Mato grosso  – O jato Cessna Citation Bravo, modelo C550, chegou a Mato Grosso na terça-feira (25/05) e estará disponível ao Centro Integrado de Operações Aéreas em cerca de 30 dias. O avião foi comprado de uma empresa americana por R$ 7,7 milhões, recursos vindos de delações premiadas e uma contrapartida de R$ 100 mil do Governo do Estado.

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A aeronave está passando por um processo de nacionalização, como vistoria, adequações de documentos na Receita Federal, Agência Nacional de Aviação (Anac), além de fazer uma nova pintura com a identificação. O jato será encaminhado a São Paulo para a conclusão dos trâmites burocráticos, necessários para que a aeronave voe no Brasil.

Conforme o comandante do CIOPAER, coronel Juliano Chirolli, a aquisição vai gerar economia ao Estado, já que a hora de voo de um táxi aéreo custa 50% a mais do que um avião de propriedade do Governo. O custo do táxi aéreo é de quase R$ 20 mil/hora, sendo que o custo do CIOPAER é de R$ 10 mil.

“Nós estamos falando em trazer uma aeronave para gerar economia. O que se tem visto, infelizmente, é uma colocação totalmente antagônica à realidade. Chega a ser triste, lamentável, por não conhecerem o funcionamento da aviação em MT. Se o Governo tem que pagar uma aeronave para determinada missão, por que não ter a própria e ter esse custo pela metade?” questiona Chirolli.

Atualmente, o CIOPAER atua em operações da Segurança Pública, Secretaria de Meio Ambiente, além da Secretaria de Saúde, distribuindo vacinas da covid em todas as regiões de Mato Grosso e fazendo transporte de pacientes. Chirolli ainda afirma ser extremamente vantajoso ao Estado ter aeronaves à disposição das operações, em especial nesta época de pandemia.

“Desde quando recebemos as primeiras aeronaves, nós já voamos 400 horas de voo. Essas 400 horas, nós voamos para a Secretaria de Saúde. Se o Estado tivesse feito esses atendimentos à Saúde Pública com empresas privadas, sairia a um custo de aproximadamente R$ 3,5 milhões. Com o Ciopaer, gastou-se em torno de R$ 1,9 milhão”, explicou.