CIOPAer/MT apoia policiamento na busca de bandidos na região da Piraputanga

Anúncio

Vinte homens da Policia Militar/MT, sendo 15 da Força Tática e 5 do CIOPAer/MT (Centro Integrado de Operações Aéreas), fazem desde ontem (09/02/11), na região da Piraputanga e Vila Aparecida, buscas a bandidos que estariam praticando uma série de crimes na cidade e na região. A PM suspeita que possam ser fugitivos da Cadeia de Cáceres que estariam escondidos na região que margeia a MT 343.

Conforme o comandante do 6º Batalhão, major Adalberto Gonçalves de Paula, na semana passada foram registrados os furtos de um caminhão furgão, um caminhão basculante e uma caminhonete tomada de assalto. A policia suspeita que o grupo está por trás de um assalto realizado ontem, 9, em um sitio da região da Piraputanga onde uma família foi amarrada e roubada.

Informações da Agência Regional de Inteligência da PM dão conta que os bandidos estejam tentando levar os veículos para Bolívia através da MT 343, passando por Lambari D’Oeste.

O comandante do 6º Batalhão informou ainda que o helicóptero e os policiais da Força Tática estão desenvolvendo hoje uma grande ação na região de Vila Aparecida para tênar capturar os bandidos.

Helicóptero em Cáceres/MT

A PM, Gefron e as forças de segurança da região sudoeste acabam de ganhar um reforço. Um helicóptero do CIOPAer/MT, modelo Esquilo AS350 Plus, avaliado em R$ 7,5 milhões,  já está baseado em Cáceres.

O equipamento foi adquirido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), num convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).


Fonte: JornalOeste.com.br


5 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,

    Amigo,qual é a diferença entre o AS 350 B2 e o AS 350 Plus?
    Faço está pergunta,pois aqui em Santa Catarina,a PMSC adquiriu um AS 350 B2 por R$ 3,6 milhões,gostaria de saber se o Plus tem alguma vantagem sobre o B2 nas Operações Policiais.

    Atenciosamente.
    Daniel Ramos de Oliveira.

  2. Prezado Daniel Ramos,

    A SEJUSP MT adquiriu 2 helicópteros: 1 AS 350B2-VEMD e 1 AS 350B3. Ambas são aeronaves novas de fabrica, ano 2010, com varios equipamentos policiais, sistema de monitoramento dos parametros de célula e motor (VEMD). Foram configurados para uso policial e portanto têm mais recursos para a operação. O B3 tem motor mais potente e tem FADEC.

    O AS 350B2 adquirido pela PMSC é uma aeronave usada, ano 2002, sem equipamentos especiais para uso policial. Ela poderá ser configurada com equipamentos policiais, quando a PMSC julgar pertinente. A compra da aeronave, seja nova ou usada, significa a consolidação do serviço aéreo de polícia. Até então as aeronaves eram alugadas. Mas cumpriam seu papel muito bem, embora com algumas restrições.

    CMTE AYRES – PLAH 0552

  3. Prezado Cmte Ayres,

    Obrigado pela as informações.Com certeza,apesar da aeronave ser “usada”,com toda a certeza ela vêm oferecer um belo apoio ao PMSC,e uma economia muito grande para os cofres Públicos do Estado.

    Abraços.
    Daniel Ramos de Oliveira.

  4. Não há dúvida. Outras corporações também já compraram helicópteros usados. É preciso ter cuidado com o histórico da aeronave e com o status do motor e dos componentes dinâmicos. E depois, quando tiver dinheiro, pode-se instalar equipamentos para melhorar a operação.
    Há tempos atrás, o Governo de Santa Catarina lançou um edital para comprar seis helicópteros usados, e havia pelo menos quatro empresas interessadas em participar, mas a licitação foi impugnada e acabou por ser cancelada. Foi uma grande oportunidade perdida para o Estado montar um serviço aéreo para atender a capital e regiões do interior. Logo depois, ocorreu a grande catástrofe das enchentes e o governo só tinha 2 helicópteros. Vários Estados enviaram helicópteros para apoio.

    Não estou defendendo a compra de novo ou usado, em detrimento do aluguel. Essa é uma discussão polêmica, uma dicotomia, aliás motivo de uma monografia já publicada neste site. Para mim, o remédio é de acordo com a doença do paciente. Como se costuma dizer : – “Depende da situação tática”.
    Há situações, principalmente no início, em que é melhor alugar um helicóptero e criar o serviço do que não ter nada. Veja o exemplo do CBMSC que, em parceria com o SAMU SC, alugou 1 AS 350B (chamado “bezinho”), o Esquilo mais voado do mundo, e que em 1 ano´de operação já realizou uma centena de resgates no Estado. E tem outros exemplos também.

    CMTE AYRES – PLAH 0552.

  5. Prezado Cmte Ayres
    Primeiramente gostaria de dizer que sou fã de todas as corporações militares que empregam os as-350 no Brasil ,tendo em vista que acompanho os Águias da PM-SP que prestam não só para a apreenssão de bandidos ,mas também salvando vidas ,etc..
    Faço uso do simulador de vôo, Flight Simulator X e gostaria de saber onde poço encontrar fotos de todos os angulos, dos helicópteros em questão ,para poder fazer pinturas reais dos mesmos .Obrigado.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários