CIOPAER/AC apoia ação cívica em comunidade indígena de Marechal Thaumaturgo

Anúncio

Acre –  Para levar segurança e dignidade à população indígena do Povo Ashaninka, que vive às margens do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) percorreu 94 milhas (aprox. 151 km) em linha reta (150 quilômetros) para levar pessoas e suprimentos para a ação cívica que aconteceu na aldeia Apiwtxa, Terra Indígena Kampa do Rio Amônia.

WhatsApp-Image-2024-05-29-at-13.47.43-1-1024x683

O evento aconteceu do dia 27 a 29 de maio, a equipe do CIOPAER/AC fez o transporte das equipes de suporte ao evento, assim como evacuações de indígenas, ficando à disposição para qualquer emergência, por se tratar de um território de difícil acesso, com apenas dois meios de locomoção, fluvial e aéreo.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que os apoios são fundamentais para a segurança do Estado. “Nossa equipe do CIOPAER vai onde ninguém chega, de forma rápida e segura, o que levaria horas se converte em minutos. O apoio aéreo é essencial para levar segurança e cidadania as comunidades mais distantes, pois queremos que todos tenham acesso de qualidade aos serviços públicos”.

O comandante do CIOPAER, tenente-coronel Samir Freitas, explica que o apoio foi solicitado devido às dificuldades de acesso ao local do evento, podendo levar até um dia de barco para chegar a terra indígena, dependendo da época do ano. “O CIOPAER  está aqui no Juruá de sobreaviso para as eventualidades, fazendo o translado de autoridades, de pessoas do apoio do evento. Levamos à aldeia material de microscópio, assessores do governo, equipe médica, entre outros”, explica.

WhatsApp-Image-2024-05-29-at-13.47.47-1024x683

A ação cívico social realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tinha como objetivo levar cidadania e saúde a comunidade indígena do Juruá através de atendimentos médicos, odontológicos e jurídicos.

Além do CIOPAER, também estavam presentes outras forças, o Corpo de Bombeiro Militar (CBMAC), que na oportunidade realizou instruções de primeiros socorros, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que fez o policiamento do evento juntamente com a Polícia Civil.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários