CIOPAer/MT realizará CRM para pilotos e tripulantes

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Mato Grosso – Pilotos e tripulantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) participam, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23.10), da 1° edição do curso de Gerenciamento de Recursos de Cabine/ Equipes – Crew /Corporate Resource Management (CRM). O curso será ministrado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos VI (Seripa). A capacitação tem como objetivo aprimorar o gerenciamento de recursos de cabine, tripulação e corporação. As palestras serão ministradas das 8h às 17h, no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

As situações a serem explanadas são referentes a acidentes ocasionados por mau funcionamento de sistema, falta de técnica da tripulação, pânico e outras inabilidades. O objetivo é orientar para a resposta rápida e adequada a cada situação, identificando o problema e agindo pontualmente, evitando decisões erradas que possam gerar alguma tragédia. Devem participar do evento 56 membros do Ciopaer, entre tripulantes e pilotos.

À frente do evento, o capitão PM Leandro Muller destacou a importância do curso para o Ciopaer. “A capacitação integra as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que requer de todas as unidades envolvidas em atividades aéreas a atualização periódica do CRM. As palestras deverão nos orientar para atuação em casos de risco e aperfeiçoar a comunicação direta nessas situações”.

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Santos, destacou os benefícios da capacitação na atuação do efetivo. “Essa atividade é muito importante para nós, a falta de capacitação e a deficiência na gestão de cabine é responsável por 50% dos acidentes aeronáuticos, receber essas orientações vai nos auxiliar quanto à atuação nesses momentos críticos”.

O Seripa IV é uma unidade ligada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que em 2007 criou sete organizações para atuação no planejamento, gerenciamento e execução de atividades de segurança de voo no território brasileiro. A unidade responsável pelas apresentações ao Ciopaer no evento desta semana é o comando Seripa VI de Brasília, que atende a região de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Tocantins.

BREVE HISTÓRICO SOBRE O CURSO DE CRM

capturadetelainteira16920151044391O CRM (do inglês “Crew Corporate Resource Management”) foi desenvolvido como uma resposta, às novas compreensões em relação às causas dos acidentes. O objetivo era ir além do entendimento do acidente como simplesmente um mau funcionamento, de um sistema ou da falta de habilidade ou conhecimento técnico e pratico da tripulação, mas sim no sentido de apontar se a inabilidade da tripulação em responder apropriadamente a determinada situação na qual eles mesmos se colocavam, como comunicações inadequadas entre os próprios membros da tripulação e outros que os conduzem a uma perda de consciência situacional culminando numa ou numa série de decisões erradas.

Na aviação, assim como nos outros caminhos da vida, essas áreas de habilidades, geralmente, estão envolvidas umas com as outras, e também, com as habilidades técnicas necessárias, no contexto da aviação. O CRM encerra uma ampla gama de conhecimentos, habilidades, e atitudes, incluindo as comunicações, a consciência situacional, a resolução de problemas, a tomada de decisão,o time de trabalho; entre outras.

Os elementos, os quais compõem o CRM não são novos, mas têm sido reconhecidos de uma forma ou de outra, desde quando a aviação começou, geralmente, sob títulos mais gerais tais como: “Aeronavegante”, “Comando”, “Cooperação da Tripulação”, etc. No passado, entretanto, esses termos não foram definidos, estruturados ou articulados, de um modo formal, e o CRM pode ser visto como uma tentativa para remediar essa deficiência. O CRM, entretanto, pode ser definido como um sistema de gerenciamento, o qual faz uma ótima utilização de todos os recursos disponíveis – equipamentos, procedimentos e pessoas para promover a segurança e realçar a eficiência das operações de voo.

Fonte: SESP.

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