Cientistas demonstram tecnologia para gerenciar “Brownout” em pousos de helicóptero

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O Laboratório de Tecnologia, Ciência e Defesa (DSTL), em conjunto com parceiros da indústria aeronáutica, tem mostrado o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta projetada para auxiliar pilotos de helicóptero a pousarem com mais segurança e eficiência no Afeganistão.

Cientistas da DSTL, subordinado ao Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD), iniciaram o desenvolvimento técnico de uma abordagem pioneira para o problema de pousos com baixa visibilidade (LVL), fenômeno conhecido como “helicopter brownout”. O chamado “brownout” ocorre quando um piloto perde as referências visuais devido à poeira ou areia de recirculação durante a decolagem ou pouso do helicóptero.

Trabalhando com engenheiros da AgustaWestland, os cientistas analisaram dados de incidente para entender o que acontece e tentar identificar uma causa. Eles também realizaram uma avaliação rápida da tecnologia e das muitas possíveis  soluções disponíveis, incluindo um simulador de julgamento de uma das tecnologias mais promissoras, a simbologia conformal 3D. Esta tecnologia utiliza um pequeno display montado no capacete para fornecer uma representação virtual 3D da zona de aterragem que permanece imóvel quando da aproximação do piloto.

A simbologia é cuidadosamente projetada para aumentar a imagem do mundo real, mas também para fornecer todas as informações necessárias para permitir ao piloto facilmente calcular a altura, velocidade e deriva. Em seguida, ele substitui as referências do mundo real quando são obscurecidas por poeira. A tela também pode ser equipada com óculos de visão noturna para garantir a capacidade de operar 24 horas.

A tecnologia foi demonstrada em um evento na Honourable Artillery Company, em Londres/ING, em apoio à Semana Nacional de Ciência e Engenharia.

A equipe de cientistas realizaram ensaios de voo bem-sucedidos demonstrando a eficácia da simbologia 3D adaptada em um helicóptero Lynx da Army Air Corp Development and Trials (D&T) Squadron, baseado em Middle Wallop, em Hampshire, em conjunto com o Rotary Wing Test and Evaluation Squadron, com base em Boscombe Down.

A equipe também realizou um ensaio simulado usando as tripulações dos helicópteros Merlin para melhorar a solução empregada e realizar um grande número de pousos e descolagens de helicópteros e demonstrar que o sistema realmente torna-os seguros.

O desenvolvimento está em fase de conclusão e estará sujeito à certificação através dos procedimentos normais, o sistema de produção é esperado para ser implantado nos helicópteros em operação no Afeganistão.

Major John Peters, piloto de testes de ligação para o programa LVL e o Army Air Corps,  disse: “O Brownout é um perigo enfrentado diariamente por tripulações dos helicópteros do Reino Unido no Afeganistão, quando você vem para pouso a quantidade de poeira soprada para cima pode obscurecer completamente todas as suas referências visuais .

“Isso faz o pouso mais difícil e perigoso e aumenta o risco de danos. O desenvolvimento do sistema de pouso com baixa visibilidade permitirá que as tripulações dos helicópteros pousem com muito mais segurança nestas condições, dando-lhes referências quando de outra forma estariam cegos.”

O trabalho da equipe de cientistas ganhou um Civil Service Awards, prêmio criado para reconhecer as melhores práticas em todo o serviço civil, na categoria inovação.

A pesquisa continua de maneira à permitir que os pilotos possam operar de forma mais segura e eficaz em condições de baixa visibilidade; aplicações civis do sistema podem incluir os serviços de emergência e resgate que também operam em condições climáticas adversas, como neblina e nevoeiro.


Fonte: Shephard / Dica: Voo Tático


1 COMENTÁRIO

  1. Gostei do artigos de voces.E estou fazendo trabalho de conclusao de curso de ciencias aeronauticas.Se voces tiverem um material que fale sobre condicoes climaticas adversas enfrentadas por pilotos,se poderem enviar pro meu email.

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