CBM/GO realiza 1º Seminário de Operações Aeromédicas
05 de setembro de 2019 1min de leitura
Goiás – Ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto o 1º Seminário de Operações Aeromédicas, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, tendo como objetivo o aprimoramento técnico-profissional de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com o serviço aeromédico realizado pelo CBMGO e SAMU.
Foram ministradas palestras por instrutores do Corpo de Bombeiros, SAMU e SERIPA 6, em diversos temas atinentes à atividade aérea realizada pelos órgãos, como: Sistema de Comando de Incidentes – SCI, Corporate Resource Management – CRM, Configuração de Cabines de Aeronaves para Resgate Aeromédico, entre outras.
Também houve simulações realísticas com uso de bonecos de alta tecnologia que imitam alguns sintomas que podem ocorrer em uma vítima real em um acidente.
Também simularam os procedimentos padrão de como agir em casos de envolvimento do helicóptero no resgate de vítimas.
Concomitantemente aos mini workshops, alguns representantes dos órgãos realizaram uma mesa redonda para debater assuntos de grande importância para o desenvolvimento e crescimento das atividades envolvendo o resgate aeromédico.
Para fechar o 1º Seminário de Operações Aeromédicas, o Corpo de Bombeiros estará realizando no dia 05/09/2019, no estacionamento do Estádio Serra Dourada, um simulado operacional no qual haverá um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus com múltiplas vítimas.
Participarão da simulação diversos órgãos além do CBMGO: SAMU, SIATE, Defesa Civil Municipal de Goiânia (COMPDEC), Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Goiás, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) e Triunfo Concebra.
A simulação terá o objetivo de integrar os diversos órgãos em um acidente de grande vulto, utilizando a ferramenta do SCI, além de outras técnicas, como o START, utilizado para a triagem ágil, coordenada e organizada de diversas vítimas.
Desta forma os profissionais atuantes estarão desenvolvendo o seu trabalho em equipe, consequentemente tornando o atendimento mais eficiente e eficaz, e se preparando para uma eventualidade em que seja necessário este tipo de tomada de decisões e sequência de ações.
Enviar comentário