CIOPAER/CE celebra 30 anos com maior frota aérea de segurança do Norte e Nordeste
14 de outubro de 2025
2min de leitura
Ceará – No dia 10/10, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), completou 30 anos de atuação. Reconhecida por sua excelência operacional, a Ciopaer celebrou três décadas de serviços prestados à população, consolidando-se como uma das principais forças de aviação de segurança pública do Brasil.
A trajetória da Ciopaer começou a ser traçada ainda na década de 1980, após o trágico acidente com um Boeing 727-200 da extinta Vasp, que colidiu com a Serra da Aratanha em 1982. O episódio evidenciou a necessidade de uma estrutura aérea de resposta rápida no estado. Mais de uma década depois, em 1995, nascia oficialmente o Grupamento de Policiamento Aéreo da PMCE (GPAer), embrião da atual Ciopaer.
De sonho de infância a missão de vida
À frente da coordenadoria atualmente está o Coronel PMCE Marcus Costa, um dos profissionais que viveu intensamente a evolução da aviação de segurança no Ceará. Ele relembra que sua paixão por voar nasceu ainda na infância, quando brincava com galhos de árvore como se fossem aeronaves.
“Um dos meus sonhos de criança era ser piloto de caça, e, se não fosse isso, seria um piloto de helicóptero. Tive a sorte de transformar esse sonho em missão, servindo ao povo cearense por meio da aviação”, conta.
Estrutura moderna e pronta resposta
Hoje, a Ciopaer conta com uma equipe de 246 profissionais altamente capacitados, distribuídos em cinco bases operacionais nas cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá. Com esse aparato, o tempo de resposta para acionamento pode ser de até 30 minutos, garantindo agilidade nas ações de emergência.
A frota da Ciopaer é considerada uma das mais modernas do Norte e Nordeste, com nove helicópteros e um avião, posicionando o Ceará como detentor da quarta maior frota de aviação de segurança pública do Brasil.
Atuação intensa em 2025
Somente em 2025, a Ciopaer já realizou 1.134 decolagens, somando mais de 1.360 horas de voo. As missões vão desde apoio a operações policiais, resgates em áreas de difícil acesso, transporte aeromédico até ações inter-estaduais, com suporte a estados como Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Tecnologia de ponta a serviço da vida
A eficiência da Ciopaer também se deve ao uso de equipamentos de última geração. Entre os modelos da frota, estão dois AS350 B2 Esquilo, um H130 B4, um H135 P2+, três H145, dois H135, além de um avião Cessna C-210 M Centurion II.
As aeronaves contam com câmeras infravermelhas, guinchos elétricos e tecnologia embarcada que permite desde operações noturnas até intervenções em situações extremas.
Reconhecimento nacional
Com uma atuação consolidada dentro e fora do estado, a Ciopaer é considerada referência em aviação de segurança pública no Brasil. Mais do que voar, a missão da equipe é garantir a vida, a segurança e a cidadania da população cearense — e agora, há 30 anos, segue firme nesse compromisso.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário