Santa Catarina – Dois pescadores foram resgatados na manhã de sábado (10/05), após naufragarem nas proximidades da Ilha Mandigituba, em São Francisco do Sul. A ocorrência foi atendida por volta das 9h pelo BAPM/SC em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo os bombeiros, o incidente começou no final da tarde da sexta-feira, 9, por volta das 18h, quando os dois pescadores deixaram a Enseada em uma embarcação com destino à monóbia. Durante a travessia, foram surpreendidos por fortes rajadas de vento e decidiram ancorar nas proximidades da Ilha Mandigituba e aguardar melhora das condições climáticas.

Com a redução dos ventos por volta das 22h, iniciaram o retorno, mas durante a navegação começou a entrar água na embarcação devido à formação de ondas e ela virou. Os pescadores permaneceram cerca de 20 minutos agarrados à embarcação até que ela afundou.

Na sequência, ficaram à deriva por aproximadamente cinco horas, até alcançarem a Ilha Mandigituba. Na tentativa de subir nas pedras da costa, ambos sofreram escoriações, sendo que um deles teve ferimentos mais profundos. Eles passaram a noite na ilha.

Na manhã do dia seguinte, os pescadores conseguiram sinalizar para uma embarcação que navegava próximo ao local. A tripulação acionou o Corpo de Bombeiros, que se deslocaram para o resgate.

No local, um dos pescadores apresentava apenas escoriações leves e foi conduzido até a costa sem necessidade de atendimento médico. A outra vítima, com ferimentos mais graves causados pelas pedras, foi resgatada pelo helicóptero Águia-01 da Polícia Militar e encaminhada ao Hospital São José, em Joinville.

Ambos os pescadores utilizavam coletes salva-vidas no momento do incidente. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.