Balanço das operações dos helicópteros locados para o carnaval de Alagoas

Anúncio

Conforme relatório apresentado pelo Governo do Estado de Alagoas, os helicópteros locados tiveram excelente desempenho na segurança do povo alagoano durante o período carnavalesco de 12 a 17 de fevereiro de 2010. Confira!

– Atendimentos Policiais –

O Helicóptero locado, Falcão 01, ficou com a tripulação composta pelo piloto da empresa contratada, com o piloto do Corpo de Bombeiros, Maj BM Cruz e tripulantes do BOPE, com a missão principal de policiamento preventivo.

Data Hora Missão / Destino
12/02 07:00 Simulado Jaragua
12/02 11:00 Apoio ao Falcão 02 ocorrência BM-São Miguel dos Campos
12/02 17:00 Radiopatrulhamento aéreo/Abastec. – Academia/Zumbi
12/02 21:00 Radiopatrulhamento aéreo – Barra de São Miguel/Francês/Presídios
13/02 14:00 Radiopatrulhamento aéreo – Zumbi/Presídios/academia
13/02 16:30 Radiopatrulhamento aéreo – Barra de São Miguel/Francês/Polo
13/02 17:00 Radiopatrulhamento aéreo – Barra de São Miguel/ Orla de Maceió
14/02 17:20 Radiopatrulhamento aéreo – Paripueira/Orla de Maceio/Presídios
14/02 23:00 Radiopatrulhamento aéreo – Presídios/Barra de São Miguel/ Marechal Deodoro
15/02 12:00 Radiopatrulhamento aéreo –  Zumbi/Presídios/academia
15/02 15:00 Radiopatrulhamento aéreo – Pilar / Marechal Deodoro / Barra de São Miguel / Maceió (Jacintinho, Grota do Rafael, Grota do Arroz/ J.S.Peixoto)
15/02 17:00 Apoio ao Falcão 02 ocorrência BM – Coruripe
16/02 12:00 Radiopatrulhamento aéreo – Presídio/Academia de policia
16/02 13:00 Radiopatrulhamento aéreo – Academia / Barra de São Miguel
16/02 17:00 Radiopatrulhamento aéreo – Barra de São Miguel / Marechal Deodoro / Orla de Maceió
16/02 23:00 Paripueira/ Orla de Maceió
17/02 11:00 Radiopatrulhamento aéreo – Paripueira / Orla de Maceió


– Atendimentos do Resgate Aeromédico –

As equipes formaram um trabalho integrado inédito no Estado de Alagoas, integrando médicos do SAMU, piloto e tripulantes do Corpo de Bombeiros. As operações ficaram sob a responsabilidade do Ten Cel BM André Alessandro Madeiro de Oliveira. Confira os atendimentos do Falcão 02:

– 12 de fevereiro de 2010 (sexta-feira)

Acionamento para demonstração da implantação do serviço no estacionamento do Jaraguá.


Acionamento para atendimento a ocorrência de capotamento da viatura de salvamento do Corpo de Bombeiros em São Miguel dos Campos

Ocupantes apenas com leves escoriações


– 13 de fevereiro de 2010 (sábado)

Acionamento para atendimento a ocorrência em São Miguel dos Campos com preso em ferragens.

No local do acidente havia uma equipe do SAMU e outra equipe de salvamento do corpo de bombeiros.  Esta última estava desencarcerando o condutor do veículo (caminhão).  Logo após a vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi imobilizada.  O Médico do helicóptero fez a avaliação geral das vítimas, optando pelo transporte imediato da vítima mais grave (o condutor do caminhão, retirado das ferragens).

– 14 de fevereiro de 2010 (domingo)

Acionamento para atendimento à ocorrência de acidente automobilístico em Murici, BR 104. Vítima arremessada para fora do veículo.

No local do capotamento, que vitimou cinco (5) ocupantes do próprio veículo, o médico do SAMU, Dr. Kleber foi até o local e identificou a vítimas mais grave. A vítima foi arremessada para fora do veículo a uma distância aproximada de vinte metros (20m) do veículo capotado. A vítima, uma jovem de vinte e cinco anos (25), encontrava-se consciente e queixava-se de dor na região pélvica, servical e na cabeça. Também tinha uma lesão corto-contusa no membro inferior direito (MID).

Durante o atendimento, uma viatura do SAMU chegou ao local e auxiliou na estabilização e imobilização da vítima em prancha longa, a vítima foi para o helicóptero e realizado o transporte aeromédico monitorando os sinais vitais.

O pouso e passagem da vítima para uma USB do SAMU para transporte da vítima para o Hospital Geral do Estado (HGE) foi realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar (QCGCBM).

– 15 de fevereiro de 2010 (segunda-feira)

Acionamento para atendimento a ocorrência de queda com lesão na coluna na Praia do Gunga.

No local, uma senhora, sentada no banco traseiro de um veículo (Bugre), havia sofrido forte impacto quando do deslocamento do bugre em terreno acidentado. A mesma apresentava fortes dores na região lombar.  Ficando assim, impossibilitada de realizar qualquer tipo de movimento. Após avaliação médica, iniciou-se os procedimentos de imobilização e retirada do veículo. Em seguida embarcada na aeronave.  Conduzida ao atendimento no HGE. Tratava-se de uma cirurgiã plástica em férias com seu esposo também médico ortopedista que residem em São Paulo. No HGE foi diagnosticadas duas vértebras lombares fraturadas, mostrando assim, a indicação absoluta do transporte aéreo.


Acionamento para atendimento a ocorrência de afogamento na Praia do Cruz das Almas.

Vítima retirada da água com reanimação pelo médico do SAMU, porém, sem sucesso, haja vista o tempo que a vítima passou submersa. Aeronave foi de grande importância na visualização do corpo no mar.

Acidente Automobilístico no Trevo da Morte nas imediações de Atalaia.

Vítima transportada pela USB do SAMU.

Acidente Automobilístico moto x carro em frente ao Hotel Ponta Verde.

Vítima apresentava uma fratura no fêmur esquerdo com grande hematoma no canal sartórico,indicando hemorragia de ramo circunflexo da artéria femoral,  acompanhado ainda de fratura de ossos da perna também esquerda. Após ser estabilizada por um guarnição do COBOM, o transporte aeromédico foi indicado e realizado até o QCB/COBOM e transportado ao HGE por UR em companhia do médico do SAMU(Dr. Kleber).

Acidente Automobilístico no Trevo da Morte nas imediações de Coruripe. Vítimas foram transportadas por populares.

Visualizado o local do acidente, verificou-se ser um capotamento de veículo. A aeronave pousou para atender as vítimas, entretanto, conforme informações, os 4(quatro) ocupantes foram levados por populares para o hospital de Coruripe.

– 16 de fevereiro de 2010 (terça-feira)

Acidente Automobilístico na Rodovia AL 101 Sul, entre um carro e uma moto. Após a visualização do local do acidente a aeronave pousou em canavial próximo, onde ocorreu o desembarque do tripulante e do médico do SAMU (Dr. Maxwell). Iniciou-se o atendimento, uma vez que foram os primeiros a comparecer ao local, em seguida chegou uma viatura do SAMU, baseada na Barra de São Miguel. A vítima, com amputação de membro inferior, foi estabilizada e transportada pela aeronave até ao Quartel Geral do Corpo de Bombeiros onde havia uma Unidade de Resgate para o transporte até o HGE.


– 17 de fevereiro de 2010 (quarta-feira)

Acidente Automobilístico na Usina Laginha, onde um caminhão atropelou um trabalhador rural que ficou preso sob o veículo. A vítima possuía Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e uma perfuração no rosto. O paciente foi entubado e estabilizado para o transporte aéreo. O transporte foi realizado inicialmente pela Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU e acionado o helicóptero, dada a gravidade e a distância.



Fonte e fotos: Estado de Alagoas


2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom, em poucos dias de operações varias vidas salvas e policiamento reforçado, mas uma vez vemos a necessidadae do serviço aereo em nosso estado, fato ja demonstrado antes quando tinhamos aeronave.
    É com muita vibrAção que esperamos a aquisição de duas máquinas para nos fortalecer.
    TOP FN SEIXAS
    VOAR SERVIR E SALVAR.

  2. Todos estão de parabéns pelo trabalho realizado em salva vidas,não perguta se é rico ou pobre branco ou preto.nos dois acidente em que eu tive a participação no resgate das vitimas presenciei a disposição da equipe em socorrer.

    (PARABÉNS)

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários