BAPM/SC: Judiciário contribui com recursos das penalidades para custear projeto do Águia 4

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A edição deste ano do projeto “Pequenas Infrações Gerando Grandes Transformações” do  TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), aprovou a proposta da Polícia Militar de adquirir uma porta corrediça para o Águia 4, aeronave que atende os 18 municípios da Serra catarinense. O projeto receberá mais de R$ 480 mil.

Ainda não há data precisa a troca, pois a peça é importada. – TJSC/Divulgação/ND
Ainda não há data precisa a troca, pois a peça é importada. – TJSC/Divulgação/ND

Dos quatro helicópteros que atendem à população do Estado, apenas o da região serrana não possui esse tipo de fechamento nas duas laterais, o que influencia diretamente na dinâmica e resultado de ocorrências policiais e de resgate.

O helicóptero Águia 4 atua no atendimento de uma população de mais de 286 mil habitantes. Porém, se desloca a todas as outras regiões do Estado. A aeronave começou a operar em maio de 2015. Entre 2016 até julho deste ano, foram mais de 985 horas de voo para atender 1.110 ocorrências policias, salvamento, apoio operacional ao SAMU, Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos e operações de alto risco.

Neste ano, serão contemplados 19 projetos, de abrangência estadual e regional, que foram selecionados pelo Conselho Gestor da Conta Centralizada no âmbito do Poder Judiciário, composto por desembargadores e representante do Ministério Público. O ato oficial de entrega do recurso aos projetos selecionados ocorrerá em cerimônia no Tribunal de Justiça, no dia 20 de setembro, às 10h, na sede do TJ, em Florianópolis.

Porta atual da aeronave dificulta as ações da PM – TJSC/Divulgação/ND
Porta atual da aeronave dificulta as ações da PM – TJSC/Divulgação/ND

O comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Aviação, major Marcos Paulo Rangel, diz que já houve oportunidades em que o procedimento não foi possível por conta da porta. O modelo atual precisa ficar fechado durante o voo. “Resgates não podem ser feitos pela direita. Em operações policiais, quem está neste lado fica limitado nas atividades. Dependendo da circunstância, com posição da aeronave e vento, a estabilidade pode ficar comprometida. Então, com a porta corrediça o trabalho será mais ágil e seguro”.

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