Bombeiro 05 do Corpo de Bombeiros cai no mar de Copacabana/RJ e tripulantes passam bem – Confira o vídeo

Anúncio

O helicóptero Bombeiro 05 do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros caiu, na tarde deste sábado (29), no mar da Praia de Copacabana, na altura do Posto 2, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo 3º Grupamento Aeromarítimo (GMar) de Copacabana. O helicóptero era um AS350 B3, matrícula PP-BRJ.

De acordo com o GMar, a aeronave fazia salvamentos de rotina na praia, quando aconteceu o acidente. A aeronave adernou e depois afundou. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, informou que os tripulantes foram resgatados com ferimentos leves.

Quatro tripulantes e um homem que estava sendo salvo pelo helicóptero foram resgatados. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o piloto e um dos tripulantes foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto, na Zona Sul da cidade, e passam bem. Eles serão transferidos para o Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP), dos bombeiros, no Rio Comprido, na Zona Norte.  Na aeronave estava o comandante, copiloto, tripulante operacional (Fiel) e guarda-vida.

A aeronave estava fazendo um aproximação no mar para realização de salvamento, inclusive o guarda-vida já estava posicionado no esqui da aeronave. Um pouco antes do pairado a aeronave iniciou uma descida brusca, porém controlada pelo piloto e tocou a água. Nesse momento a aeronave adernou e a tripulação saiu ilesa. A aeronave afundou no mar e os bombeiros iniciaram ações para a sua retirada. O helicóptero, que está submerso, será resgatado com a ajuda de flutuadores e posteriormente rebocado.

Confira a seguência do acidente:

Um dos tripulantes teve torção do tornozelo e os demais passam bem. Lanchas e guarda-vidas do 3º GMar (Grupamento Marítimo), responsável pela área de Copacabana, estavam no local para dar socorro aos tripulantes que estavam no helicóptero no momento do acidente. Foram também ao local outro helicóptero do Corpo de Bombeiros e o helicóptero da Polícia Civil, que inclusive lançou guarda-vida no mar.

“É a primeira vez que isso acontece com uma aeronave da corporação, e ainda não sabemos o que provocou o acidente. Só sei que os tripulantes foram resgatados com vida, apenas com ferimentos leves”, disse Simões. Equipes do Corpo de Bombeiros enviadas para o resgate permanecem no local.

As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e ainda não se sabe efetivamente o que aconteceu com a aeronave durante o salvamento.

Confira o vídeo do acidente:

Fonte: Piloto Policial, com informações de G1, UOLO Globo.

36 COMENTÁRIOS

  1. Graças a DEUS estão todos bem! Parabéns ao site piloto policial
    pela cobertura imediata, torcemos pelo restabelecimento normal
    das atividades dos abnegados companheiros!

  2. Cada acidente em nossa atividade, nos deixa triste, mas devemos tirar ensinamentos.
    Graças a Deus sò danos materias, aos amigos meus sinceros votos de recuperaçao e que estajam logo prontos para salvar vidas.
    abraço.

  3. Rogo a nosso Deus que sempre estenda as Suas mãos em socorro de todos os companheiros que abraçaram essa atividade de zelar pelas vidas de quem necessita, e foi o que aconteceu hoje. Quero em nome do Grupamento Aéreo do Amapá nos solidarizar com esses bravos companheiros que passaram por esse grande susto.

  4. Aos amigos do GOA e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, um acidente sempre traz muita dor e muitos ensinamentos. Nos do Grupamento aéreo de Sao Paulo estamos juntos nessa empreitada em prol da vida. Todos os grupamentos que estão em estados que possuem litoral estão no inicio da operação verão e isso aumenta nosso nível de alerta. Importante que todos estão bem. Tenho certeza que logo irão superar esse acidente e viu-se a importância do treinamento no escape da aeronave no mar. Um grande susto, mas tenham certeza que estamos juntos nessa e podem contar conosco.

    Abcs

    Maj Beni-Grupamento de Radiopatrulha Aérea de Sao Paulo.

  5. Juramos que, para salvar, se necessário, sacrificaríamos a nossa própria vida!!! Entendo que essa é a maior expressão de que optamos viver no limite, no fio da navalha…Neste dia, depois de inúmeros socorros, incontáveis salvamentos, o Bombeiro 5 experimentou um momento inédito, como já dito: um susto!!! A Aviação de Segurança Pública se põe de pé para apoiar o Valorosos Tripulantes, rogando a Deus que alcancem o pronto restabelecimento e que estejam a postos o mais breve possível…

  6. Solidario aos meus amigos aviadores do CBMERJ, levanto mais uma vez a questao de operarmos CONSTANTEMENTE com monomotores dentro da area hachurada do grafico hXv. Ainda eh cedo para falarmos sobre a causa do acidente, mas todos sabemos que uma pane de motor naquela configuracao de voo nao teria outro fim… Nao estaria na hora de repensarmos nossas operacoes e/ou os MEIOS que estamos utilizando para cumprir nossas missoes??!! Fica aqui registrada a minha sugestão, ao tempo em que tambem registro o meu eterno reconhecimento aos heróis aviadores (PM, PC, BM, PF e PRF) que arriscam suas vidas para salvar a de terceiros… Bons voos a todos! Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / Operacoes Aereas RJ

    • Compartilho com o pensamento do Cmte Rodrigo Duton – MAJ. PMERJ. Sou favorável a uma substituição gradativa e RÁPIDA das aeronaves monoturbinas por aeronaves biturbinas na Aviação de Segurança Pública. A segurança das tripulações e das vítimas para um país rico como o Brasil, não tem preço.

      Jeferson Espindola
      Piloto Policial de helicóptero DOA/PRF
      Brasilia/DF.

      • Prezado Cmte Jeferson Espindola, bom dia. Quando o PILOTO POLICIAL publicou aqui que a POLÍCIA da NAMÍBIA comprou e vai operar um novíssimo bimotor EC-145, eu passei 3 noites sem dormir… custo a acreditar que a economia do Brasil esteja pior do que a da Namíbia… Investir em segurança pública e defesa civil não é OPÇÃO, é OBRIGAÇÃO. PARA SALVAR VIDAS TEMOS QUE ESTAR VIVOS! Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / Operações Aéreas RJ

    • Cmte Duton, tenho visto sua cruzada na defesa das aeronaves bi-turbina nas operações aero-policiais, aero-médicas, sei que esse não é o canal adequado para a pergunta, mas gostaria de postá-la mesmo assim: Qual aeronave o sr. julga seja a mais adequada para substituir o AS350? Abraços cmte Eden Nunes

      • Prezado Cmte Eden, bom dia. Não sou a favor de qualquer aeronave fabricada por A, B ou C, mas sim defendo REQUISITOS MÍNIMOS DE OPERAÇÃO. Não condeno o AS 350, nem o JET RANGER, nem o MD 500, apenas sou contra a utilização CONSTANTE e REITERADA de monomotores dentro da curva do homem morto… A dupla motorização é um ITEM DE SEGURANÇA, assim como os FLUTUADORES instalados nos esquis de aeronaves que voam sobre a água… Isso são REQUISITOS OPERACIONAIS, não importe quem os fabrique. Esta é a minha bandeira!! Forte abraço e bons voos. Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / Operações Aéreas RJ

  7. Graças a Deus todos bem, o importante nesta hora é a vida, isso sim o que mais importa – acho que a tripulação foi treinada para o escape no mar da Marinha de Guerra.
    Nas imagens que vi, não vejo o helicóptero ‘rodopiar’ e sim desabar dentro do mar, foi a impressão que tive.

  8. Força aos amigos do CBMERJ para superar este Acidente. Sabemos do impacto que um acidente aéreo gera em uma Unidade de Operações Aéreas. Graças ao Bom Deus todos estão bem e em breve, imbuídos de suas missões, estarão de volta colocando suas vidas em risco em prol da população do Rio de Janeiro! Nosso fraterno abraço!
    Comte Guilherme Wanderley – Cap PMPE.

  9. AO PRONTO RESTABELECIMENTO DE NOSSOS COMPANHEIROS,COMBATENTES DO FOGO,DA ÁGUA E DO AR. A CADA SERVIÇO SITUAÇÕES DIFERENTES MUITAS VEZES LAMENTÁVEL, MAS, DEVEMOS SEMPRE COM TRABALHO E MUITA PERSISTÊNCIA SEGUIR EM FRENTE COM O ÚNICO OBJETIVO DE BEM SERVIR. ” SAUDAÇÕES AOS QUE TEM CORAGEM “.
    FELIZ 2013 AOS VALOROSOS COMBATENTES.
    VOAR,PAIRAR E COMBATER!!!!
    CB PMAL SENA TOP 03.

  10. Aos amigos do Grupamento do Bombeiro do Rio, minha solidariedade.
    Continuamos a disposição aqui no DF.
    As imagens são impressionantes.
    Foram menos de 17 segundos para o helicóptero ficar completamente submerso.
    Concordo com o colega sobre o treinamento UTEPAS.
    Esse treinamento é imprescindível até para localidades que não tem mar, pois em todo lugar tem rio, riacho, lago e etc…
    Esse vídeo de muito servira para a prevenção.
    Um abraço a todos.
    Fiquem com Deus e tenham todos um ano novo cheio de realizações.
    MAJ VALENTE

  11. Realmente uma situação que nenhum grupamento aéreo gostaria de passar, mas infelizmente estamos sujeitos a isso… Voar nos limites da máquina para salvar vidas… Essa é a nobre missão de todos! Nós do BOA/MG desejamos uma ótima e rápida recuperação aos amigos Bombeiros do RJ. Forte abraço e bons voos! Maj Farley – CBMMG.

  12. Agradecemos todo o apoio prestado ao nosso Grupamento materializado nas mensagens postadas neste site.Acredito que o treinamento de UTEPAS que foi ministrado a todo efetivo no ano de 2011 na Base Naval de Sao Pedro foi preponderante para a sobrevivencia dos tripulantes.Grande abraco a todos e que DEUS continue nos protegendo .

  13. COMO O MAJ RICARDO JÁ FALOU, AGRADECEMOS A TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE SOLIDARIEDADE. REALMENTE PASSAR POR UM ACIDENTE NÃO É FÁCIL, MAS TRAZ DIVERSOS ENSINAMENTOS. AGRADEÇO A DEUS POIS NÃO PODERIA SER EM LOCAL MELHOR E DA MELHOR FORMA. O MAIOR APRENDIZADO QUE FICA É QUE O TREINAMENTO DEVE SER LEVADO A SÉRIO E TEM QUE FAZER PARTE DE NOSSO DIA A DIA, POIS O PILOTO FEZ EXATAMENTE O QUE PODIA SER FEITO E A EQUIPE NÃO FICOU A TRAZ, INFELIZMENTE E FELIZMENTE TREINAMENTO DE EMERGÊNCIA E UTEPAS COLOCADOS EM PRÁTICA. OBRIGADO A TODOS, A LUTA CONTINUA E HOJE JÁ REALIZAMOS MAIS DE 30 SALVAMENTOS NO MAR. FELIZ ANO NOVO A TODOS E BONS VOOS SEMPRE!
    TEN CEL JESUS

  14. Acidente impressionante!! Muitas hipóteses e que deverão, futuramente, serem esclarecidas, pois a máxima em segurança de aviação é que a investigação tem a única e exclusiva função de evitar que futuros “iguais” acidentes aconteçam!!
    Gostaria que o Piloto Policial divulga-se na íntegra o Relatório Final do acidente.
    Pronto restabelecimento a todos da tripulação!
    Luis Martins – Insp. Mnt e Elemento Credenciado CENIPA-Manutenção Aeronáutica

  15. EM MEUS 14 ANOS PRESTADOS NO CORPO DE BOMBEIROS SEMPRE OUVI DIZER QUE DEUS EXISTE, COM CERTEZA; E ALÉM DE SER BRASILEIRO, TAMBÉM É BOMBEIRO E SERVINDO NA AVIAÇÃO.

    GRAÇAS A ELE OS COLEGAS ESTÃO SALVOS E BEM.

    CRÍTICO COM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS QUE AINDA SÃO ADOTADOS POR MAIS DE 25 ANOS NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, AGORA MAIS UM VEZ O FAÇO NA INTENÇÃO DO BEM MAIOR; “A VIDA” E A INTEGRIDADE FÍSICA DE NÓS OPERADORES.

    TALVEZ COLOCAMOS NOSSAS VIDAS MAIS DO QUE O NECESSÁRIO PARA SALVAR OUTRAS NAS PRAIAS.

    QUE POR SINAL OBSERVAMOS SER AQUI NO BRASIL UM COSTUME DE SE REALIZAR SALVAMENTOS EM PRAIA COM HELICÓPTEROS. TALVEZ ENGANO DE MINHA PARTE, MAS SERÁ MESMO TÃO NECESSÁRIO?

    COM JÁ DITO POR OUTROS ANTERIORMENTE ACIMA, PASSOU DA HORA PARA SE REVER AERONAVES MONOTURBINA E SEM EQUIPAMENTOS ADEQUADOS SOBREVOANDO O MAR SEMPRE DENTRO DA “CURVA DO HOMEM MORTO”.

    NÃO BASTA APENAS UM HELICÓPTERO; MAS SIM UM ADEQUADO HELICÓPTERO PRA A SITUAÇÃO, E QUE ESTEJA DEVIDAMENTE DOTADO DA TECNOLOGIA NECESSÁRIA, BEM COMO PARA SUA TRIPULAÇÃO. ( GUINCHO, FLUTUADORES NOS ESQUIS, COLETES SALVA-VIDAS PFD, RESCUE BASKET, SLING E ETC).

    MUDANÇAS DE PROCEDIMENTOS, POIS O COLEGA QUE ESTAVA FORA DA AERONAVE SOBRE O ESQUI, NASCEU OUTRA VEZ.

    “O LUGAR MAIS SEGURO DO HELICÓPTERO É DENTRO DA CABINE”.

    TREINAMENTO DE ESCAPE DE AERONAVE SUBMERSA ENTÃO NEM SE FALA. EU APENAS VEJO EM VÍDEOS E FOTOS.

    DEUS OS ABENÇOE E LHES CUBRA DE SAÚDE E PLENA RECUPERAÇÃO.

    BOA SORTE E QUE TENHAM TODOS UM 2013 MARAVILHOSO!

    André Vieira
    OEE/SP

  16. Aos companheiros do Corpo de Bombeiros do RJ, fica o apoio do Núcleo de Operações Aéreas de Rondônia. Agradecemos ao nosso Deus pela guarda da vida da tripulação do “Bombeiro 05”, desde já nos colocamos a disposição dos amigos da aviação de segurança pública. O investimento em treinamento é imprescindível, para unidades que operam em litoral ou não, como é o caso da região norte. Feliz Ano Novo e bons voos a toda comunidade da Aviação de Segurança Pública do Brasil. Cap Pm Lopes – Chefe do NOA-RO.

  17. Deixo aqui meus votos de solidariedade aos companheiros do Corpo de Bombeiros/RJ! Colocaram o treinamento em prática e conseguiram sair vivos dessa situação. Que Deus sempre proteja vcs, para que continuem sua jornada pela preservação da vida. Especial abraço ao Cmt da aeronave que é meu amigo de turma de EPCAR e AFA, muita força para superar os momentos difíceis e parabéns pelo profissionalismo. Acidentes assim sempre nos levam a pensar sobre nossos processos produtivos, se são eficientes, atuais, compatíveis e se o equipamento que utilizamos é o mais adequado. Essa avaliação é sempre salutar e vai colaborar com o refinamento de nossas práticas. Tenho falado que os reflexos de nossa atuação na aviação de segurança pública é semelhante, seja qual for o Estado em que atuamos e todas as experiências são compartilhadas e vão passar a ser de cada um de nós, individualmente. Parabéns ao Corpo de Bombeiros pela postura diante da imprensa e sociedade, divulgando o ocorrido de forma transparente.
    Deus proteja a todos!
    Cap Baracho
    GRPAe/SP

  18. Senhores, cada vez eu me sinto mais orgulhoso de pertencer ao mesmo grupo de vocês. Mesmo afastado, fico acompanhando perto as operações da varanda da minha casa, e torcendo para poder estar junto novamente com vocês e tendo a honra de estar ao lado de homens como o Ten-Cel DELOSSO salvando vidas.
    Bom ano novo a todos !

  19. DEUS COM SUA INFINITA MISERICÓRDIA PROTEGEU NOSSOS IRMÃOS DO CBMERJ. QUE ELE PROTEJA TODOS OS HOMENS E MULHERES QUE DIUTURNAMENTE FAZEM A SEGURANÇA PÚBLICA DA NOSSA NAÇÃO. FELIZ 2013 E BONS VOOS A TODOS.

  20. Fica bem claro no video que foi uma Maldade insana, aquele “turista” ter dito a orgãos de imprensa que a aeronave foi aitngida por uma onda. declaração mais que infeliz.
    Mas graças ao bom Deus Todo Poderoso, nada de grave aconteceu com os policiais, desejo que a equipe retome o mais breve possível suas atividades e continuem a salvar vidas.
    Feliz 2013 a todos do site piloto policial.

  21. BOA noite Srs (as). Com meus cumprimentos, em nome dos integrantes do BOA/CBMSC e GRAU/SAMU SC, apresentamos nossos sentimentos de solidariedade e apoio, e desejamos um pronto restabelecimento a tripulação do GOA, e que os nobres companheiros que fazem acontecer a Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil no Rio de Janeiro e no Brasil, estejam bem e que tenham um brevê retorno para suas missões de salvar vidas. Saúde, sucesso, felicidades e excelentes vôos a todos (as) em 2013!!! Edupercio Pratts – Ten Cel BM Cmt BOA/CBMSC
    Twitter:@ARCANJO_01
    Facebook: Anv Arcanjo
    Arcanjo Sc

  22. DEUS DÁ HONRA A QUEM TEM HONRA !!!

    AOS AMIGOS DO GOA/RJ FAÇO VOTOS QUE SE MANTENHAM FIRMES NO PROPÓSITO DE ATENDER À SOCIEDADE – “SALVAR VIDAS”.

    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOSSOS VOOS.

    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  23. Me solidarizo com os companheiros do CBMERJ e faço uma convocação a todos os operadores que mobilizem-se para a reativação do Conselho de Aviação de Segurança Pùblica ou similar, que congregue democraticamente todos os operadores de Aviação de Estado, pois enquanto o CONAV existia, diminuímos em 80 % os acidentes, pelas constantes reuniões e eventos de discussões criados em nosso fóruns. A mobilização geral em torno da segurança, nos faz voar seguro, sem uma regulação, sem um ente político que nos fomente, apresentando políticas públicas para a nossa atividade, seremos vítimas dos acidentes, depois de março de 2011, quantos acidentes já tivemos? Vamos buscar nos reunir de alguma forma, isso é importante, para discutirmos estas questões apontadas nos comentários. Feliiz 2013 a todos.

    TC Gonçalves
    DIPRO-PMDF

    • Num levantamento rápido, considerando apenas os acidentes e incidentes aeronáuticos publicados no site, desconsiderando aqui os incidentes ocorridos nas OASP e que não houve divulgação na imprensa, em 2012 foram 02 em Mato Grosso do Sul com os aviões PT-WFO e PT-WPG, 01 com o AS350B3 do Bombeiro do Rio de Janeiro, 01 com o AS350 do Pará e 01 com o AW119Ke da Polícia Civil de Goiás, totalizando 05 acidentes/incidentes. Em 2011 somente o acidente com o Bell206 do IBAMA e em 2010, 01 com helicóptero da PRF, 01 com o Guará 02 da PM de MG e 01 com o air tractor do Bombeiro do RJ. Importante rever conceitos. Eduardo Beni.

      • Seria bom conversar mais sobre nossos processos produtivos, padronização de nossos procedimentos, de forma mais ampla e com o envolvimento das OASP pelo Brasil. Com certeza temos problemas comuns e a solução pode estar mais perto do que imaginamos. Parabéns ao Piloto Policial que já deu o primeiro passo!

      • Beni, registro também o incidente grave que tivemos com o PP-EHY (B) ano passado. Pane de motor com pouso de emergência em área não preparada. Relatório dos fatores contribuintes ainda não fechado. A aeronave está na Helibras onde sofre análise e reparos. Grande abraço a todos. Voo seguro!

  24. Prezados Senhores,

    Após superada a fase das preocupações com os tripulantes do helicóptero do Corpo de Bombeiros do RJ, gostaria de um explicação plausível dos defensores do helicóptero “faz tudo”, será que não é o momento de admitir que aeronaves com as especificações do Esquilo não serve para Unidades de Resgate? Será que um aeronave bi-turbina não teria evitado um pouso na água? E se tivesse ocorrido mortes com a queda do equipamento o Estado teria feito algo pela famílias do militares?. Acho que está na hora dos gestores de grupamentos aéreos refletirem e parar de elogiar e vangloriar de um helicóptero “faz tudo”, como o Esquilo. Os servidores que estão embarcando todos os dias em máquinas monoturbinas, pequenas, como o esquilo, onde em determinadas ações tem que voltar com uma vítima no banco e ajoelhados no chão da aeronave por não ter espaço é no mínimo inseguro, a falta assento para as tripulações é no mínimo um falta de responsabilidade. Senhores Gestores na próxima compra, que tal pensarem em uma aeronave maior, com dois motores, com assentos para seus tripulantes. A segurança de suas tripulações é importante, estes homens e mulheres possuem famílias e querem voltar vivos para suas casas.

    Desabafo de uma esposa de um “tripulante” de helicóptero.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários