Bell 429 recebe certificado de voo da ANAC

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A Bell Helicopter anunciou que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil entregou a certificação do helicóptero Bell 429. Essa aprovação vem depois da certificação recebida da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA, da Transport Canada (TC), do Canadá, e da European Aviation Safety Agency (EASA), a agência reguladora europeia.

“Essa certificação libera o caminho para o modelo Bell 429 operar no Brasil, onde nós já possuímos uma significativa base estabelecida de operadores de helicópteros Bell,” disse Larry Roberts, Vice-Presidente de negócios comerciais da Bell Helicopter. “O Brasil representa um importante mercado para nós e o 429, com seu superior desempenho de capacidade, velocidade e potência em locais quente e elevados, além da flexibilidade e grande cabine interna, que é ideal para a ampla variedade de missões exigidas no Brasil. Em breve estaremos entregando o primeiro helicóptero 429 no Brasil.”

O helicóptero Bell 429 já tem presença na América Latina, com uma aeronave atualmente operando na Argentina.

A assessoria da TAM Aviação Executiva, representante no Brasil da Bell, divulgou que a aeronave custa em média US$ 5,8 milhões (cerca de R$ 10,2 milhões). A TAM prevê que a primeira entrega no Brasil ocorra no primeiro trimestre de 2011. As encomendas da nova aeronave foram colocadas juntamente no momento que a aeronave esteve no Brasil, impressionado clientes de toda América Latina.

O helicóptero Bell 429 possui duas turbinas Pratt & Whitney PW207D1, gerando cada uma 635 SHP, e pode atingir uma velocidade de 278 km/h com carga máxima.

Na versão extendida, o helicóptero pode transportar sete passageiros, além do piloto.


Fonte: Bell Helicopter, via Cavok


3 COMENTÁRIOS

  1. Soube que houve reclamações sobre o número de pás do rotor de cauda, muitos afirmam que não havia necessidade de um rotor penta-pá na cauda. Mas parece ser uma ótima aeronave.

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