Rogério.

  2. PROBLEMAS QUE ENFRENTAREMOS COM O KOALA

    Lí a matéria acima e gostei dos comentários sobre o KOALA MKII. Acertividade com os itens elencados, mas esqueceram de falar dos problemas que poderemos enfrentar com este novo vetor. Podemos citar alguns:
    – Segundo o instrutor da AW, o Sr. Justin Roebuck, e segundo a documentação de manutenção,a aeronave deverá passar por um VIBREX no rotor de cauda a cada 100h de voo;
    – A cada 400h de voo deve-se desmontar o rotor de cauda para verificação;
    – O combustível a ser utilizado deverá ser sempre de excelente qualidade, pois a JET PUMP que faz a transferência de combustível entre os tanques poderá entupir e a única solução será a troca da JET PUMP;
    – As bombas de combustível não são de cartucho, são submersas e em caso de pane, o sistema deverá ser totalmente drenado para troca de alguma com defeito;
    – Se a indicação de FUEL FILTER no EDU (Electronic Display System) do IDS (Integrated Display System) acender, deverá ser efetuada a troca imediata do filtro de combustível;
    – Como o tanque de combustível é montado em módulos, caso se tenha problemas nos tanques da parte de baixo, haverá dificuldade para separá-los, seja pelo difícil acesso a esta área como pela possível falta de ferramentas;
    – Monitorar o motor todo dia através do POWER CHECK. Todo mecânico sabe da dificuldade que temos para fazer os Power checks;
    – Será que seremos assistidos por uma entrega de componentes ágil, já que os mesmos se encontram nos EUA?
    Palmas para o “sistema eletrônico de controle do motor e o sistema integrado de monitoramento dos parâmetros” além do “sistema de estabilização de vôo e freios magnéticos que permite o vôo hands off, reduzindo a carga de trabalho do piloto até o local da ocorrência e no retorno”.
    No mais, PARABÉNS aos companheiros de Santa Catarina pela aquisição.

  3. Aos integrantes do BAPM da PMSC.

    É com grande orgulho que vejo este avanço tecnológico, e o retorno em operações policiais e multimissão, após breve período.
    Parabéns a todos vocês que acreditaram e provaram que é possível.

    Bons e Seguros Vôos!!!!!!!!!!!

    Maj PM Ricardo – Cmt Acft

  4. Abnegados Colegas do Ar,

    Saudações e desejo de muito sucesso nesta nova etapa do nosso BAPM. Coloco-me a disposição na Div Op do CPME.

    Abs

    Maj Rudney – ch Div Op CPME

  5. -Parabens a todos que fazem a Aviação da PM/SC e aos Irmãos Catarinenses.

    A Coragem de todos indica o início de uma nova situação operacional na Aviação de Segurança Pública neste Brasil.(Voces conseguiram INOVAR)

    Deus os iluminem

    Abraço a Todos

    Pontes

  6. “Saudações aos meus Irmãos de Farda”

    Mesmo estando na reserva jamais esqueçi daqueles com quem trabalhei, por este motivo quero manifestar meus votos de felicidade e agradeçimento por ter feito parte dessa Equipe.

    Bons Voos com a nova Aguia.

    ST PMSC Henrique.

  7. Tardou, mas não falhou!
    Enfim um equipamento a altura dos profissionais que temos.
    Minhas felicitações aos amigos da 1ªCia/BAPM.
    Bons voos!

    Agt PM Juan Berti
    CIEMER190 5ªRPM – PMSC

  8. Senhores
    Estou tendo a oportunidade de operar essa máquina maravilhosa. É um equipamento que está se demonstrando extremamante versátil, altamente manobrável e que tem como uma das principais características sua incrível velocidade, onde atinge facilmente os 150 Kt. Observou-se também o conforto que ela proporciona a seus ocupantes, tanto pilotos quanto tripulantes. A facilidade de possuir uma maca homologada para transporte de vítimas é de suma importância pois não é mais necessário o tripulante realizar o atendimento de joelhos, como vinha sendo realizado.
    Tivemos também a oportunidade de reailzar algumas partidas quentes, sendo que não enfrentamos qualquer dificuldade para o acionamento. Esse era um receio que muitos pilotos tinham e que foi desmistificado. Por fim, é uma aeronave que vem atendendo em muito nossas espectativas.
    Quem quiser conhecer esse equipamento e tiver a intenção de operar em um outro nível de aviação, nossas portas do BAPM estarão abertas para recebe-los.

    Um Grande Abraço a todos

  9. Meu nobre Capitão Rangel,

    Tenho interesse em conhecer o novo “Águia”, as portas estão abertas ainda ????

    Um grande abraço e meus parabéns pelo ilustre testemunho a cerca das qualidades do AW 119 – Koala EC.

  10. não se se vc eh o capitão rangel q tive a oportunidade de voar e fotografar para a imprensa durante o campeonato wct em imbituba……parabens pela nova aquisição da pm sc. ….e pelo desenpenho em salvar vidas. tenho uma foto sua em ação durante o voo. como faço para lhe mandar essa foto via internet.

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