Acre – Com o objetivo de aumentar a eficiência nas atividades de fiscalização, patrulhamento e reduzir riscos operacionais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), participou no dia 07/11, de alinhamento com o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Rio Branco (DTCEA-RB), Capitão Especialista em Aeronáutica CTA Cílio Ganzoni, com o objetivo de tratar de um acordo operacional voltado ao licenciamento de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant) no Estado do Acre.

O titular da Sejusp em exercício, Evandro Bezerra, destaca que a tecnologia permitirá ampliar o alcance e a eficácia nas operações de segurança, garantindo maior proteção à população. “O foco é definir as ações que serão implementadas com o uso dessa tecnologia, adquirida no início de 2025, que promete revolucionar as operações de segurança no estado, permitindo maior agilidade no monitoramento das nossas fronteiras, bem como nas operações”, destacou.

Durante a reunião, os representantes enfatizaram a importância dos drones como ferramentas essenciais para a segurança pública. Essa aquisição demonstra um grande investimento do governo do estado do Acre, refletindo o compromisso com a modernização das forças de segurança e com a adoção de tecnologias inovadoras para enfrentar os desafios contemporâneos.

“Esse encontro é de caráter estratégico para a segurança pública do Estado; o uso dessa tecnologia fortalece as ações de inteligência, monitoramento e vigilância de áreas sensíveis, aprimorando as respostas operacionais”, explica um dos operadores do Vant e Policial Penal, Delmar Cavalcante.