Ceará – Dando continuidade à programação comemorativa pelos 30 anos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi realizado no dia 24/10 o Seminário sobre Segurança de Voo. O evento ocorreu no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, reunindo profissionais da aviação de segurança pública, especialistas e autoridades do setor.

O secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira, representando o secretário da pasta, Roberto Sá, destacou a relevância do tema e a responsabilidade coletiva que envolve a segurança operacional.

“A segurança de voo começa ainda em solo — na limpeza, na manutenção da aeronave, no cuidado com o servidor, que precisa estar bem física e mentalmente — e segue até o momento da operação. Se algum elo dessa cadeia se rompe, podemos ter consequências graves. É um trabalho de atenção contínua e integrada”, enfatizou.

O coordenador da Ciopaer, coronel PM Marcus Costa, ressaltou que o seminário abordou temas centrais para o fortalecimento da cultura de segurança.

“Foram discutidos assuntos como o relacionamento das tripulações e a operação com o uso de cabos. São temas fundamentais para garantir não apenas o sucesso das missões de resgate e policiamento, mas também a integridade das nossas equipes e dos equipamentos que servem à população cearense”, afirmou.

A primeira palestra do dia, intitulada “Voo VFR em IMC – O treinamento como ferramenta de prevenção”, foi ministrada pelo tenente-coronel da reserva da PMDF Deroci Ximendes, que destacou os riscos de voos em condições meteorológicas adversas sem a devida preparação.

“A Ciopaer está de parabéns por inserir a segurança de voo como tema central nas comemorações de seu aniversário. Essa é uma atitude que reforça o compromisso institucional com a vida”, destacou o palestrante.

Ainda nesta sexta-feira, a programação inclui as palestras “Salvamento com uso de cabos”, ministrada pelo capitão PM Nacano, do Comando de Aviação da PM de São Paulo, e “MRM – Relações interpessoais e gestão de manutenção”, com o tenente-coronel PM Luís Carlos, da própria Ciopaer.

30 anos de história

Criada em 10 de outubro de 1994, a Ciopaer completa três décadas de atuação como referência em aviação de segurança pública no país. Atualmente, o órgão conta com 246 profissionais e mantém cinco bases operacionais em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá.

Com nove helicópteros e um avião, a Ciopaer possui a maior e mais moderna frota aérea de segurança pública do Norte e Nordeste, atuando em missões de resgate, transporte aeromédico, combate a incêndios, policiamento e defesa civil, sempre com foco na preservação da vida e no apoio integrado às forças de segurança do Ceará.